Menu

Eminence: banda mineira se apresenta no Rock in Rio 2022

Os belo-horizontinos Alan Wallace (guitarra), Bruno Paraguay (vocal), Alexandre Oliveira (bateria, The Troops of Doom), Davidson Mainart (baixo), sobem ao palco do maior evento de música do Brasil no dia 2 de setembro
10/03/2022 às 22:40
Tempo de leitura
4 min
Banda Eminence, atração do Rock in Rio 2022. Foto: Henrique Gualtieri
Banda Eminence, atração do Rock in Rio 2022. Foto: Henrique Gualtieri


A banda Eminence é uma das atrações já confirmadas para o próximo Rock in Rio, previsto para acontecer entre os dias 2 e 11 de setembro deste ano no Rio de Janeiro.

Alan Wallace (guitarra), Bruno Paraguay (vocal), Alexandre Oliveira (bateria, The Troops of Doom), Davidson Mainart (baixo) subirão ao palco District do maior festival de música do Brasil, no dia 2 de setembro, e estarão com eles Oitão, Sioux 66 e Noturnall.

Em entrevista ao portal Mais Minas, Alan Wallace contou sobre a expectativa para a apresentação.

“Esse retorno é como se estivéssemos começando do zero, é tipo o primeiro show da carreira da banda. A pandemia foi um choque, a gente não esperava que isso ia acontecer no mundo. Imagina, vai fazer dois anos e três meses praticamente sem subir no palco. Tá dando aquele friozinho na barriga, como se fosse o primeiro show da vida. Porque você pensa ‘poxa vida, vou subir no palco novamente e vou subir no palco no Rock in Rio’. Sou muito grato por isso, mas é um desafio também.”

“Dark Echoes”; álbum novo será apresentado no Rock in Rio

O mais recente álbum da banda, “Dark Echoes“, conta com participações marcantes. A produção ficou sob a tutela do produtor dinamarquês Tue Madsen (Antfarm Studios).

As participações internacionais não pararam por aí. O cantor suéco Björn “Speed” Strid (Soilwork, The Night Flight Orchestra, At the Movies e Gathering of Kings) colocou sua voz na faixa que tem o mesmo nome do disco. Rodrigo Garcia (Orquestra Mineira de Rock nos Cellos) também colaborou musicalmente com uma música, que traz uma letra carregada de críticas a temas relevantes como homofobia, racismo e desigualdade social.

O tecladista da banda Jota Quest, Márcio Buzelin (Jota Quest), assina o piano na faixa Into the Ashes, que recebe as batidas do DJ Marco AS.

Esse é o sexto álbum da banda. Foram necessários nove meses para que a pré-produção fosse concluída. Detalhe, os músicos trabalharam remotamente por causa da pandemia.

“A gente escreveu esse álbum em 2020. Foi uma fonte de inspiração pra gente (claro, a pandemia mudou a cabeça de muita gente, a gente fez esse álbum remotamente, cada um escrevendo na sua casa e tal), esse governo atual do Brasil nos ajudou bastante a escrever. O Governo do Bolsonaro realmente, pela nossa postura política, é um governo que não nos representa, não representa a nossa classe e isso nos ajudou a escrever sobre isso”, contou.

Novo integrante

Essa é a terceira vez que a banda participa do Rock in Rio. O fato de ser um retorno das atividades artísticas traz um novo sentido ao show e encontro com o público.

“A apresentação marca a estreia do novo baterista da banda, Alexandre Oliveira. Ele entrou, nós gravamos o álbum novo da banda que chama “Darque Ecos” e a gente tá pretendendo fazer um set totalmente renovado e vai ser também a estreia desse álbum, novo no Rock in Rio”, explicou Alan.

Eminence é death metal, mas é de Minas

Embora o grupo proponha um estilo musical completamente diferente da música tradicional mineira, o belo-horizontino não deixou de lado sua origem e com muito respeito fala sobre a música do seu estado.

“A gente não pode negar a nossa essência. Milton Nascimento, Lô Borges, Tadeu Franco, não são influências que colocamos diretamente na música do Eminece, mas tem aquele respeito e um pouco da musicalidade da coisa mineira. Minas é um celeiro musical, nós temos grandes artistas, no entanto uma das maiores bandas de heavy metal é de Belo Horizonte, a Sepultura.”

Quem está começando na música agora, precisa ouvir os conselhos de quem já está há mais de vinte anos na estrada.

Quem está começando agora deve ensaiar bastante, acreditar no que gosta e divulgar o máximo nas ferramentas que tem agora, de streamming e nas redes sociais. Respeitar os companheiros de banda e acreditar naquilo que faze é muito importante. 

Se você ainda não ouviu Eminence, esse é um bom momento para já ir se preparando para o Rock in Rio. Confira!

YouTube video
Clipe da música Wake Up The Blind, da Eminence, banda mineira.
Última atualização em 10/03/2022 às 23:32