Menu

Confira 10 séries documentais que mostram os bastidores de times de futebol

15/05/2020 às 08:33
Tempo de leitura
7 min

Nos últimos tempos tem sido cada vez mais comum o lançamento de documentários focados no dia a dia de clubes e entidades esportivas. Assim como todo torcedor e fã de esporte, eu sempre fiquei curioso para saber o que se passa por dentro dos vestiários e durante os treinamentos das principais equipes mundiais. Hoje, já é possível saber pelo menos um pouco disso, já que grandes times têm aberto espaços para produtoras interessadas em retratar temporadas em documentário. 

Nos Estados Unidos essa prática é bem comum, principalmente em equipes de futebol americano. Basta abrir os principais serviços de streaming para que você se depare com dezenas de documentários que mostram a rotina de equipes da liga profissional ou universitária.

Impulsionado pelo recém lançada “Matchday: FC Barcelona”, que conta a história da temporada 2018-19 do Barça, listei dez séries que revelam o dia a dia dos times de futebol e nos fazem entender pelo menos um pouco de como são os bastidores do esporte mais popular do mundo. Confira: 

All or Nothing: Manchester City (2018)

– Disponível na Amazon Prime 

– Contém oito episódios 

“All or Nothing: Manchester City” mostra em vídeo todos os bastidores da melhor temporada do Manchester City na história da Premier League e os primeiros títulos do treinador Pep Guardiola na Inglaterra, além dos últimos momentos do ídolo Yaya Touré no clube e a dolorosa derrota para o rival Liverpool, na Liga dos Campeões.

YouTube video

Matchday: FC Barcelona (2020)

– Disponível na Netflix

– Contém oito episódios

Cheia de altos e baixos, a temporada 2019-20 quer ser esquecida por muitos fãs do Barcelona. Nesta série você poderá ver com detalhes o dia a dia de Lionel Messi, Luis Suárez e companhia, além dos bastidores do vestiário do time, nas marcantes derrotas nas semifinais da última Liga dos Campeões e para o Valencia, na Copa do Rei.

YouTube video

Boca Juniors Confidencial (2018)

– Disponível na Netflix

– Contém quatro episódios 

Um dos clubes mais populares do mundo, o Boca Juniors é um gigante da América do Sul. Neste documentário podemos ver a trajetória de parte do ano de 2018 do clube xeneize. Assistindo a série também é possível conferir detalhes do retorno de Carlitos Tevez ao seu país, uma final emocionante contra o maior rival e a busca da equipe pelo seu 33º título do Campeonato Argentino.

YouTube video

Sunderland Até Morrer (2020)

– Disponível na Netflix

– A série possui duas temporadas e segue em andamento

Acompanhe aqui a história do simpático Sunderland em busca do tão sonhado acesso para a Premier League. A série retrata os bastidores da temporada 2017-18 do time inglês, que havia acabado de ser rebaixado para a segunda divisão. Ao contrário da maioria dos documentários que focam em clubes vitoriosos, aqui vemos um clube pequeno lutando para devolver o orgulho para seus torcedores, ainda abalados com o descenso da equipe.

YouTube video

Juventus: Prima Squadra (2018)

– Disponível na Netflix

– A série possui seis episódios divididos em duas temporadas

Em “Prima Squadra” podemos conferir todos os detalhes da temporada 2017-18 do clube mais dominante do futebol italiano. Entre dores e glórias, vemos os bastidores da Juventus em busca do seu sétimo título consecutivo na Serie A e o tão sonhado título da Liga dos Campeões, que a Velha Senhora não conquista desde os anos 90.

YouTube video

Maradona no México (2019)

– Disponível na Netflix

– Contém sete episódios 

Ídolo máximo do futebol argentino, após sua aposentadoria dos gramados Maradona resolveu se aventurar como treinador. Em 2018, Diego foi até o México para treinar o Dorados, equipe da divisão de acesso da Liga Mexicana. Neste documentário você poderá ver todos os detalhes dos bastidores desse ícone do esporte comandando uma equipe no coração do cartel de Sinaloa.

YouTube video

Inside Borussia Dortmund (2019)

– Disponível na Amazon Prime

– Contém quatro episódios 

Um dos clubes europeus mais populares no Brasil, o Borussia Dortmund abriu as portas de seu vestiário para que fosse gravada uma série contando a trajetória do time na temporada 2018-19. Veja aqui detalhes do centro de treinamento do clube, momentos da vida pessoal dos atletas e todos os dramas vivenciados pelo time.

YouTube video

Tudo ou Nada: Seleção Brasileira (2020)

– Disponível na Amazon Prime

– Contém cinco episódios 

“Tudo ou Nada: Seleção Brasileira” conta a história do time de futebol mais popular do mundo na última edição da Copa América. Nela você poderá conferir detalhes da convocação de Tite, o polêmico corte de Neymar e os bastidores da mais recente conquista da nossa seleção.

YouTube video

Les Bleus 2018, A Epopeia Russa (2018)

– Disponível na Amazon Prime 

– Contém quatro episódios 

Confira aqui toda a epopeia da Seleção Francesa rumo ao bicampeonato mundial de futebol. A história de Mbappé, Pogba, Griezmann e cia. em busca da tão sonhada taça da Copa do Mundo 2018. Além de detalhes das partidas e vestiário, a série também nos mostra momentos do passado dos craques franceses e o caminho que traçaram para chegar a glória máxima do esporte.

Confira 10 séries documentais que mostram os bastidores de times de futebol

A série mostra a caminhada da França rumo ao título mundial de 2018 – Crédito da foto: Divulgação/Amazon Prime

Luis, el sabio del éxito (2018)

– Disponível na Amazon Prime

– Contém dois episódios

Gravada mais de dez anos atrás, “Luis, el sabio del éxito” mostra com detalhes os bastidores da conquista da Espanha na Eurocopa de 2008. Capitaneada por Luis Aragonés, a Seleção Espanhola saiu de uma fila de mais de 40 anos para entrar no momento mais vitorioso de sua história. Focada no treinador do time, a série mostra os momentos de tensão, euforia e discursos emotivos daquele time histórico.

YouTube video

Menções Honrosas

Vai Pra Cima, Fred

Deixo aqui uma menção honrosa para duas séries que retratam o dia a dia de personalidades do futebol. Em “Vai Pra Cima, Fred”, o jornalista e youtuber brasileiro, Bruno Carneiro, vulgo Fred, começa a trilhar sua jornada para tentar se tornar jogador profissional de futsal. Nesta série podemos ver além de sua história, o dia a dia dos seus companheiros de equipe. Filmado no início deste ano, o documentário mostra os seus primeiros passos com a camisa do Magnus Futsal. Popular na internet, Fred é apresentador do canal Desimpedidos e, assim como milhões de brasileiros, sempre sonhou jogar profissionalmente.

YouTube video

O Coração de SERGIO RAMOS

A outra série que irei comentar é “O Coração de SERGIO RAMOS”, produção que mostra o dia a dia de Sergio Ramos, o polêmico capitão do Real Madrid e da Seleção Espanhola. Astro do futebol local, o zagueiro é ídolo no clube da capital e coleciona desafetos com outros jogadores e times. Neste documentário vemos sua rotina com família e clube, além de outros momentos de sua vida privada. Além disso, também podemos conferir um pouco dos bastidores do clube merengue na temporada 2018-19.

YouTube video

Veja também: “Sunderland Até Morrer” – a série que deveria ser vista por todo fã de futebol