Menu

Relembre 7 sucessos de Marisa Monte para aquecer o coração

Cantora é uma das maiores vozes femininas do Brasil
19/01/2023 às 19:29
Tempo de leitura
8 min
Cantora Marisa Monte já recebeu mais de 40 prêmios - Foto: divulgação do site oficial da cantora
Cantora Marisa Monte já recebeu mais de 40 prêmios - Foto: divulgação do site oficial da cantora

De voz aveludada, poesias arrebatadoras e arranjos musicais de extremo bom gosto, Marisa Monte é uma das maiores artistas brasileiras. Com sucessos que embalaram a vida de milhões de pessoas, com sua singularidade, a cantora musicou a sensibilidade e força feminina com muita competência e brasilidade.

Vencedora de mais de 40 prêmios, a carioca lançou seu primeiro álbum em 1989, denominado MM e desde então não parou mais. Foi na década de 94 que Marisa Monte lançou o trabalho considerado o melhor de sua carreira, “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa Carvão”, que carrega canções de Carlinhos Brown, Nando Reis, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Jamelão, Jorge Ben Jor e Lou Reed. Dois desses compositores futuramente formara um trio com a cantora.

Discos vão e discos veem na carreira da cantora, até que depois de consolidada como cantora brasileira, Marisa Monte lança o sexto trabalho, só que dessa vez acompanhada. Integrante dos Tribalistas, trio formado por Marisa, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, a cantora teve outro auge, emplacando vários hits. O sucesso foi tamanho que a artista fez uma pausa de três anos e meio dos palcos, retornando em 2006, com o lançamento do álbum “Infinito Particular”, trabalho pop que contou com a participação de além de seus dois parceiros dos Tribalistas, o cantor e compositor Seu Jorge e Pedro Baby.

É muito difícil existir um brasileiro que não conhece pelo menos uma música cantada por Marisa Monte. Pensando em sua grande relevância, tanto como personalidade, como enquanto artista, separamos 7 grandes sucessor para fãs e admiradores da cantora possa relembrar sua carreira.

Marisa Monte em 7 sucessos

Com 55 anos de idade, a cantora, compositora, multi-instumentista e produtora musical Marisa Monte é internacionalmente conhecida, pois produz e lança sucessos há muito tempo. Sempre antenada no que acontece no mercado fonográfico e nem por isso perdendo sua qualidade musical, Marisa até hoje ganha adeptos de sua música, que acabou se tornando uma filosofia de vida, ou um estado de espírito.

Para comemorar que Marisa Monte nasceu aqui, no Brasil, e é uma grande artista, vamos recordar músicas que fizeram parte da história de muita gente.

Bem que se Quis

A adaptação de “E Po’ Che Fa”, feita pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta caiu muito bem na voz aguda de Marisa Monte. Ela se transformou em “Bem que se Quis”, o primeiro sucesso da cantora, que foi lançado em seu disco MM foi muito bem recebido pelo público.

Uma curiosidade sobre a parceria de Marisa Monte com o escritor Nelson Motta é que os dois se conheceram em Roma, na Itália, quando Marisa tinha 19 anos. Na época, a cantora largou a faculdade de canto no Rio de Janeiro e embarcou rumo a Europa. Na capital italiana, Marisa se apresentava em diversos bares, foi em uma dessas noites que Nelson Motta conheceu seu talento. A parceria rendeu grandes sucessos, o primeiro deles: Bem que se Quis.

O primeiro clipe da música foi gravado ainda em preto e branco. Nele Marisa aparece com pose de diva, vestida de um longo preto e fazendo uma interpretação triste na canção, sua marca desde sempre. Trata-se de uma canção romântica que embala um amor que está chegando ao fim, mas que ainda pode ser recuperado pela força do desejo: “já me esqueci de te esquecer, porque, o seu desejo é meu melhor prazer”. Veja o clipe original:

YouTube video

Beija Eu

A primeira faixa do segundo álbum de Marisa Monte (Mais) é fruto de um encontro da artista com Arnaldo Antunes e Arto Lindsay. Lançada em 1991, é uma balada que traz a leveza de um amor livre através do beijo.

O cantor Silva fez uma releitura da canção, interpretando ao piano e com batidas eletrônicas. A canção virou também um hit do artista em 2016. Mas ele não é o único artista que gosta de interpretar a canção, em 2022, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou que “Beija Eu” ocupa a 11ª colocação na lista de mais tocadas de Marisa Monte na voz de outros cantores.

O álbum “Mais” de Marisa Monte também lhe rendeu outros sucessos como “Ainda Lembro”, canção que recebeu a participação de Ed Motta, “De Noite na Cama”, composição de Caetano Veloso e “Eu Sei (Na Mira), de autoria própria, essa última foi adaptada e regravada por Negra Li em 2007.

YouTube video

Na Estrada

Criada por Marisa Monte, Nando Reis e Carlinhos Brown, “Na Estrada” é uma música que tem arranjos leves, percussivos, mas uma letra muito profunda. De uma poesia e sensibilidade para poucos artistas: “em botão, no tempo, no topo, no chão, em cada escada há caminhada, à pé, de caminhão”.

Ela faz parte do terceiro álbum de Marisa Monte: Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa-Carvão, que entrou para a lista dos 100 melhores discos da história do Brasil, de acordo com a revista Rolling Stones. Muitos críticos consideram este o melhor álbum da carreira da artista. Quando lançado (1994), ocupou a primeira posição dos discos mais vendidos do país.

Nesse trabalho também foram lançadas as músicas “Balança Pema”, de Jorge Ben Jor, quem deu muitas “canetadas” neste álbum de marisa Monte foi o baino Carlinhos Brown, que assina as músicas “Segue Seco”, “Maria de Verdade”, assim como Nando reis, compositor de “Ao meu Redor”, “O Céu” e “Enquanto Isso”.

YouTube video

Amor I Love You

Se tratando de romantismo, Marisa Monte não teve limite algum ao longo de sua carreira. A música “Amor I Love You”, lançada nos anos 2000, estreitou os corações, juntamente com outras canções do álbum “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”. Parceria dela com Brown, a música alcançou, por um bom tempo, o primeiro lugar nas paradas de sucesso do Brasil. Tocava o dia inteiro nas rádios e ficou em segundo lugar das mais tocadas do ano.

Vencedora do Grammy Latino na categoria “Melhor Canção Brasileira, “Amor I Love You” entrou para a trilha sonora de uma das novelas de maior sucesso da teledramaturgia brasileira, “Laços de Família”, sendo tema de um romance. Mas o que poucos sabem é que a música foi composta para a filha de Carlinhos Brown, que ainda estava na barriga da mãe. Fofo, né?

Como de praxe em todo álbum de Marisa Monte não é apenas uma música que faz sucesso, nesse, além de “Amor I Love You”, a cantora emplacou “Não Vá Embora”, “Gentileza” e “Não é Fácil”.

YouTube video

Velha Infância – Marisa Monte

Na trama da Globo “Mulheres Apaixonadas” (2003), Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erik Marmo) é um casal apaixonado que passa por muitas dificuldades até conseguirem por fim ficarem juntos. A música escolhida para embalar a telenovela que foi transmitida em horário nove foi “Velha Infância”, dos Tribalistas. Também fez parte da trilha de “Chiquititas” (2013), novela do canal SBT.

Com mais de 2 milhões de cópias vendidas, o álbum dos Tribalistas, trio que Marisa Monte faz parte, foi reconhecido mundialmente. Fez muito sucesso em países como Itália, Espanha e Portugal. Foi premiado no Grammy Latino de 2003 como Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. Praticamente todas as músicas desse trabalho fizeram sucesso, “Velha Infância” ganhou maior ênfase devido a repercussão nas novelas.

YouTube video

Vilarejo

Com agradáveis harmonia e melodia, “Vilarejo” é uma música que traduz muito bem a arte de Marisa Monte. Feita por Pedro Baby (filho de Pepeu Gomes e Baby do Brasil), Brown, Marisa e Arnaldo, a música segue o estilo da artista, mas traz reflexão sobre moradia de uma forma lúdica.

YouTube video

Ainda Bem

Em 2011 o nome de Marisa Monte volta a ganhar destaque na cena musical nacional, sobretudo pelo lançamento da música “Ainda Bem”, que faz parte do CD “O que Você quer Saber de Verdade”. O videoclipe da música surpreendeu muitas pessoas, pois contou com a participação do lutador de MMA Anderson Silva. Nas imagens Marisa aparece dançando com Anderson em uma estética que se aproxima do tango.

Para quem achou que Marisa já havia ido fundo nas questões do coração ela provou que sempre há mais para “cavar”. O álbum em si traz sonoridades e letras para embalar os momentos de desilusões amorosas, a música “Depois” e “Seja Feliz” provam isso. Ouça “Ainda Bem”.

YouTube video

Marisa Monte está em turnê do seu mais recente álbum, “Portas”.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/01/2023 às 19:53