Menu

Por que ‘Parasita’ foi o grande vencedor do Oscar 2020?

11/02/2020 às 06:00
Tempo de leitura
3 min

O filme “Parasita” e seu diretor Bong Joon Ho são os grandes vencedores do Oscar de 2020. Pela primeira vez na história do prêmio de cinema mais famoso do mundo, um filme em língua estrangeira foi premiado na categoria principal: como o melhor filme. É surpreendente, à primeira vista, que esse triunfo seja feito por uma contribuição da Coreia do Sul, um país distante do horizonte cultural ocidental.

Sobre o filme

O longa é centrado na família Kim que vive em um porão em Seul e tenta melhorar sua vida econômica. O dinheiro não é suficiente para os filhos estudarem ou para uma moradia melhor.

A maior parte do filme se passa dentro de uma casa de alto padrão, onde os Kims trabalham para os Park. Essa casa é assinada pelo arquiteto fictício Namgoog Hyeonja, porém a estrutura foi criada pelo design Lee Ha Jun, contratado pelo diretor do filme. A casa é fundamental para o andamento da história, onde pobreza e riqueza se cruzam e se contrastam flertando com o terror.

Antes do Oscar

Na Coréia do Sul, o diretor Bong Joon Ho era uma estrela dirigente com sucesso nas bilheterias antes mesmo de “Parasita”, mas a sua história da luta de classes o levou a uma nova estratosfera com milhões de espectadores e milhões de arrecadação em todo o mundo, um sucesso financeiro fenomenal para uma produção de arte. Em maio de 2019, “Parasita” foi o primeiro filme sul-coreano a ganhar a Palma de Ouro, principal prêmio do prestigiado festival de cinema de Cannes. Além disso, o longa também ganhou o Globo de Ouro 2020 de melhor filme estrangeiro e o Critics’ Choice Awards, entre outros.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul se tornou a principal nação cinematográfica da Ásia desde o final dos anos 90, após anos de censura e estagnação. A mistura cativante de gênero e arte logo causou sensação no Ocidente. Estes incluem os filmes de Park Chan-wook, que comemorou o primeiro grande sucesso internacional do cinema sul-coreano com “Oldboy” . O drama de suspense recebeu o Grande Prêmio do Júri de Cannes em 2003 e fez de Quentin Tarantino um fã, que desde então mal perdeu a oportunidade de se deliciar com os filmes sul-coreanos.

Receita do sucesso

O triunfo de “Parasita” mostra que o interesse em filmes do exterior também está crescendo nos EUA. Os assuntos que “Parasita” aborda de forma tão artisticamente também são conhecidos no Ocidente: condições de vida como expressão das relações de poder social, uma crescente lacuna entre ricos e pobres e o crescente atrito entre as classes. “Parasita” é um fenômeno cinematográfico sul-coreano – mas com uma história que tem eco global.

COMENTÁRIOS