Menu

Iron Biker Brasil movimenta a economia de Mariana pela 6ª vez

15/09/2019 às 20:10
Tempo de leitura
3 min

A 27° edição do Iron Biker Brasil foi sediada pela sexta vez em Mariana, na Região dos Inconfidentes. Para isso, a cidade foi totalmente preparada para acolher os mais de dois mil atletas. Restaurantes, hotéis, bares e a própria população marianense dedicaram esforços a competição, que movimentou a economia da cidade por quatro dias.

Além de contar com características coloniais singulares, Mariana também tem como riqueza a hospitalidade da sua gente. A forma como o marianense recepciona quem chega é um dos pontos fortes da personalidade cultural da cidade. O morador de Mariana, Márcio Oliveira, foi pela segunda vez prestigiar a competição e diz que pretende continuar. Segundo ele, a parte cultural do evento é importante pois possibilita distração e lazer para a família.

Economia local

Para o proprietário do restaurante Vila Real, Abner Vieira, o Iron Biker Brasil é um dos eventos que mais agrega a cidade, uma vez que traz um público educado e que aprecia o comércio local. “Outro evento que também é muito bom pra cidade é o Circovolante. Meu estabelecimento vende bem mais nesses eventos, assim como os hotéis e pousadas que movimentam bastante”, acrescenta.

Já a comerciante Carla Lamarca, proprietária da CTL Presentes e Artesanatos, comenta que o Iron Biker é um dos melhores eventos do ano para movimentar seu comércio. “Gostamos muito e recebemos com muito carinho o pessoal do Iron Biker. Todos os dias do evento são muito bons para mim em relação as questões financeiras”, finaliza.

Esporte e cultura

Iron Biker Brasil movimenta a economia de Mariana pela 6ª vez

Durante o Iron Biker também tiveram shows – Crédito da foto: Rômulo Soares/Mais Minas

De acordo com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, é extremamente importante que o município se torne a capital mineira do mountain bike, uma vez que, a Primaz de Minas já sedia a Copa internacional, o Bike enduro e o Iron Biker. De acordo com ele, o evento é muito importante para a cidade, uma vez que ele gera empregos, lota os hotéis, fortalece a economia e o mais importante, traz a imagem de Mariana como uma cidade que continua linda, desmistificando a ideia de que Mariana se perdeu em meio ao crime ambiental.

Entretanto, a união da cidade com o Iron Biker não se resume somente à competição. O evento também contou com shows diversos, locais destinados a alimentação e cultura. Segundo Duarte Júnior, “isso acontece para trazer um sentimento que vale a pena o público participar, visto que muitas pessoas vêm para acompanhar e torcer para os ciclistas durante as provas”. Duarte frisa que é importante trazer outras atrações para que as pessoas se sintam satisfeitas na cidade.

COMENTÁRIOS