Menu

Batman comemora 80 anos; conheça mais sobre o herói

11/09/2019 às 16:00
Tempo de leitura
6 min

O ano de 2019 é emblemático para os fãs da editora DC Comics e do seu maior herói: o Batman. Neste ano, o Homem-Morcego comemora 80 anos de sua criação, que ocorreu em 1939. Batman é um dos super-heróis mais queridos do mundo e, para comemorar, a DC lançou uma série de eventos pela América, incluindo uma super exposição em São Paulo. Saiba tudo sobre um dos heróis mais importantes de todos os tempos:

Batman nos cinemas

Cena de Batman – O Cavaleiro das Trevas, com o herói interrogando o Coringa – Crédito da foto: Reprodução/Warner Bros

O herói tem colecionado vários filmes desde a sua criação. O primeiro foi lançado em 1989 e o último em 2016, contabilizando quase 10 filmes retratando o Homem-Morcego. De 1989 para cá, foram diversos os atores que interpretaram o personagem. “Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge” foi a última produção a ser lançada com direção de Christopher Nolan (2005-2012), e Christian Bale interpretando Bruce Wayne.

Após o fim da trilogia de Nolan, foi lançado Batman vs Superman – A origem da Justiça, em 2016, com direção de Zack Snyder e Ben Affleck no papel principal do Cavaleiro das trevas. Batman vs Superman marca o primeiro encontro entre Batman e Superman, interpretado por Henry Cavill. O elenco inclui também Gal Gadot como Mulher-Maravilha e Jesse Eisenberg como Lex Luthor.

Entretanto, Batman aparece novamente nos filmes Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça (2017). Em Esquadrão Suicida, Batman aparece brevemente em flashbacks na captura de Pistoleiro, além de uma breve retratação de sua trama com Crocodilo. Já em Liga da Justiça, Batman e Mulher-Maravilha lutam e recrutam juntos os demais participantes da liga de heróis: Aquaman, Cyborg e Flash.

No total, cinco atores já passaram pelo papel, são eles, em ordem cronológica: Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck.

Para 2021, é esperada uma nova produção: The Batman, com Robert Pattinson no papel do Homem-Morcego e direção de Matt Reeves, mesmo diretor de Planeta dos Macacos. The Batman será lançado após Ben Affleck deixar o posto de Homem-Morcego. O ator iria estrelar a produção, mas mudanças internas na DC colocaram Robert Pattinson no papel principal. A nova produção causou polêmica devido a escolha ousada de Pattinson, muito lembrado pelo filme Crepúsculo, para o papel principal.

Nas redes sociais, os fãs se manifestaram e criaram até um abaixo-assinado para pressionar a Warner e tentar impedir que Pattinson atue como Batman. Até o momento, cerca de 6500 pessoas já assinaram a petição online. No entanto, o próprio o ex intérprete do Batman, Christian Bale, disse que Robert Pattinson foi uma “boa escolha” para o papel do Batman. Deste modo, The Batman tem lançamento previsto para 25 de junho de 2021.

Vilões do Homem-Morcego

Não há como falar de Batman sem citar os inúmeros vilões do Homem-Morcego, pois eles são os criminosos mais insanos, perigosos e malvados das histórias em quadrinhos. Confira alguns deles:

Coringa

O Coringa é o vilão mais famoso e perigoso para o Batman, o maior inimigo do herói de todos os tempos. Nos quadrinhos, o arqui-inimigo do Batman já assassinou o Robin e já deixou a Batgirl de cadeira de rodas. Apesar de ser o mais popular, o Coringa tem sua origem desconhecida. Ninguém sabe ao certo a história desse vilão insano, mas ele já levou o Batman a loucura diversas vezes. Entretanto, sabe-se que o Coringa tem uma ligação direta com a Arlequina.

Pinguim

Este vilão é um dos principais personagens do mundo do crime em Gotham City. O Pinguim é extremamente ambicioso, megalomaníaco e vaidoso. Essas características são usadas pelo Batman de maneira brilhante para combater o personagem, que acaba demonstrando suas fraquezas. O Pinguim possui guarda-chuvas com alta tecnologia, que escondem armas e outros apetrechos. Ao contrário do Coringa, o Pinguim tem perfeita sanidade mental.

Cena de Batman: O Retorno (1992) – Crédito da foto: Reprodução/Warner Bros

Charada

Edward Nigma, também conhecido como Charada faz jus ao seu nome. É um personagem inteligente, capaz de inventar enigmas complexos e indecifráveis e elaborar muitos planos malignos. Isso faz do Charada um vilão de certa forma perigoso. Mas ele possui uma fraqueza: enviar pistas através de enigmas pra polícia, o que diminui a eficácia dos seus planos. Deste modo, o Charada é um dos inimigos mais espertos mas menos perigosos do Batman.

Mulher-gato

A Mulher-Gato é uma ladra profissional. Isso se dá devido ao fato de que a vilã já teve que roubar muito para sobreviver vivendo nas ruas. A Mulher-Gato possui incríveis habilidades acrobáticas e caminha por uma linha tênue entre o bem e o mal. Apesar de ser uma das principais chefes do crime, ela já trabalhou ao lado do Batman e já conquistou o coração do herói, o que deixa dúvidas se ela realmente é uma inimiga de Batman. Ela também segue sua própria linha moral e nunca mata seus adversários.

Duas Caras

Duas Caras possui esse nome porque tem uma deformidade em seu rosto e uma personalidade múltipla. O vilão é obcecado pela dualidade das coisas e sua marca nos crimes geralmente é registrada pelo número 2.  Ele usa também uma moeda de prata com uma das faces riscada para tomar decisões sobre seus crimes, outra marca do vilão. Desse modo, ele joga a moeda pra cima, caso caia na face riscada, a decisão é seguir com seus planos. Um acidente com ácido deformou o seu rosto e ao longo dos anos, ele vem sofrendo preconceito das pessoas com relação a sua aparência medonha.

Cena de Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) – Crédito da foto: Reprodução/Warner Bros

80 anos de Batman

Crédito da imagem: Reprodução/DC Comics/Twitter

O Homem-Morcego completou 80 anos de criação no dia 30 de março deste ano. Entretanto, o “Dia do Batman” é comemorado no dia 21 de setembro, data escolhida pela DC para celebrar seu maior herói. Neste dia, outros eventos também serão realizados, como corridas de cosplays do personagem e uma campanha para colocar Bat-sinais em cidades ao redor do mundo.

O Batman ganhou uma exposição imersiva no Memorial da América Latina, em São Paulo, para comemorar os 80 anos do herói. No local, os fanáticos pelo homem morcego poderão conhecer a mansão do herói, a Batcaverna, o covil do Coringa, entre outros ambientes recheados de atrações.

A exposição acontece até o dia 15 de dezembro, das 12h às 21h de terça a sexta; e das 10h às 21h nos sábados, domingos e feriados. Os ingressos estão à venda no Sympla.

COMENTÁRIOS