Menu

Videogames retrô em voga; crianças querem e adultos relembram

09/12/2021 às 13:31
Tempo de leitura
4 min
Joystick de Super Nintendo
Joystick de Super Nintendo

Imagens com bordas grossas, áudios com ruídos, enfim, tudo diferente do que estamos habituados a acessar de celulares, computadores e tablets, os videogames retrô estão em voga, enquanto as crianças querem conhecer, os adultos relembram dos jogos que fizeram sucesso durante suas infâncias. 

De acordo com o site Seranking, em termos de videogame, uma busca frequente vem ocorrendo em sites de pesquisa. Os termos “video game portátil’ está em segundo lugar, perdendo apenas para a palavra “vídeo game”. Em seguida, vem a palavra “video game Xbox” e paeme, logo abaixo “vídeo game antigo”. Ou seja, os videogames antigos estão na quarta colocação de games mais procurados no Google. 

É normal que agora no final do ano os games sejam mais procurados, tanto pela Black Friday, quanto por causa do natal, período em que muitas pessoas procuram esse tipo de produto para presentear as crianças. 

O mais curioso é que ao invés de as pessoas procurarem por modelos mais modernos, que acompanham a tendência das crianças e adolescentes atuais, não, ocorre que estão em busca de minigames, que geralmente vêm com jogos mais antigos como Super Mario, por exemplo, e aparelhos antigos. 

Além disso, na quinta colocação de busca do Google, ainda de acordo com a plataforma, está o Playstation 2, o que também desperta curiosidade, visto que os modelos 4 e 5 já foram lançados. 

Tais dados nos fazem refletir sobre este mercado, estariam os pais também interessados em relembrarem os games, o que possibilitaria uma interação entre responsáveis e crianças, ou esse tipo de busca se dá por influências de fatores econômicos, visto a crise que estamos enfrentando, muitos podem optar por produtos mais baratos?

A resposta só saberemos com o tempo. O importante é ter a consciência de que este “fenômeno” também se associa com o aparente  esgotamento das pessoas, principalmente adultos, ante as redes sociais, resultando na procura de outras formas de divertimento e distração.

Vamos conhecer alguns consoles mais antigos?

Games antigos de sucesso 

Atari 

Atari

o Atari é um dos videogames mais antigos. Ele foi lançado em 1972, quando os fliperamas ganhavam protagonismo dentro do entretenimento. Com poucos botões, sua manete praticamente só guiava os personagens dos jogos no sentido direita, esquerda, para cima e para baixo. Embora tivesse poucos recursos tecnológicos, o aparelho garantiu a diversão de milhares de jovens ao redor do mundo, na época. 

Mega Drive 

Console japonês, mais precisamente, criado em Tóquio, em 1986, o Mega Drive, é um aparelho criado pela Sega, mesma empresa que lançou os fliperamas no mercado. 

Quando o aparelho surgiu, possibilitando que as pessoas levassem a diversão dos jogos para dentro de suas casas, os jogos eram reproduzidos a partir de cartuchos, que eram pequenos cartões inseridos no aparelho. Depois disso a Sega lançou o jogo na versão de CD, então os cartuchos deixaram sua forma tradicional, quadrada e os jogos foram colocados nos círculos. 

Super Nintendo 

O Super Nintendo também marcou uma geração de jogadores no mundo inteiro. O quadrado cinza claro, de 16 bits ganhou os jovens pela variedade de jogos que oferecia. 

Ele foi lançado no Japão em 1990, um ano depois foi apresentado aos americanos e em 1993, chegou na  Europa e América do Sul. 

PlayStation

O Playstation revolucionou o mundo dos jogos por oferecer mecanismos mais modernos, imagens processadas em 3D, melhor qualidade de áudio, e já vinha (vem) com 20 jogos instalados, entre eles Raimbow Six e Battle Arena.

Minigames possuem jogos interessantes e são mais em conta 

Agora no final de 2021 a busca pelos minigames, ou videogames portáteis aumentou bastante, não era para menos, com valores a partir de R$ 159,90, os aparelhos são uma opção para o responsáveis pelos jovens e crianças de os tirarem do vício no celular, que já é uma realidade. 

Visto que o celular pode ser mais nocivo para as futuras gerações, muitos estão retrocedendo e buscando meios de diminuir a quantidade de horas dos pequenos no aparelho mais usado na atualidade, inclusive para jogar, o celular. 

Com um minigame em mãos é possível jogar clássicos como Mario KartContra, Castlevania, Battle City, Dragon Ball, Street Fighter , Crash Bandicoot, Metal Slug, Tekken 3, The King of Fighters, Tetris , Pimbal Fish, Final Fantasy, Pac-Man, Demon Driver, Monopoly, Batman, Bomber-man. 

Sim, os videogames estão voltando!

Última atualização em 19/08/2022 às 06:17