Menu
TV

Globo exibe o filme ‘Rogue One: Uma História Star Wars’ no Cinema Especial desta quarta (17)

17/06/2020 às 19:17
Tempo de leitura
4 min

A Globo vai exibir o filme “Rogue One: Uma História Star Wars” na noite desta quarta-feira no Cinema Especial. Rogue One é um spin-off de “Star Wars”, lançado em 2016, tendo arrecadado cerca de cerca de 1 bilhão de dólares.

“Rogue One: Uma História Star Wars” (“Rogue One: A Star Wars Story”) é uma aventura épica e visualmente deslumbrante que adiciona muitas facetas ao universo quase inesgotável de Star Wars e enriquece componentes estabelecidos com mais detalhes e experiências. No entanto, difere em um ponto muito importante das sete partes anteriores da saga.

A história começa treze anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte. Jyn Erso (Felicity Jones) é recrutada pela Aliança Rebelde e tem papel fundamental na missão de seu grupo que é roubar os planos da maior arma de destruição em massa do Império, a Estrela da Morte.  Essa Estrela da Morte foi desenvolvida pelo pai de Jyn, o brilhante cientista Galen Erso (Mads Mikkelsen), que decidiu há muitos anos trabalhar para o império sob o comando do diretor Orson Krennic (Ben Mendelsohn) para proteger sua filha.

Após os muitos trailers, foi levantada a questão de saber se Jyn Erso poderia realmente levar o filme como personagem principal. Parece legal, arrogante e reservada. A impressão permanece no início do filme. Mas quanto mais a ação progredir, melhor você entenderá o porquê. Jyn é uma figura trágica que não teve uma infância despreocupada e é marcada pela guerra. Ela adia seu trauma e provavelmente nunca viu a vida de seu lado ensolarado.

Ela não está sozinha nisso. Todos os personagens principais são marcados pela luta contra o império de uma maneira ou de outra, perderam tudo parcialmente ou fizeram grandes sacrifícios. Isso por si só torna o filme extraordinariamente difícil.

Star Wars se tornou entretenimento para toda a família. Rogue One é uma exceção: o filme provavelmente não é para crianças e mentes frágeis. Há muitos disparos e espancamentos, há toneladas de explosões e muitas mortes. O tiro na cabeça de um stormtrooper de perto nunca foi visto em Star Wars. A seriedade incomum do filme só é interrompida pelas declarações e comentários do reprogramado droide imperial K-2SO (Alan Tudyk).

Pela primeira vez, a trilha sonora não vem de John Williams, mas de Michael Giacchino, que já trabalho em filmes como “Doutor Estranho” (2016), “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (2017) e “Jojo Rabbit” (2019).

“Rogue One” foi anunciado como um spin-off de “Star Wars”, mas é claramente um prequel impecável do primeiro filme de Star Wars de 1977. O filme vive de alusões, pressentimentos e aparições curtas de personagens conhecidos da franquia. A desvantagem, é claro, é que o Rogue One não funcionará se você não estiver familiarizado com a icônica trilogia clássica. Sem conhecimento prévio, você pode apreciar as imagens e os efeitos especiais de primeira classe, mas só pode aceitar a ação com um encolher de ombros.

Em síntese, o filme é uma aventura épica de Star Wars, mas muito mais séria, difícil e sombria do que você costumava ver. Após o filme, você também verá a “sequência” com olhos diferentes.

O que significa Rogue One?

Em entrevista à revista britânica Empire Magazine, o diretor Gareth Edwards disse o seguinte sobre ao responder essa pergunta:

“Eu estive pensando muito sobre ele ultimamente. O que Rogue One significa? Sim, é uma denominação militar, mas é também o primeiro filme da franquia Star Wars que não entra na continuidade da série principal, então somos o ‘primeiro rebelde’. Além disso, o título fala de Jyn Erso também, então há um monte de significados diferentes para o mesmo título, é incrível. Ainda bem que escolhemos esse”.

YouTube video