Menu

Danton Mello fala sobre interpretar médium de Congonhas, Zé Arigó, em “Predestinado”

O longa é filmado em Congonhas, cidade natal de Zé Arigó, e em Cataguases. Além de ter Danton como protagonista, o filme conta com Juliana Paes no elenco.
28/10/2021 às 16:40
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução / Ingresso.com
Foto: Reprodução / Ingresso.com

Um dos maiores médiuns do Brasil de todos os tempos, José Pedro Freitas, mais conhecido como Zé Arigó, terá um filme contando sua história. A cinebiografia é dirigida por Roberto d’Ávila e estrelado por Danton Mello. O longa é filmado em Congonhas, cidade natal de Zé Arigó, e em Cataguases. Além de ter Danton como protagonista, o filme conta com Juliana Paes no elenco.

Zé Arigó realizou atividades espirituais em Congonhas por 20 anos, ficando conhecido em âmbito nacional e internacional. Ele realizava cirurgias e curas, supostamente, por intermédio de sua faculdade mediúnica, pelo espírito que se denominava como Dr. Fritz, um médico alemão falecido em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial.

De acordo com os biógrafos do médium, no dia da morte de Zé Arigó, ele sonhou com um crucifixo negro, o que seria um sinal de sua morte. O boletim de ocorrência policial, consta que ele sofreu um mal súbito na BR-040, em 11 de janeiro de 1971, perdendo a direção do carro, entrando na contramão e colidindo com outro veículo. Arigó teve um traumatismo cerebral e morreu.

O filme ainda não tem data de estreia, mas alguns “spoilers” foram ditos durante uma live feita pela Prefeitura de Congonhas com participação de Roberto d’Ávila e Danton Mello e intermediada por André Candreva.

“O Danton é um ator excepcional, ele fez o papel muito bem, não vejo outra pessoa para fazê-lo. É dificílimo, porque se tem não só a atuação de José Pedro Freitas, como a de José Pedro de Freitas incorporado no doutor Fritz. Então, são praticamente dois personagens, transacionando de um personagem para outro e tornar isso incrível. O Danton foi ótimo para isso”, disse Roberto d’Ávila.

A produção era para estar nas telas do cinema em junho do ano passado, mas o lançamento do filme precisou ser adiado. Danton Mello, protagonista do longa, disse como foi interpretar Zé Arigó durante as filmagens em Congonhas.

“Foi uma experiência única, Zé Pedro é um homem iluminado. Eu já tinha escutado, ouvido histórias sobre ele, mas pude me aprofundar no nosso trabalho de pesquisa e preparação. Foi um trabalho intenso, porque são dois personagens. Mas foi maravilhoso, saí desse filme transformado e não vejo a hora de lançá-lo para que todos possam assistir e conhecer a história dele. Nós fizemos uma imersão total, ficamos quase seis semanas em Minas filmando e foi muito intenso. O trabalho está muito bonito. Tive o prazer de assistir o corte final, tivemos que adiar o lançamento por conta da pandemia e espero que muito em breve todo mundo possa assistir esse trabalho que foi feito com tanto amor”, contou Danton Mello.

Veja o trailer do filme:

YouTube video

Zé Arigó nasceu em 18 de outubro de 1921 e faleceu em11 de janeiro de 1971. Na última semana, completou-se 100 anos de história de Zé Arigó. Os seis filhos do médiu publicaram uma foto juntos em uma mesa, seus nomes são: Aroldo , Tarcísio, Leôncio, Ery, Sidney e Leonardo Freitas. Veja a foto:

Foto: Facebook / Congonhas Online

Errata: André Candreva não é produtor da cinebiografia. A informação foi dada equivocadamente antes da última atualização da matéria.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:48