Menu

Conheça as 14 atrações inéditas do Rock in Rio 2022

Dos renomados aos inovadores artistas do mudo da música, o Brasil receberá um dos festivais mais importantes do planeta, com line-ups recheados de novidades.
21/12/2021 às 09:44
Tempo de leitura
21 min
Foto: Facebook Justin Bieber / Green Day / Avril Lavigne / Djavan
Foto: Facebook Justin Bieber / Green Day / Avril Lavigne / Djavan

Um dos festivais mais aclamados do mundo, o Rock in Rio está confirmado em 2022. O festival acontecerá do dia 2 a 4 e de 8 a 11 de setembro. A volta do evento após o período de pandemia promete. Apesar de ter algumas figuras carimbadas já confirmadas, como Iron Maiden, Guns N’ Roses e Coldplay, o RIR do ano que vem tem 18 atrações inéditas confirmadas.

Do heavy metal ao MPB, o Rock in Rio leva à Cidade do Rock toda a variedade de música de todo o mundo. Dos renomados aos inovadores artistas do mudo da música, o Brasil receberá um dos festivais mais importantes do planeta, com line-ups recheados de novidades. Confira:

Dream Theater

A banda estadunidense Dream Theater levará, pela primeira vez, o seu metal progressivo para o Palco Mundo do Rock in Rio. O grupo foi formado em meados dos anos 1980 e se tornou em um dos mais influentes do movimento progressivo.

O Dream Theater é conhecido pela excelência de seus músicos, que já receberam vários prêmios de revistas especializadas. O grupo tem 15 discos de estúdio e dois EP’s.

A banda é formada por John Ptrucci na guitarra, John Myung no baixo, Mike Mangini na bateria, Jordan Rudess nos teclados e James LaBrie nos vocais. O conjunto será a penúltima banda a se apresentar no Palco Mundo no dia 2 de setembro, junto do Sepultura, Megadeth e Iron Maiden.

Confira o trabalho do Dream Theater, lançado há um mês atrás:

YouTube video

Post Malone

Post Malone é um cantor, rapper, compositor e produtor musical norte-americano. Conhecido por suas tatuagens, composições introspectivas e estilo vocal único, Malone ganhou fama por misturar uma variedade de gêneros, incluindo hip hopR&Bpoptraprap rock e cloud rap. Seu primeiro sucesso é de 2015, com o lançamento de seu single de estreia “White Iverson”.

O álbum de estreia de Malone, “Stoney” (2016), contou com o single “Congratulations”, que bateu o recorde de mais semanas na “Billboard Top R&B/Hip-Hop Albums”. Seu segundo álbum, “Beerbongs & Bentleys” (2018), estreou no número um na Billboard 200 dos Estados Unidos e quebrou vários recordes de streaming após o lançamento. Com singles número um na Billboard Hot 100 “Rockstar” e “Psycho”, foi indicado em Álbum do Ano no Grammy Awards de 2018.

Em 2018, Malone fez uma colaboração o cantor e rapper norte-americano Swae Lee na canção “Sunflower” para a trilha sonora do filme “Spider-Man: Into the Spider-Verse”, que alcançou o topo da Billboard Hot 100. Em seu terceiro álbum, “Hollywood’s Bleeding”, o rapper explorou o indie pop e foi lançado em setembro de 2019. Ele foi o segundo álbum a alcançar o topo da Billboard 200 e contou com o single número um na Hot 100 “Circles”, que passou 39 semanas no top 10 da Hot 100.

Os prêmios de Malone incluem três American Music Awards, dez Billboard Music Awards e um MTV Video Music Award. Além disso, ele recebeu seis indicações ao Grammy Award durante sua carreira. Em agosto de 2020, Malone se tornou o primeiro artista solo a chegar no topo da Billboard Rap Songs tanto na Adult Contemporary como artista principal.

Post Malone é o headliner do segundo dia de Rock in Rio, que contará com Alok, Jason Derulo e Marshmello.

Veja “One Right Now”, música mais recente de Post Malone, lançada no dia 15 de novembro deste ano, com participação de The Weekend:

YouTube video

Marshmello

Outro artista estadunidense confirmado no Palco Mundo do Rock in Rio é o Marshmello. O DJ e produtor musical ficou famoso após a música “Alone” alcançar o Billboard Hot 100. O músico costuma fazer remixes de músicas de outros cantores, mas também tem suas composições. Seus fãs são conhecidos por “Mellogang”. Sua identidade é desconhecida, pois usa um capacete branco em formato de marshmallow com dois X pretos no lugar dos olhos. 

Porém, muitos desconfiam que o DJ seja Cristopher Comstock. Fato é que ele está se tornando um dos produtores de dança com crescimento mais rápido na história, tendo uma base de fãs que lhe renderam mais de 2 bilhões de streams e mais de 300 shows esgotados consecutivos em todo o mundo. Atualmente, ele é um dos 10 artistas mais ouvidos do Spotify no mundo.

A carreira do DJ subiu de patamar com o seu remix oficial de “Where Are U Now”, que coletou mais de 40 milhões de reproduções no Spotify e SoundCloud em menos de seis meses.

O álbum de estreia do produtor mascarado é “Joytime”, que alcançou o topo dos nos álbuns eletrônicos do iTunes no dia do lançamento e ficou entre os cinco melhores álbuns de dança e eletrônicos da Billboard. A faixa “Alone” de Marshmello impulsionou seu sucesso monumental com mais de 150 milhões de reproduções no Spotify e mais de 1 bilhão de visualizações no clipe, a certificando como Platina em apenas um ano.

Marshmello tem quatro discos de estúdio: “Joytime” (2016), “Joytime II” (2018), “Joytime III” (2019) e “Shockwave” (2021).

YouTube video

Jason Derulo

Jason Derulo é mais um artista norte-americano que se apresentará no Palco Mundo do Rock in Rio. O cantor, compositor e dançarino também fará seu show no dia 3 de setembro.

Derulo lançou o seu primeiro single, “Whatcha Say”, em maio de 2009. O seu álbum de estreia, “Jason Derülo”, foi lançado em março de 2010. Ao todo, o cantor tem cinco discos de estúdio.

YouTube video

Justin Bieber

Um os artistas mais aguardados da próxima edição do Rock in Rio, Justin Bieber é o headliner do dia 4 de setembro de 2022. O canadense lançou o seu primeiro disco “My World” em 2009, com quatro singles bem-sucedidos: “One Time”, “One Less Lonely Girl”, “Love Me” e “Favorite Girl”, todas alcançaram o Top 15 na parada Canadian Hot 100 e o Top 40 da Billboard Hot 100, transformando-o no único artista da história da Billboard a ter quatro singles de um álbum de estreia posicionando nas duas paradas antes do lançamento do álbum.

“My World” estreou na sexta posição na parada Billboard 200, vendendo 137 mil cópias durante sua primeira semana, o que foi o segundo melhor início de vendas de um artista revelação em 2009. O álbum também estreou na primeira posição da Canadian Albums Chart e ganhou o certificado de Ouro da Music Canada. Menos de um mês após o lançamento de “My World”, recebeu o certificado de Platina no Canadá, pela venda de mais de oitenta mil cópias no país. Em janeiro de 2010, ganhou o mesmo certificado nos Estados Unidos, por vendas acima de um milhão de cópias e também foi certificado Prata no Reino Unido.

A segunda parte do álbum, “My World 2.0”, foi lançada em 2010 e estreou na primeira posição da Billboard 200, vendendo 283 mil cópias em sua primeira semana. O primeiro single, “Baby”, que conta com a participação do rapper Ludacris foi liberado em janeiro de 2010, alcançando o Top 5 em mais de 10 países e a primeira posição na França. O álbum recebeu o certificado de Platina tripla da Recording Industry Association of America (RIAA) pela venda de quase quatro milhões de cópias e, Ouro na Nova Zelândia e Austrália. Os singles seguintes: “Eenie Meenie”, “Somebody to Love” e “U Smile”, alcançaram o Top 20 da Canadian Hot 100 e as trinta primeiras posições da Billboard Hot 100.

Em 2011, Justin Bieber lançou seu segundo álbum de estúdio, “Under the Mistletoe”, que vendeu 225 mil cópias em sua semana de lançamento e estreou na primeira posição na Billboard 200, vendendo mais de 2 milhões de cópias mundialmente em menos de dois meses após o lançamento. Foi certificado como Platina nos Estados Unidos e Platina tripla no Canadá. O primeiro single do disco, “Mistletoe”, vendeu mais de 700 mil cópias mundialmente, tornando a canção natalina mais vendida em um ano. Em março de 2012 foi liberado o single “Boyfriend”, que tornou-se um dos mais vendidos virtualmente em sua primeira semana nos Estados Unidos, com mais de 559 milhares de downloads pagos. Em menos de um ano desde o seu lançamento, o hit já havia vendido mais de 3 milhões de cópias, sendo certificado de Platina triplo pela RIAA. O terceiro álbum de estúdio, “Believe”, foi lançado cerca de três meses depois, estreou na primeira posição em mais de quinze países.

Justin Bieber foi listado pela Celebuzz no Top 10 dos artistas revelados pelo YouTube da década. Em 2010, o cantor recebeu um pagamento de 53 milhões de dólares, se tornado o artista adolescente mais bem pago do show bisness segundo a revista People, pelo fato de do artista já ter vendido mais de 15 milhões de discos mundialmente desde 2009. 

Em 2012, Justin Bieber foi premiado pelo Primeiro-Ministro do Canadá com a Queen Elizabeth II Diamond Jubilee Medal, que homenageia quem tenha feito uma contribuição significativa para uma cidade, território, região ou comunidade dentro do Canadá, ou uma conquista no exterior que traga crédito para o país.

Lançado em 2015, o quarto álbum de estúdio de Justin Bieber, “Purpose”, tornou-se o álbum de maior sucesso comercial e crítico, gerando três singles que alcançaram o topo da Billboard Hot 100: “What Do You Mean?”, “Sorry” e “Love Yourself”. O disco ainda foi indicado ao “Álbum do Ano no Grammy Awards” de 2017 .

Justin Bieber vendeu cerca de 150 milhões de discos, sendo mais de 44 milhões nos EUA, tornando-o um dos artistas de música mais vendidos no mundo. O cantor venceu mais de 20 prêmios Billboard Music Awards, 15 American Music Awards, dois Brit Awards, um Grammy Latino, três MTV Video Music Awards e já foi indicado a dois prêmios Grammy Awards vencendo um deles. Em 2016, o cantor se tornou o primeiro artista a superar 10 bilhões de visualizações de vídeo no Vevo.

Confira a música “Ghost”, lançada há dois meses:

YouTube video

Demi Lovato

No mesmo dia de Justin Bieber no Palco Mundo do Rock in Rio, a cantora Demi Lovato também se apresentará. Ela já se apresentou na edição portuguesa do festival, em 2018, e agora fará sua estreia no RIR brasileiro.

A norte-americana iniciou a sua carreira em 2002, quando, aos nove anos de idade, ingressou no elenco da série de televisão infantil “Barney e seus amigos”, tornando-se internacionalmente popular apenas a partir de 2008, quando atuou como a protagonista Mitchie Torres no filme “Camp Rock”, da Disney.

Entre 2009 e 2011, Demi participou da série de televisão “Sunny entre Estrelas”, também compôs o júri da segunda e terceira temporadas da versão norte-americana do reality show “The X Factor”.

Seu primeiro álbum foi “Don’t Forget”, de 2008, que ficou na segunda posição da parada Billboard 200, vendendo cerca de 89 mil cópias em sua primeira semana de distribuição, e mais tarde ganhou o certificado de ouro da RIAA, por ter vendido mais de 500 mil cópias nos Estados Unidos. 

“Here We Go Again”, seu segundo álbum, foi lançado em 2009 e alcançou o número um da Billboard 200, com 108 mil cópias vendidas na primeira semana. Seu terceiro álbum de estúdio, “Unbroken”, foi lançado em 20 de setembro de 2011 e vendeu 96 mil cópias na primeira semana, estreando na quarta posição da parada. 

“Demi”, quarto disco de estúdio de Lovato, foi lançado em 2013 e entrou na terceira posição da tabela musical, com 110 mil unidades distribuídas, e mais tarde recebeu um certificado de platina. Seu quinto álbum, “Confident”, de 2015, estreou em segundo na Billboard com 98 mil cópias.

O seu sexto álbum, “Tell Me You Love Me”, foi lançado em setembro de 2017. O álbum acabou alcançando a terceira posição na Billboard 200. Demi Lovato já teve quatro singles no Top 10 da Billboard Hot 100, “This Is Me”, “Skyscraper”, “Heart Attack” e “Sorry Not Sorry”, e mais quatro canções entre as 20 mais tocadas.

Confira a música “Dancing With The Devil”, lançada em 2021:

YouTube video

Måneskin

Måneskin é uma banda de hard rock italiana formada em Roma em 2016. O grupo ganhou fama em Itália após a participação na 11ª edição do Factor X. Mesmo tendo ficado em segundo lugar, eles conseguiram assinar um contrato com a Sony Music. “Il ballo della vita” foi o primeiro álbum da banda, lançado em 2018. Com a canção “Zitti e Buoni” sagraram-se vencedores do Festival Eurovisão da Canção 2021.

A banda tem Damiano David nos vocais, Victoria De Angelis no baixo, Thomas Raggi na guitarra e Ethan Torchio na bateria. O grupo italiano se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio no dia 8 de setembro, no mesmo dia do Guns N’ Roses.

YouTube video

Green Day

Green Day é uma das grandes surpresas da próxima edição do Rock in Rio. Formada em 1986, a banda norte-americana é formada por Billie Armstrong (guitarra e vocais), Mike Dirnt (baixo e vocais) e Tré Cool (bateria). Graças ao sucesso de seus primeiros álbuns, o grupo ganhou uma legião de fãs. O álbum “Dookie”, de 1994, foi um sucesso internacional, vendendo mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

A banda já vendeu cerca de 85 milhões de cópias em todo o mundo e 25 milhões só nos Estados Unidos. Em 2011 a revista Kerrang! nomeou o Green Day como a segunda banda mais influente dos últimos 30 anos, atrás apenas de Metallica. Ficaram em 91° na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos” do canal de televisão VH1. Em 2014 o grupo foi incluído no “Rock and Roll Hall of Fame”.

O grupo ganhou cinco Grammy: “Melhor Álbum Alternativo” com “Dookie”, “Melhor Álbum de Rock” com “American Idiot” e “21st Century Breakdown”, “Gravação do Ano” com “Boulevard of Broken Dreams” e “Melhor Álbum de Show Musical” para a versão teatro musical de “American Idiot”.

Recentemente, Green Day lançou uma versão de “Rock and Roll All Nite”, do Kiss:

YouTube video

Avril Lavigne

Com certeza, a estreia mais impactante nesta edição de Rock in Rio é a de Avril Lavigne, que será headliner do Palco Sunset no mesmo dia em que Green Day fecha a noite. A cantora e compositora canadense lançou seu álbum de estreia, “Let Go”, em 2002. Precedido pelo single de sucesso “Complicated”. O disco teve grande sucesso de vendas no mundo, sendo o segundo álbum mais vendido naquele ano. Os álbuns “Under My Skin” (2004) e “The Best Damn Thing” (2007) deram continuidade a seu sucesso internacional, sendo que o último gerou a canção com maior número de vendas digitais em 2007, “Girlfriend”. Seus álbuns de estúdio seguintes, “Goodbye Lullaby” (2011), “Avril Lavigne” (2013) e “Head Above Water” (2019) tiveram um desempenho menos notável em relação aos antecessores.

Suas vendas mundiais contabilizam mais de 40 milhões de álbuns e 30 milhões de singles, a colocando como a quarta artista feminina canadense mais bem-sucedida nesse quesito. Avril Lavigne já recebeu oito indicações ao Grammy e venceu nove prêmios Juno, além de ter sido a primeira a atingir 100 milhões de visualizações no YouTube, com o videoclipe de “Girlfriend”. Além disso, a cantora é conhecida por ter grande popularidade no continente asiático, especialmente no Japão, onde seus primeiros três discos de estúdio venderam mais de um milhão de cópias cada um.

Avril Lavigne lançou a versão acústica de “Bite Me” no YouTube há três dias:

YouTube video

Camila Cabello

No dia 10 de setembro, no Palco Mundo do Rock in Rio, Camila Cabello fará sua apresentação de gala. A cantora e compositora cubana ganhou destaque como integrante do grupo feminino Fifth Harmony, formado no reality show “The X Factor“, em 2012. Enquanto ainda fazia parte do conjunto, Cabello começou a se estabelecer como artista solo, lançando as colaborações “I Know What You Did Last Summer”, com Shawn Mendes, e a “Bad Things”, com Machine Gun Kelly, que alcançou a quarta posição nas paradas da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.

Após deixar o grupo no final de 2016, Camila Cabello lançou inúmeras canções, incluindo “Hey Ma”, com colaboração de J Balvin e Pitbull, da trilha sonora de “The Fate of the Furious” e o seu single solo de estreia intitulado “Crying in the Club”.

O álbum de estreia de Cabello, o “Camila” (2018), alcançou o topo das paradas da Billboard 200. O disco de pop music, com fortes influências da música latina, foi bem recebido pela crítica e recebeu um certificado de platina pela RIAA. O seu single principal, “Havana”, alcançou o topo das paradas de inúmeros países e o hit seguinte, “Never Be the Same”, alcançou o Top 10 em vários outros países.

A segunda colaboração de Camila Cabello com Shawn Mendes, “Señorita”, se tornou o segundo single a alcançar a primeira posição da Billboard Hot 100. O seu segundo álbum de estúdio, intitulado de “Romance”, alcançou a terceira posição na Billboard 200 e o topo das paradas e álbuns do Canadá.

Camila Cabello já acumulou bilhões de streams em plataformas de música e já recebeu diversos prêmios importantes ao longo da sua carreira, como o Billboard Music Awards, Grammy Latino e American Music Awards. Ela também já foi indicada três vezes ao Grammy Award.

A cantora lançou “Don’t Go Yet” neste ano:

YouTube video

Bastille

No mesmo dia de Camila Cabello, a banda britânica Bastille se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio. O grupo, composto por Dan Smith (vocal), Chris “Woody” Wood (bateria), William Farquarson (guitarra) e Kyle Jonathan Simmons (teclado), além do membro de turnê da banda, Charlie Barnes (multi-instrumentalista), já se apresentou na edição portuguesa do festival e agora fará sua estreia no RIR brasileiro.

O single de estreia da banda, “Overjoyed”, foi posteriormente lançado em 2012. O seu segundo hit, “Bad Blood”, que também faz parte do primeiro álbum de estúdio da banda, alcançou um sucesso moderado no Reino Unido, a terceira faixa do álbum “Bad Blood”, intitulada “Flaws”, tornou-se a primeira do grupo a entrar nas tabelas de Top 40, estreando no número vinte e um.

Em fevereiro de 2013, antes do lançamento de seu álbum de estreia, Bastille apresentou o quarto single, “Pompeii”, o qual chegou à segunda posição no Reino Unido. O seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Bad Blood”, foi lançado em março de 2013 e estreou no Top da UK Albums Chart.

A banda foi nomeada a quatro Brit Awards em 2014, vencendo na categoria “British Breakthrough Act”. Desde fevereiro de 2014, Bastille já vendeu mais de 2,7 milhões de álbuns no Reino Unido.

Confira “Distorted Light Beam”, lançado neste ano:

YouTube video

Djavan

Um clássico da música brasileira se apresentará no Palco Mundo do Rock in Rio, junto de Bastille e Camila Cabello, no dia 10 de setembro de 2022. Trata-se do cantor, compositor, arranjador, produtor musical e violonista brasileiro Djavan, que mescla vários estilos, como o jazz, o blues, o samba e a música flamenca. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se: “Sina”, “Flor de Lis”, “Lilás”, “Pétala”, “Se…”, “Nem Um Dia”, “Eu Te Devoro”, “Oceano”, “Açaí”, “Samurai” e “Meu Bem Querer”.

Djavan já se apresentou no Palco Mundo do Rock in Rio em 1991, mas apena fazendo uma participação no show de Carlos Santana. Agora, o cantor terá a oportunidade de apresentar seu show completo como atração do festival.

Ao todo, Djavan acumula 28 discos lançados em 45 anos de carreira.

YouTube video

Dua Lipa

Fechando o último dia de Rock in Rio, a cantora londrina Dua Lipa se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio. Ela foi apresentada ao mundo em 2015, com “New Love”, “Last Dance”, “Be The One”, sendo essa última a grande responsável por mostrar a artista ao Reino Unido, conquistando a nona posição na tabela britânica.

Dua Lipa conquistou a atenção da mídia especializada após o lançamento de seu álbum de estreia em 2017, que conquistou a terceira posição no UK Albums Chart e contou com oito singles. “New Rules” e “IDGAF” tornaram-se sucessos globais, atingindo a primeira posição de diversos países como Austrália, Bélgica, Irlanda, Estados Unidos e Reino Unido, além de atingir as 10 primeiras posições em mais de 30 países. Mais tarde, o álbum recebeu cinco indicações no BRIT Awards, importante premiação considerada o Grammy britânico.

Em 2018, em parceria com Calvin Harris, Dua Lipa lançou o single “One Kiss”, que alcançou a primeira posição no Reino Unido e se tornou a música número um por uma artista feminina em 2018.

Seu segundo álbum de estúdio, “Future Nostalgia”, lançado em 2020 vendeu mais de um milhão de cópias apenas nos Estados Unidos e mais de 3 milhões de cópias mundialmente. O disco com sucessos, como “Don’t Start Now”, “Physical”, “Break My Heart” e “Levitating”. Muito bem recepcionado pelo público e pela mídia especializada, o álbum apareceu em diversas listas de melhores do ano e se tornou o álbum feminino com mais streams no Spotify de 2020, com 2,976 milhões de streams. Além disso, o “Future Nostalgia” rendeu à Dua Lipa seis indicações no Grammy Awards, incluindo “Melhor Álbum Pop” e “Álbum do Ano”.

Confira “Love Again”, lançada neste ano:

YouTube video

Corinne Bailey Rae

Corinne Bailey Rae já se apresentou no Rock in Rio de Lisboa e, em 2022, levará todo o seu Soul Music britânico para o Palco Sunset. Ela tem três discos de estúdio lançados: “Corinne Bailey Rae” (2007), “The Sea” (2010) e “The Heart Speaks in Whispers” (2016). Além de tudo isso, em 2011, lançou o EP “The Love”.

YouTube video
Última atualização em 19/08/2022 às 06:06