Menu

Conheça 3 filmes científicos que mudaram a história

Muitas obras dissertam em formato de vídeos questões da ciência nas quais sonhamos em ver no mundo real
30/11/2022 às 21:33
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Talvez você seja uma daquelas pessoas que gostam de estudar um pouco sobre tudo, mas acima disso, adquirir conhecimento sobre diversos ramos por meio de filmes. Muitas obras dissertam em formato de vídeos questões da ciência nas quais sonhamos em ver no mundo real. Mas isso não significa que seja alguma ficção, e sim uma impressão empírica do que pode-se sentir.

Elevar a imaginação pelo significado da essência de uma apresentação no espaço, por exemplo, exerce um sentimento único e pode despertar curiosidades que talvez nós mesmos não saibamos. Confira abaixo alguns filmes que refletem a ciência e as suas experiências.

Interestelar

YouTube video

O primeiro lugar não poderia ser diferente, com a grande obra Interestelar, que abrange teorias reais da física e da física quântica. O filme se baseia em um momento cujo qual a humanidade está passando por processo de final dos tempos. Um cenário em que o alimento está a cada vez mais escasso e que daqui uns tempos ocupar a terra não seria mais possível. Diante disso, anomalias gravitacionais começam acontecer e pesquisas científicas estão cada vez mais difíceis de serem solucionadas. A lei de Murphy é muito bem apontada no filme, inclusive referenciando uma personagem com tal nome. Fatos inéditos que transcendem o espaço tempo caracterizam o filme como uma verdadeira obra de cunho científico, uma verdadeira viagem interestelar. Níveis de gravidade são demostrados no filme, tempos diferentes na sua forma física, além de demonstrar também outras dimensões. Para quem é fã do buraco de minhoca e do buraco negro, as teorias se transformam em vídeos que elevam a imaginação e os entendimentos. Interestelar foi elogiado até pelo gênio da física Stephen Hawking, e também ganhou um Óscar. Não precisa ser apenas um amante da física para assistir ao filme, ele é digno de democratizar o acesso às infinidades do universo, vale a pena conferir.

Apollo 13: Do desastre ao triunfo

YouTube video

Para aqueles que gostam de fatos reais que já aconteceram e marcaram a história da humanidade, o filme Apollo 13 aborda uma das mais importantes viagens espaciais, uma missão à Lua. Um filme de 1995 que, apesar de um tempo longo do seu lançamento, constrói um enredo que traz à tona as tecnologias vigentes daquela época com relação às naves espaciais. Três astronautas iniciam o seu treinamento para missão e, quando vão ao espaço, algumas intempéries começam acontecer e a sobrevivência passa a ser uma necessidade. Uma explosão ocorre e os astronautas precisam voltar a terra para não ficarem sem oxigênio. As leis da física são utilizadas e enfrentadas e a órbita parece ser um uma amiga dos três viajantes. A cada segundo o risco se torna a cada vez mais alto, inclusive na volta da nave para a terra. O calor é um grande inimigo do equipamento. Uma verdadeira obra que retrata a realidade, não poderia passar em branco para aqueles que amam a ciência, o desastre se transforma em triunfo.

Perdido em Marte

YouTube video

Um astronauta é enviado ao planeta Marte juntamente com a sua equipe para fazerem pesquisas acerca do planeta vermelho. Porém, em um dado momento, uma tempestade atinge a equipe e eles são obrigados a abortar a missão. Um dos astronautas, Mark Watney, é atingindo pelos destroços e fica no planeta sozinho e sem comunicação com os seus colegas em um lugar sem qualquer condição de sobrevivência. No entanto, tudo começou a mudar diante da criatividade de Mark, já que além de astronauta, ele também é um botânico. Isso corrobora para que ele elabore meios de plantar batatas na busca pela sua sobrevivência. O conhecimento científico do personagem é colocado em cena e, por meio de sua capacidade de análises e estudos, instaura invenções que até mesmo o ajudam a se comunicar com as pessoas da terra. A superação é conquistada por meio da inteligência. Um filme digno de Óscar e que vale apena assistir.