João Victor Pena
João Victor Pena
João Victor Pena é estudante de jornalismo na PUC Minas e articulista da coluna "Rima em Prosa", no portal Mais Minas.

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em setembro

Setembro foi, com toda certeza, o mês mais movimentado de 2020 no rap nacional. Os últimos 30 dias foram insanos para a cena brasileira, que recebeu alguns dos maiores discos do ano. Para se inteirar sobre todas essas produções, confira agora a matéria que fizemos destacando todos esses grandes trabalhos:

BK’: O Líder em Movimento

– Lançado dia 08/09

– Dez faixas

– Sem feats

Depois de muita espera, BK’ acaba com a angústia dos fãs e lança O Líder em Movimento, o seu terceiro e tão aguardado disco. Depois dos clássicos Castelos & Ruínas e Gigantes, a expectativa para esta nova produção era altíssima, e o rapper não decepcionou. Quem assina as batidas do projeto de dez faixas são os produtores JXNV$, Nansy Silvvz e Deekapz. O álbum contou com grande recepção e movimentou a cena, mexendo com o público e também com outros artistas.

Bonde da Stronda: Motorhead

– Lançado dia 25/09

– Sete faixas

– Sem feats

Está disponível nas principais plataformas Motorhead, o novo EP de trap do Bonde da Stronda. Composto por Diego Thug e Léo Stronda, o grupo vem apostando nesta vertente já há algum tempo. Este novo trabalho dos veteranos tem sete faixas e traz diversas referências ao mundo do automobilismo. Volvo, Cadillac, Jaguar e Evoke são alguns dos carros que dão nome às faixas do disco, que conta com Ecologyk, NoyaNoBeat, Pascon, Nathan Villa e Felipe Pipo na produção.

Mikezin: O Escolhido

– Lançado dia 04/09

– Sete faixas

– Feats: Sueth, Duzz, Alva, Kawe e mais

Cria e destaque da Batalha da Aldeia, Mikezin acaba de lançar o seu primeiro disco pelo selo musical do coletivo paulista. Trazendo sete faixas e vários feats, O Escolhido fala bastante da trajetória do rapper, que mesmo bem jovem já alcançou grandes marcas em sua carreira. Sueth, Duzz e JayA Luuck são alguns dos artistas que participaram da produção.

Cynthia Luz: Não é Só Isso

– Lançado dia 18/09

– 11 faixas

– Feats: Projota, Ice Blue, Froid, Tassia Reis e DJ Cia

Não é Só Isso foi o primeiro lançamento da Alaska, a nova gravadora brasiliense comandada por Froid e Cynthia Luz. Este é o quarto trabalho da carreira de Cynthia, que já havia lançado Do Caos ao Nirvana (2017), Efeito Violeta (2018) e Sol (2019) anteriormente. O álbum conta com produções de Dallas, Neo Beats, Papatinho, Froid, Keviin e DJ Cia; além de feats de Projota, Ice Blue e outros.

Duzz & LR Beats: Aquecendo a Nave

– Lançado dia 10/09

– Quatro faixas

– Feats: Abayomi e OkGucciboy

Autor dos discos Auto-Retrato e Entre o Céu e o Esgoto, de 2018, Duzz prepara, para 2021, Além dos Satélites: Missão Renova, um álbum que, segundo ele, terá mais de 30 faixas. Para preparar o terreno para esse novo trabalho que vem por aí, o músico acaba de lançar, em parceria com o produtor LR Beats, Aquecendo a Nave, um EP de quatro faixas. Os rappers Abayomi e OkGucciboy, e o beatmaker Ecologyk também contribuem com o projeto. 

Marcelo D2: Assim Tocam os Meus Tambores

– Lançado dia 27/09

– 12 faixas

– Feats: Djonga, Sain, Baco Exu do Blues, Don L e mais

Um dos maiores nomes da história da música brasileira, Marcelo D2 é outro veterano que lançou álbum novo neste mês que se passou. Produzido via lives na Twitch, a mais popular plataforma de streaming do momento, Assim Tocam os Meus Tambores é o oitavo trabalho solo do rapper. Aqui pudemos ver a união de Marcelo com o seu público, que pôde acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, que surgiu ao longo do período pandêmico. O disco conta com grandes participações, incluindo feats de nomes como seu filho Sain,  Djonga, Don L, entre outros.

Matuê: Máquina do Tempo

– Lançado dia 10/09

– Sete faixas

– Sem feats

Matuê estava sumido das redes sociais. Durante os últimos meses, poucas informações sobre o rapper foram veiculadas. Mas, tudo mudou no início de setembro. De forma surpreendente, diversos boatos e ações publicitárias a respeito do novo disco do músico começaram a aparecer no Twitter e no Instagram. Então, no dia 10/09, o rapper quebra a internet com o lançamento de Máquina do Tempo, o seu primeiro trabalho de estúdio. O álbum em poucas horas já acumula dezenas de milhões de visualizações e quebrou recordes no Spotify, se tornando a maior estreia brasileira na plataforma, superando Kisses, da Anitta. Produzido por Pedro Lotto, Celo e Wiu, o disco não traz nenhum feat e conta com sete faixas em sua composição.

Lil Whind: Piauí

– Lançado dia 25/09

– 11 faixas

– Feats: Hungria Hip Hop, RAPadura e Matheus Gadelha

Um dos humoristas mais populares do Brasil, Whindersson Nunes já vinha há muito tempo trabalhando no lançamento de seu novo personagem, o Lil Whind. Como forma de emplacar esse novo alter ego, o artista lançou Piauí, o seu primeiro disco de trap. Trazendo grandes participações, o álbum produzido por Caio Passos conta com onze faixas e um enorme marketing em cima. Hungria e RAPadura são alguns dos rappers que fazem feat no projeto. Até aqui, as faixas Piauí e Trap do Gago são as mais ouvidas de sua tracklist.

Hot e Oreia: Crianças Selvagens

– Lançado dia 10/09

– 10 faixas

– Feats: Black Alien e Nath Rodrigues

Nos últimos anos, Hot e Oreia se estabeleceram como uma das grandes referências criativas do rap nacional. Agora, em Crianças Selvagens, temos mais uma confirmação desse grande talento. Composto por dez faixas, este é o álbum de estúdio da dupla, que já havia lançado Rap de Massagem em 2019. O veterano Black Alien e a promissora Nath Rodrigues participam do disco, que conta com a direção musical de Daniel Ganjaman.

Kalli: Delorean

– Lançado dia 11/09

– 12 faixas

– Feats: Guxta, Dree, Tangi, Two Mouse e mais

Totalmente inspirado na clássica série de filmes De Volta Para o Futuro, o rapper mineiro Kalli lançou, no dia 11/09, o seu primeiro disco. Delorean traz em seu nome uma referência ao clássico carro oitentista dirigido por Doc Brown e Marty McFly nos longas da franquia. O álbum de estreia do músico conta 12 faixas e tem sua produção assinada pelo beatmaker  Nabuscadoouro. Guxta e Tangi são alguns dos artistas que participam do projeto.

Gigante No Mic: Realismo Sujo

– Lançado dia 11/09

– 12 faixas

– Feats: Dhono, Insan Diego e Fabio Brazza

Integrante do grupo Atentado Napalm, Gigante No Mic acaba de lançar seu primeiro álbum. O rapper já vinha investindo em sua carreira solo há um tempo, já tendo até mesmo lançado, em 2018, uma mixtape chamada Eu e a Minha Habitual Falta de Moderação. Neste novo disco, que conta com a produção de Dropallien, o rapper faz grandes referências a vertente literário do realismo sujo e ao escritor alemão Charles Bukowski. Realismo Sujo tem 12 faixas e traz participações de Dhono, Insan Diego e Fabio Brazza.

Inquérito: iSOLamento

– Lançado dia 22/09

– Nove faixas

– Feats: Alice Lisboa, Audino Vilão e Liah Vitória

Buscando retratar suas experiências durante a quarentena e o período de pandemia, o rapper Inquérito acaba de lançar seu oitavo disco. iSOLamento conta com nove faixas e tem sua produção assinada por Pop Black, DJ RM, DJ Raffa, Nixon Silva e Wesley Camilo. O isolamento social e a saudade dos tempos ‘normais’ são alguns dos temas abordados no álbum, que conta com feats de Alice Lisboa, Audino Vilão e Liah Vitória.

Leia mais

Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai lançam videoclipe de “Chega de saudade”

“Chega de saudade”, a canção que marcou a história da música popular brasileira quando lançada em 1958, ganhou uma nova versão na voz da...

Música sertaneja se destaca entre as mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos

O Dia do Músico é comemorado anualmente todo dia 22 de novembro, homenageando os que vivem e se dedicam a essa arte. O Ecad...

Rima em Prosa #31: Santzu apresenta “Pícaro Sonhador”, a sua nova mixtape

Felipe Santzu é um dos nomes mais criativos do rap de Brasília. Apesar de ser mais conhecido pelo grande público por conta da mixtape...

Artigos Relacionados

Péricles lança música em parceria com Projota no Dia da Consciência Negra

A música tem poder, e Péricles, no decorrer dos seus 34 anos de carreira, sabe muito bem onde ela é capaz de chegar. Com...

Rima em Prosa #30: Menestrel comenta “Relicário, Vol. 2”, “Poesia Acústica” e nova fase como intérprete

Criado em 2017, o projeto Relicário vem acompanhando Menestrel ao longo dos últimos anos. Seja através de álbuns ou singles, essa palavra nunca saiu...

Você realmente se previne de consumir um alimento fora da regularidade?

Muito se fala sobre as polêmicas fraudes no leite que ocasionalmente são noticiadas e justificadamente causam receio à toda população.    O leite é um alimento...

Claudia Leitte lança o esperado single “Rodou” em parceria com Wesley Safadão a partir da 0h

É chegado o aguardado momento pelos fãs de Claudia Leitte! A partir da 0h, na virada de hoje para sexta-feira (6), acontece o lançamento do single "Rodou",...