Menu

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura calendário audiovisual brasileiro

24/01/2020 às 21:15
Tempo de leitura
3 min

O programa Cinema sem Fronteiras inaugura as atividades do calendário audiovisual brasileiro com a 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontecerá do dia 24 de janeiro a 1º de fevereiro. Ao longo dos nove dias de evento, haverá uma programação extensa e gratuita para o público.

Serão mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreia, além de mostras temáticas, homenagens, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, e ainda uma série chamada “Encontro com os filmes”, que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, diretores, profissionais do audiovisual, imprensa e público para decorrer e analisar as produções cinematográficas.

A Mostra de Cinema de Tiradentes também  tem ações formativas em sua programação, ofertando oficinas para adultos e jovens para capacitação de mercado de cinema, criando oportunidades para novas gerações de profissionais da área. E também, a Mostrinha de Cinema que trazem diversão e entretenimento para toda a família em sessões de longas e curtas-metragens voltadas ao público infantojuvenil e presença da Turma do Pipoca. E ainda, há a Mostra Jovem que reúne curtas-metragens que trazem o debate de questões e experiências adolescentes, além de atrações artísticas.

Infraestrutura

Para a edição deste ano da 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, é esperado mais de 35 mil pessoas. Com isso, a cidade está preparada para o evento com a instalação de quatro espaços de exibição: o Cine-Praça no Largo das Fôrras, com capacidade para mais de mil espectadores; o Complexo de Tendas, onde acontece a instalação do Cine-Tenda, com capacidade para 600 pessoas; o Cine-Lounge, que é preparado para receber 500 pessoas; e o Cine-Teatro com 120 lugares, que funciona no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, onde também é a sede do evento.

Mostra de Cinema de Tiradentes

O evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo apresenta, exibe e debate as novidades e os produtos promissores da produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas. O evento é totalmente gratuito e prevê a exibição de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

Leia também: Cinema: os principais filmes que serão lançados em 2020

COMENTÁRIOS