The news is by your side.

Natural de Mariana, Mo Maie lança disco gravado no Senegal

Inovador, pluridiverso e futurista, “Bambala Bambala” foi criado a partir de vivências e diálogos sonoros, pautados em trocas criativas e experimentações, fusionando linguagens e ritmos tradicionais do oeste africano com a música popular brasileira e a world music, entre 2018 e 2021, no Senegal, Mali e Brasil. Trata-se do primeiro disco da cantora mineira Mo Maie. 

Performer, multi-instrumentista, escritora, pesquisadora, artesã de instrumentos musicais africanos, a artista é natural de Mariana, primeira cidade de Minas Gerais, e radicada na Bahia, desde 2012.

Idealizadora da plataforma criativa Djalo Musica Nomad, em sua caminhada desenvolveu diversos trabalhos em parceria com artistas, redes criativas e comunidades no Brasil, África, América Latina, Oriente Médio e Europa.

O álbum “Bambala Bambala” vem celebrar mais de 30 anos de sua carreira como compositora, em uma vida dedicada às artes, à educação e à cultura popular afro-brasileira e nômade.

“Este trabalho representa um grande desafio e também um marco em minha caminhada, não apenas enquanto musicista, compositora e produtora, mas como pessoa, mesmo. Com o apoio do Programa Ibermúsicas, realizamos os registros na África, em 2020 e com o apoio financeiro da Lei Aldir Blanc Minas Gerais 2020, realizamos a finalização da obra, em Minas e na Bahia”, disse a cantora.

Segundo Mo Maie, o apoio da Lei Aldir Blanc foi fundamental no processo de finalização do disco. Para ela, considerando a quantidade e qualidade dos projetos realizados com o apoio dessa lei no Brasil em 2020 e 2021, este ano foi um marco na estória da produção artística nacional. “A criação e preservação de políticas públicas para as artes e cultura é fundamental para o desenvolvimento de um país, afinal a arte representa a maior expressão da identidade de um povo”, complementa a artista.

À parte de “Ndawrabine’, tema tradicional do povo senegalês lebou, as demais composições do álbum são originais e inéditas, de autoria de Mousseke Le Polivalent (Senegal) e Mo Maie, tecidas a partir de diferentes matrizes e influências musicais, tendo por fio condutor a natureza e memórias transatlânticas. 

Os temas são cantados em Wolof, Brasileiro e Francês, transmitindo aos ouvintes atmosferas de World Music, entre paisagens e texturas sonoras que conectam a música popular brasileira, o reggae, o desert blues, o afro jazz, nos relembrando que a música não tem fronteiras.

O álbum Bambala Bambala foi lançado no dia 13 de setembro, no canal Djalo Musica Nomad, no YouTube, onde também foi  lançado o videoclipe do tema “Ndox”. Veja o clipe:

O disco já está nas principais plataformas do streaming e também disponível para download gratuito no site oficial de Mo Maie.