Menu

200 vezes Mano! Treinador chega a marca histórica pelo Cruzeiro

13/02/2019 às 20:45
Tempo de leitura
4 min

Treinador mais longevo entre os clubes da Série A do Brasileirão, Mano Menezes se encontra próximo de alcançar uma marca histórica pelo Cruzeiro: no jogo de domingo, o técnico irá completar 200 jogos no comando da equipe celeste.

Atualmente em sua segunda passagem no Cruzeiro, Mano iniciou sua caminhada no clube celeste em 2015, quando foi contratado para salvar a equipe da então iminente ameaça de queda à segunda divisão.

Mano pegou o Cruzeiro naquela altura na incômoda 16ª colocação no Brasileirão, fora da zona de rebaixamento apenas pelo número de vitórias, e conseguiu uma grande campanha de recuperação, terminando o Campeonato no 8º lugar, passando perto de se classificar para a Copa Libertadores do ano seguinte.

Apesar da bela campanha, Mano Menezes acabou não ficando no Cruzeiro para o ano seguinte. Após o fim do Brasileirão, o clube chinês Shandong Luneng pagou a multa rescisória do contrato de Mano com o time mineiro e o contratou por duas temporadas. A saída do treinador irritou parte da torcida celeste, que chegou a até apelidar, ironicamente, o técnico de “Money Menezes”.

Após a saída de Mano Menezes para a China, o Cruzeiro voltou a ter problemas de desempenho e troca de treinadores e mais uma vez passou a correr risco de rebaixamento. Após as frustrantes passagens do ex-atacante Deivid e do português Paulo Bento, Mano mais uma vez foi acionado e aceitou o desafio de mais uma vez livrar o clube celeste de uma inédita queda à segunda divisão.

Quando assumiu o comando do clube, em sua segunda passagem, Mano Menezes encontrou um Cruzeiro em situação dificílima, deixado por Paulo Bento na penúltima posição do Campeonato Brasileiro e com um time esfacelado. Mano então organizou o clube e contando com o auxílio de Ramón Ábila e Rafael Sóbis, contratados para reforçar a equipe no meio do ano, recuperou o futebol do clube, terminou o Brasileirão no 12º lugar e de quebra levou aquele time à semifinal da Copa do Brasil daquele ano.

Após o fim da temporada de 2016, Mano Menezes voltou a receber sondagens do exterior, mas dessa vez bancou sua permanência no Cruzeiro e pela primeira vez começou um ano a frente do clube, podendo planejar a temporada desde o início.

Tal possibilidade logo mostrou resultados e, com um time reforçado, Mano Menezes recolocou de vez o Cruzeiro entre as melhores equipes do país, coroando sua passagem com um bicampeonato da Copa do Brasil. Feito inédito no futebol brasileiro.

Quinto técnico com mais jogos

De contrato renovado até o fim de 2019, Mano Menezes provavelmente irá chegar a números ainda mais impressionantes no comando do Cruzeiro. Atualmente, Mano é o quinto técnico com mais jogos pelo Cruzeiro, somando 199 partidas comandando a equipe.

Como a temporada brasileira tem em média 70 jogos, para os clubes que disputam a Série A, se nada acontecer de anormal o treinador celeste irá alcançar o posto de segundo técnico que mais dirigiu o clube na história, já que na sua frente estão Matturio Fabbi, com 201 jogos, atrás de Niginho, com 247, Levir Culpi, com 257 e o até então inalcançável Ilton Chaves, com 389 partidas comandando o Cruzeiro.

Técnicos que mais comandaram o Cruzeiro na história:

1º – Ilton Chaves – 389 jogos

2º – Levir Culpi – 257 jogos

3º – Niginho – 247 jogos

4º – Matturio Fabbi – 201 jogos

5º – Mano Menezes – 199 jogos

6º – Airton Moreira – 191 jogos

7º – Ênio Andrade – 187 jogos

8º – Orlando Fantoni – 172 jogos

9º – Adilson Batista – 169 jogos

10º – Marcelo Oliveira – 169 jogos

Última atualização em 19/08/2022 às 09:07