Menu

Como assistir os filmes do Universo Marvel em ordem cronológica

29/05/2020 às 17:56
Tempo de leitura
4 min

Recentemente, publicamos um artigo aqui no site sobre como assistir os filmes da saga X-Men em ordem cronológica. Desta vez, apresentamos um texto com o mesmo tema, mas sobre o Universo Marvel.

“Homem-Aranha: Longe de Casa” é o 23º filme do chamado Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Como são muitos os filmes, até os fãs podem se perder na franquia. Quais filmes pertencem ao MCU? Em que ordem cronológica você deveria assistir aos filmes da Marvel? E quais títulos da Marvel atualmente podem ser encontrados nos serviços de streaming?

Responderemos a estas perguntas mais abaixo. Primeiro, mostraremos duas listas de como assistir aos filmes da Marvel na ordem correta. Em seguida, expandimos esta lista para incluir a série de TV da Marvel com todos os episódios na ordem correta (na próxima página do artigo). Em seguida, explicamos aos recém-chegados o que é o MCU.

Antes de tudo, é importante ressaltar que, embora todos os filmes do MCU sejam uma adaptação de histórias em quadrinhos da Marvel Publishing, nem todas as adaptações da Marvel também fazem parte do MCU.

O que parece confuso é, na verdade, bastante simples: muito antes da editora de quadrinhos Marvel fundar seu próprio estúdio de produção e produzir independentemente suas próprias histórias de super-heróis, os direitos de personagens individuais foram vendidos para outros estúdios de cinema. Por exemplo, a Constantin Film adquiriu os direitos do “Quarteto Fantástico” (e depois licenciou a marca para a Fox), enquanto a Twentieth Century Fox garantiu os direitos do filme para os “X-Men”. Os filmes anteriores com esses personagens, portanto, não pertencem ao MCU.

No entanto, a compra recentemente concluída da 21st Century Fox, a empresa controladora da Twentieth Century Fox, da Disney, a empresa controladora da Marvel, poderia resultar em personagens dos X-Men e do Quarteto Fantástico aparecendo também nos futuros filmes da MCU. Agora as licenças estão todas sob o mesmo teto, porém ainda não há anúncios oficiais.

O que é o Universo Cinematográfico da Marvel?

Os filmes neste universo cinematográfico estão todos mais ou menos estreitamente ligados. Todas as histórias acontecem na mesma terra ou no mesmo universo, simultaneamente ou em momentos diferentes na mesma linha do tempo.

Se algo acontece em um filme do MCU, isso aconteceu no mundo de outro filme do MCU (ou acontecerá se a ação ocorrer antes). Os personagens e os eventos de um filme podem, portanto, ser sugeridos nos bastidores de outro filme ou discutidos diretamente em diálogos.

Às vezes, um personagem até aparece pessoalmente como uma participação especial, insinuação ou importante papel coadjuvante no filme de outro herói. Às vezes, no entanto, a conexão aparece apenas em uma cena especial após os créditos.

Filmes do Universo Marvel, de acordo com a ordem cronológica do conteúdo

Grande parte da história de “Capitão América: O Primeiro Vingador” ​​ocorre antes dos eventos em “Homem de Ferro”, apesar de o filme ter sido lançado três anos depois. Por outro lado, o filme “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” se passa depois de Capitão América: Guerra Civil.

Confira a ordem cronológica correta:

  1. 1943-1945: Capitão América: O Primeiro Vingador (Amazon Prime Video)
  2. 1995:  Capitã Marvel  (Amazon Prime Video)
  3. 2008: Homem de Ferro  (Amazon Prime Video)
  4. 2011:  Homem de Ferro 2 (Amazon Prime Video)
  5. 2011: O Incrível Hulk  (Looke)
  6. 2011: Thor (Netflix)
  7. 2012: Os Vingadores (Netflix)
  8. 2012: Homem de Ferro 3 (Amazon Prime Video)
  9. 2013: Thor: O Mundo Sombrio (Amazon Prime Video)
  10. 2014: Capitão América: O Soldado Invernal  (Netflix)
  11. 2014:  Guardiões da Galáxia  (Amazon Prime Video)
  12. 2014:  Guardiões da Galáxia Vol. 2  (Amazon Prime Video)
  13. 2015:  Vingadores: Era de Ultron  (Netflix)
  14. 2015:  Homem-Formiga  (Netflix)
  15. 2016: Capitão América: Guerra Civil  (Netflix)
  16. 2016:  Homem-Aranha: De Volta ao Lar
  17. 2016-2017:  Doutor Estranho  (Amazon Prime Video)
  18. 2017: Pantera Negra
  19. 2017:  Thor: Ragnarok (Amazon Prime Video)
  20. 2018:  Homem-Formiga e a Vespa (Telecine Play)
  21. 2018:  Vingadores: Guerra Infinita (Telecine Play)
  22. 2023: Vingadores: Ultimato (Amazon Prime Video)
  23. 2024: Homem-Aranha: Longe de Casa (Looke)