Vem ai a 1ª Edição da FLITI – Feira Literária de Tiradentes

1ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI é 100% gratuito cuja proposta principal é o incentivo à leitura e ao hábito de ler através do contato com autores, programações lúdicas e atividades artísticas literárias para todas as faixas etárias.

O tema principal da 1ª edição da FLITI será a diversidade cultural mineira: A herança deixada  pelos africanos e indígenas. A dança, a culinária e a arte barroca também serão destaque na programação com participação de escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.

Dentre os destaques da programação está o lançamento da edição comemorativa de 40 anos do Menino Maluquinho.  A nova edição vem acompanhada de conteúdo extra, com textos sobre o livro, fotos curiosas de Ziraldo, e uma linha do tempo do livro destacando as traduções e os títulos mais engraçados! O Menino Maluquinho é um clássico da literatura infantil brasileira, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, 129 edições e publicado em mais de 10 países! É bom lembrar que Ziraldo é mineiro de Caratinga, e faz 88 em outubro (24 de outubro de 1932)  mês dos 40 anos do O Menino Maluquinho

“A partir da leitura de um livro é possível experimentar papéis, descobrir possibilidades nunca pensadas, refletir sobre determinadas situações coletivas e individuais e ser impulsionados a sonhar e recriar suas vidas. O livro é um objeto transformador, que torna possível transportar o leitor para o mundo fictício, onde se pode encontrar respostas para muitas das perguntas do mundo real. Neste sentido a Feira Literária de Tiradentes – FLITI é um importante elo articulador de atividade cultural, que vem a contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares onde a sociedade se expressa e também onde pode adquirir  conhecimento na diversidade de ofertas culturais e literárias”, diz a idealizadora da FLITI Cristina Figueiredo da Korporativa. 

Acessibilidade e Democratização

A maior parte das atividades será realizada na praça principal da cidade de Tiradentes que possui em seu entorno acesso facilitado e prioritário para o público PNE. Alguns eventos da FLITI contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS para atender aos deficientes auditivos.

Todos os eventos na FLITI serão gratuitos. O acesso aos lugares onde ocorrerão as atividades artísticas literárias, assim como os encontros com autores, sessões para autógrafos e contação de histórias serão totalmente gratuitos. As atividades da FLITI ocorrerão em espaços públicos. Vale ressaltar que crianças e adolescentes da rede pública de ensino estarão diretamente convidadas e vinculadas à feira literária. Os conteúdos produzidos ao longo da FLITI serão disponibilizados em mídia digital e, ainda, através das redes sociais do evento (instagram e facebook)

” A FLITI quer estimular a participação dos moradores de Tiradentes e cidades próximas com atividades para diversos públicos e faixas etárias”, complementa idealizadora da feira Cristina Figueiredo.

Vem ai a 1ª Edição da FLITI - Feira Literária de Tiradentes
Mapa da FLITI

Flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável

A FLITI esta seguindo todos os protocolos baseado no Minas Consciente. Ação do governo  destinado orientação  de forma responsável, da flexibilização das medidas de isolamento social em cada município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. (https://www.mg.gov.br/minasconsciente)

Os espaços  e programação da FLITI – 1ª Feira Literária de Tiradentes

-Editoras que estarão presentes 

• Editora Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes – IHGT;

• Editora Melhoramentos;

• Editora Quixote + DO;

• Editora Aletria;

• Editora Bambolê.

Além disso, a FLITI conta com a participação especial da chefe Beth Beltrão que irá proporcionar  aos visitantes um saboroso encontro com a literatura gastronômica brasileira.

-Ônibus Biblioteca

O Projeto Ônibus Biblioteca  tem como objetivo levar um ônibus adaptado como uma biblioteca volante e um acervo de 2.000 livros para a FLITI. A biblioteca volante funciona como um espaço de leitura como também oferece empréstimos gratuitos de livros . O espaço também vai acolher leitura dramatizada, teatro literário, contação de histórias e palestras. 

Programação do evento / previa

08 de outubro

10:30 – cerimonial de abertura coma presença de autoridades locais

14:00 – Olinto Rodrigues dos Santos

15:00 – Editora Quixote (lançamento de Livro)

17:00 – Mano Mello (Em formato stand up poesia, o poeta interpreta poemas seus, e conta histórias e curiosidades sobre sua trajetória poética. )

18:00 – Marilia Pirillo ( Palestra direcionada aos educadores e mediadores de leitura sobre a importância do exercício de leitura de imagens para o letramento e sua gama de possibilidades e variações.)

19:00 – Claufe Rodrigues (AVDAVIDA – Claufe Rodrigues comemora 40 anos de

literatura com livro de poemas inéditos

09 de outubro

11:00 – Claufe Rodrigues (AVDAVIDA – Claufe Rodrigues comemora 40 anos de

literatura com livro de poemas inéditos

12:00 – Mano Mello (Em formato stand up poesia, o poeta interpreta poemas seus, e conta histórias e curiosidades sobre sua trajetória poética. )

14:00 Rosana Mont’Alverne ( contação de história)

17:00 – Bruno (Bate papo sobre ilustração de livros infantis)

18:30 – Editora Quixote(lançamento de Livro)

10 de outubro

10:00 – (lançamento de Livro)

11:00 – (lançamento de Livro)

13:00 – (lançamento de Livro)

14:00 – Andrea Taubman (CONTAÇÃO DA HISTÓRIA E BATE-PAPO COM O LIVRO “O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR”

15:00 – Jujuba e Ana (O espetáculo é um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas. Cada história é bordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, onde alguns elementos são realçados. Iniciamos a apresentação com um conto acumulativo,” O macaco comia banana”, destacando a música e oralidade, onde o público participa da narrativa.

17:00 – Marília Pirillo (“Escrevendo e ilustrando para crianças e jovens”. Uma conversa sobre a obra da autora e apresentação com contação de histórias)

19:00 – Editora Aletria (contação de história)

11 de outubro

10:00 – (lançamento de Livro)

11:00 – (lançamento de Livro)

12:00 – (lançamento de Livro)

14:00 – Jujuba e Ana (O espetáculo é um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas. Cada história é bordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, onde alguns elementos são realçados. Iniciamos a apresentação com um conto acumulativo,” O macaco comia banana”, destacando a música e oralidade, onde o público participa da narrativa.

16:00 – (lançamento de Livro)

17:00 – Rosana Mont’Alverne (contação de história)

Convidados

Marília Pirillo – escritora, ilustradora e uma apaixonada leitora e promotora de leitura que se dedica a contar histórias através de textos e imagens para leitores de todas as idades.

Mano Melo – Poeta e ator, roteirista para cinema e vídeo.

Claufe Rodrigues – Poeta e jornalista, com atuação marcante no cenário cultural carioca desde 1977. Autor de oito livros de poesia.

Jujuba e Ana – Músicos, atores, cantadores de histórias, pesquisadores da cultura popular e produtores artísticos.

Rogerinho

Rosana Mont’Alverne – Sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria (2005), que é editora especializada em literatura infantil e juvenil; escola de formação de contadores de histórias e produtora de eventos literários

Andrea Taubman – Escritora de Literatura Infantil e Juvenil; Palestrante, Tradutora e narradora bilíngue; contadora de histórias

Bruno Grossi / BEGÊ – Ilustrador e artista Plástico

Parceiros institucionais

Prefeitura Municipal de Tiradentes/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Secretaria de Educação

Fonte: LEAD Comunicação