Menu

A frequente utilização de onomatopeias nas músicas de K-POP

28/06/2020 às 20:26
Tempo de leitura
2 min

O K-POP surgiu na Coreia do Sul em meados dos anos 90 e se tornou um verdadeiro fenômeno musical em todas as partes mundo. Se você observar os famosos reacts (gênero já consolidado nas plataformas de vídeos como YouTube que consiste basicamente em assistir a reação de outras pessoas sobre clipes musicais, shows, trailers, etc), você poderá perceber que pessoas de diversas partes do mundo acompanham diversos grupos de K-POP.

O sucesso do gênero musical da Coreia do Sul se dá pelo fato dele se conectar com vários estilos de música ocidentais, como o pop, o rap e o techno. Isso sem falar nas megas produções dos MVs (Music Video), coreografias super sincronizadas, cores e cenários que, na maioria das vezes, não são meros fundos verdes. Outro fator importante na dominação mundial do K-POP é o forte investimento financeiro do governo sul-coreano.

Quando você finalmente se rende ao fenômeno K-POP, você começa perceber algumas características peculiares das músicas, como o uso constante de onomatopeia.

Onomatopeia é uma figura de linguagem da língua portuguesa que procura imitar um ruído ou som próprio, natural, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais. Fazem parte do universo das onomatopeias o canto de pássaros, ruídos, gritos, sons da natureza, timbre de voz humana, entre outros.

A onomatopeia é utilizada em muitas músicas como o famoso “lalala”. As palavras onomatopeias coreanas podem parecer fácil, mas não é tão fácil quanto parece. Isso ocorre porque os sons que os coreanos associam a algo podem ser muito diferentes dos sons que os falantes de português associam ao mesmo objeto ou ação.

Veja, por exemplo, os animais. Que som faz um cachorro? Em português, as pessoas podem dizer “au-au”, mas em coreano é “멍멍”  (“meong-meong”). Gatos, português, seria “miau, miau”, enquanto em coreano fica ya-ong. Claramente, são muito diferentes.

O K-POP utiliza e muito a onomatopeia nas letras de suas canções, como “dududududu”, “bam ratatata tatatatata”, “bang bang bang” e “pow pow pow pow”, por exemplo. Veja abaixo quatro exemplo de músicas sul-coreanas que tem onomatopeia: