Menu

Conheça 8 personagens brasileiros que se destacaram nos games!

Listamos alguns personagens brasileiros dos games que marcaram história, alguns farão você relembrar a época de infância, quando nossa maior preocupação era derrotar o adversário no fliperama (arcade) da esquina. 
16/11/2021 às 19:52
Tempo de leitura
8 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Há alguns anos, inúmeras desenvolvedoras de jogos eletrônicos viram no Brasil um potencial de mercado e investiram na representatividade, criando personagens brasileiros. Essas empresas agiram acertadamente, isso porque o Brasil é hoje o país que possui maior receita de jogos da América Latina e é o 12º do mundo, segundo pesquisa realizada pela Newzoo (empresa especialista em análises no mercado de games). 

O mercado de jogos no Brasil está entre os que conseguiram prosperar mesmo em meio à pandemia, o setor terá uma receita de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões), o que representará um aumento de 5,1% na receita anual. Isso prova que o brasileiro está entre os maiores consumidores de jogos do mundo e que a tendência para o setor é somente crescer. 

Todo mundo se identifica com personagens na tela!

As pessoas se identificam com os personagens em filmes e séries e, com jogos, não poderia ser diferente. Todo mundo tem aquele personagem favorito. Listamos alguns personagens brasileiros dos games que marcaram história, alguns farão você relembrar a época de infância, quando nossa maior preocupação era derrotar o adversário no fliperama (arcade) da esquina. 

Preparados para sentir aquela nostalgia gostosa? 

BLANKA – GAME: STREET FIGHTER 2 

Blanka teve sua estreia em 1991 em Street Fighter 2, o personagem brasileiro conquistou uma legião de fãs não só no Brasil, mas no mundo inteiro. É considerado o personagem favorito de Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter. 

Jimmy Blanka nasceu em 1966 e uma das versões de sua origem é que quando ele era apenas uma criança (entre 9 e 10 anos) estava dentro de um avião sobrevoando a Amazônia e sofreu um ataque aéreo comandado por M. Bison, líder da organização secreta Shadaloo. 

Sendo o único sobrevivente após a queda, Jimmy sofreu amnésia dissociativa por conta do trauma, o garoto se viu tendo que sobreviver sozinho na mata amazônica e foi acolhido por alguns animais selvagens (assim como Tarzan). Jimmy aprendeu a se adaptar ao ambiente hostil da floresta, tornando-se o “Rei da selva brasileira”, inicialmente ele tinha a pele branca, porém desenvolveu uma mutação que tornou sua pele verde, seus cabelos vermelhos, e a capacidade de produzir energia elétrica com seu próprio corpo, o que originou seus golpes elétricos.

O personagem viveu a maior parte da vida com animais selvagens, mas durante seu processo de adaptação e sobrevivência, ele aprendeu a se comunicar e se aproximou de indígenas locais e ribeirinhos. Apesar da aparência monstruosa, Blanka tem uma personalidade humilde e conquistou a simpatia dos jogadores Brasil afora. É com certeza, um dos personagens mais clássicos dos jogos quando nos referimos a personagens brasileiros.

Embora Street Fighter tenha estreado em agosto de 1987 no mundo todo, foi apenas com Street Fighter 2 em 1991 que o jogo atingiu uma popularidade estrondosa, se tornando um dos títulos que consolidou os fighting games da década de 90. Isso porque o criador do jogo, Takashi Nishiyama, queria um enredo sólido para os personagens de Street Fighter, que houvesse uma história por trás de cada lutador, tornando a experiência ao jogar mais completa.

Street Fighter 2, aqui no Brasil, virou uma febre entre crianças e adolescentes, e deixou uma marca nos corações de toda uma geração de jogadores. Quer saber mais? Leia também sobre outros personagens de Street Fighter considerados lendários

LAURA MATSUDA – STREET FIGHTER 5 

Recentemente a Capcom renovou a representação dos brasileiros na franquia e criou Laura Matsuda, que teve sua estreia em 2016 em Street Fighter 5. 

Laura nasceu em São Paulo e é descendente da lendária família japonesa de artistas marciais Matsuda. Ela pratica um estilo de luta que mescla jiu-jitsu e capoeira, e possui também golpes elétricos, uma referência à Blanka (primeiro personagem brasileiro do jogo). 

Laura conquistou os gamers por possuir uma personalidade carismática, divertida e sexy. As cores de suas roupas remetem às da bandeira do Brasil. Ela é irmã de Sean Matsuda, também brasileiro, que apareceu em Street Fighter 3. 

EDDY GORDO – TEKKEN 3 

Eduardo Gordo, mais conhecido como Eddy Gordo nasceu em Brasília – DF, é o primeiro capoeirista da série Tekken e mestre de Christie Monteiro. 

Nascido em uma família rica e feliz, Eddy teve sua vida modificada por uma tragédia. O pai de Eddy estava trabalhando para destruir um cartel de drogas no Brasil e tinha conseguido adquirir provas suficientes, quando foi morto dentro de casa e o jovem Eddy com apenas 19 anos presenciou seus últimos momentos de vida. Seu pai o fez prometer, antes de morrer, que assumiria a culpa por sua morte, pois somente na prisão seu filho estaria a salvo dos criminosos. 

Eddy cumpriu pena sem ser o responsável pelo crime e aprendeu a lutar capoeira durante os oito anos que permaneceu encarcerado, se tornando um mestre. Após ser solto, Eddy tomou conhecimento do Torneio do Punho de Ferro 3 e do Mishima Zaibatsu e decidiu participar tendo como objetivo se vingar dos responsáveis pelo assassinato de seu pai. 

CHRISTIE MONTEIRO – TEKKEN 4 

Christie teve sua estreia em Tekken 4, ela é neta do mestre Myong, este foi o homem que ensinou capoeira para Eddy Gordo na prisão. Durante o cárcere, Eddy prometeu ao seu mestre que ao ser libertado ensinaria a arte da capoeira a sua neta e assim o fez. 

Eddy treinou Christie e em apenas 2 anos ela se tornou além de amiga, uma excepcional lutadora. Após isso, Eddy desaparece abruptamente deixando apenas uma carta, onde continha a seguinte frase: “Os responsáveis pela morte de meu pai devem pagar.”  

Christie sabe que Eddy saiu em busca de sua vingança. Preocupada e sem saber o seu paradeiro, ela decide procurar o amigo no único vestígio que lhe restou: o Torneio King of Iron Fist 4. 

Christie Monteiro é uma das poucas personagens que não tem como objetivo vingança ao participar do torneio, seu propósito é apenas reencontrar Eddy e ajudar seu avô. Ela e Eddy Gordo são um dos principais representantes de capoeira nos jogos de luta e ela substitui seu mestre no quarto jogo da franquia. 

RICHARD MEYER – FATAL FURY 

Nascido no Brasil, Richard Meyer – ou Ricardo Maia (na adaptação para o português de Fatal Fury) -, foi o primeiro personagem capoeirista dos games. Ele é um mestre de Capoeira que usou suas habilidades para entreter o público em casas noturnas. 

Mudou-se para os EUA e abriu o Pao Pao Cafe, uma boate com cenário que remete ao seu país natal. Ele decide entrar no torneio King of Fighters apenas para promover seu estabelecimento que é o que ele mais preza e ama. 

BOB WILSON – FATAL FURY 3 

Bob Wilson – ou Roberto Wilson (na adaptação para o português) -, teve sua estreia em 1995 em Fatal Fury 3. Ele é outro personagem capoeirista do jogo, que combina dança com capoeira. Bob tem uma personalidade alegre, despreocupada, positiva e acredita que a capoeira é a arte marcial mais forte do mundo. 

Richard Meyer reconheceu em Bob a paixão pela capoeira e o propôs o cargo de gerente secundário da rede Pao Pao Café. Ele aceitou e juntos eles administraram os estabelecimentos. 

RIKUO – DARKSTALKERS: THE NIGHT WARRIORS 

Rikuo é um personagem tritão (meio homem e meio peixe) que vive nas profundezas do Rio Amazonas no Brasil, até que um terremoto destrói seu império subaquático. O personagem se torna um dos sobreviventes e descobre que o responsável pela destruição do seu lar foi Pyron (um extraterrestre). 

Mais tarde, ele encontra Aqueria, outro sobrevivente e juntos, eles trabalham para reconstruir seu império. O personagem tem vários poderes como um grito sônico e até a capacidade de criar bolhas d’água para imobilizar seus adversários. 

LÚCIO – OVERWATCH 

Considerado um dos personagens mais populares de Overwatch, Lucio Correia dos Santos nasceu e cresceu no Rio de Janeiro em uma comunidade pobre. Ele encontrou na música uma paixão e adorava como ela aproximava as pessoas. Como DJ ele se apresentava nas ruas, festas, comunidades e shows. 

Após a Crise Ômnica, sua comunidade passou a ser oprimida pela Corporação Vishkar, uma multinacional que tinha como pretexto reconstruir a cidade e melhorar a vida dos habitantes, porém, não foi o que aconteceu. 

A Vishkar impôs o controle a todos os residentes com toques de recolher e explorando a população com mão de obra barata. Lúcio se rebelou contra a corporação e roubou a tecnologia sônica da empresa, utilizando-a como arma para combatê-los, liderando uma revolução para expulsá-los da cidade. 

Com o sucesso da revolta, Lucio se tornou um famoso símbolo de lutador da liberdade e da mudança social positiva. Sua música também fez grande sucesso, o que o permitiu encher arenas ao redor do mundo.  

Nas batalhas, o Avançado Amplificar Sônico de Lúcio é capaz de acertar os adversários com projéteis e os arremessar para trás com explosões de som. Tem habilidades de ataque e até de cura para o time, o que o torna um personagem importante para seus companheiros. 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:35