Menu

Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o “Leão do Bonfim”

21/01/2020 às 16:11
Tempo de leitura
5 min

Nesta semana se iniciará o Campeonato Mineiro de 2020 – Módulo I. Esta será a 106ª edição daquele que é um dos mais tradicionais estaduais do país. E para iniciar a temporada nas Minas Gerais, o Mais Minas preparou uma série de matérias especiais sobre os clubes que disputarão a divisão principal do torneio. Em mais um episódio, é hora de falar do tradicionalíssimo Villa Nova.

Criado em 28 de junho de 1908, a equipe de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, acumula 111 anos de títulos, tradição e história. Durante toda sua existência, o Villa alçou o posto de ser considerado a quarta maior força do futebol mineiro, ficando atrás apenas do grandes da capital.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o "Leão do Bonfim"

O atual time do Villa – Créditos da foto: Paulo Freitas/Villa Nova

Em sua galeria de troféus, o Glorioso ostenta diversas conquistas. Dentre elas, um pentacampeonato mineiro e uma Série B.

Fundação

No ano de 1908, trabalhadores ingleses e brasileiros da Saint John Del Rey Mining Company Limited, uma empresa de mineração que atuava em Minas Gerais, decidiram criar uma equipe de futebol. Assim nasceu o Villa Nova Athletic Club que, posteriormente, passou pelo aportuguesamento no nome, se transformando no conhecidíssimo Villa Nova Atlético Clube.

Influência inglesa

Devido ao potencial de riquezas como ouro e minério na região de Nova Lima, a presença de empresas estrangeiras e, principalmente, inglesas, sempre foi muito intensa no local. Dessa maneira, a ascendência da Terra da Rainha, naturalmente, se espalhou no alvirrubro.

Além da fundação por britânicos, as cores da equipe também são em alusão à Inglaterra. Isso porque o vermelho e o branco foram escolhidas para homenagear São Jorge, padroeiro do país. Outro fato interessante a se observar é o fato da Seleção Inglesa, assim como o Villa, carregar tais cores em seu uniforme.

Estádio e mascote

O clube novalimense manda seus jogos em um dos mais tradicionais e imponentes campos de Minas Gerais. Trata-se do Estádio Municipal Castor Cifuentes, o popular “Alçapão do Bonfim”, que possui capacidade para receber cerca de 5 mil torcedores.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o "Leão do Bonfim"

O tradicional Castor Cifuentes – Créditos da foto: Portal Minas Gerais

Quanto ao mascote, o próprio título da matéria já diz: o leão! O rei da selva é responsável por representar o Villa Nova. A escolha foi feita pelo conhecido cartunista Mangabeira, na década de 40.

O motivo do Leão ser apontado também é por conta da influência inglesa. Afinal, o animal é o símbolo da realeza britânica.

Grandes conquistas

A Série B de 1971 é o maior título da história do Villa Nova. Na altura, o Leão Maluco despachou tradicionais times como Ponte Preta e Remo, e levou o troféu para o Bonfim.

Além do nacional, os estaduais de 1932, 1933, 1934, 1935 e 1951 também são motivos de orgulho para o villanovense.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o "Leão do Bonfim"

Vaduca, o autor do gol do título de 51 – Créditos da foto: Divulgação/Villa Nova

Dias atuais

Nas últimas temporadas, o Glorioso não vem desempenhando um futebol que agrade seu adepto. Ultimamente, é comum ver o time do Alçapão lutando contra o rebaixamento no estadual.

“Eu tô é chateado demais com esse trem!”

No Campeonato Mineiro de 2019, um torcedor alvirrubro viralizou na internet ao aparecer revoltado em vídeo pós-jogo. Na ocasião, o Villa Nova foi derrotado pelo Tupynambás, e João Otávio, “o corneteiro”, não teve papas na língua para criticar a diretoria da equipe.

Um dos maiores memes de 2019, o vídeo popularizou nomes como Hiwry “Branquinho”, Yuri “Nosso”, e Pinguim, mas esse aí nem no banco está!

YouTube video

Destaques para 2020

Para a atual temporada, o Villa Nova aposta no experiente goleiro Ricardo Vilar, que chegou no clube após temporadas no Tupi. Além dele, o volante Augusto Recife, de 36 anos, campeão da tríplice-coroa pelo Cruzeiro em 2003, também está no elenco.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o "Leão do Bonfim"

O volante Augusto Recife – Créditos da foto: Facebook/Augusto Recife

Outro bom nome do plantel do Time da Terra do Ouro é o atacante Leandro Cearense, que possui boas passagens por Fortaleza e Paysandu.

Elenco

Goleiros: Ricardo Villar

Laterais: Victor Luiz, Roniery, Eron e Gustavo;

Zagueiros: Rodolfo Mol, Gabriel, Sabino e Diego Macedo

Volantes: Augusto Recife, Guilherme Borges e Renato Bruno;

Meias: Leandro Brasília, Bruno Smith e Micael dos Santos

Atacantes: Leandro Cearense, Pinguim Zé Eduardo, Laércio, Tiarinha e Wellington;

Técnico: Émerson Ávila.

O Villa Nova estreia no Campeonato Mineiro 2020 na quarta-feira (22), às 21h, contra o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

Leia mais: Especial Campeonato Mineiro 2020: URT, o “Trovão Azul”, de Patos de Minas

COMENTÁRIOS