Menu

Seleção de Minas XXI: qual o maior goleiro do século?

10/06/2020 às 09:41
Tempo de leitura
4 min

Durante o tempo de quarentena já são três meses sem futebol ao vivo no Brasil, com isso, o Mais Minas tem feito enquetes para matar a saudade do torcedor atleticano e cruzeirense. Recentemente, fizemos uma escalação de Atlético e Cruzeiro do século XXI, com votação popular para decidir cada posição. Agora avançamos mais um passo e faremos a Seleção de Minas Gerais no século, fazendo a votação entre os eleitos de cada clube para definir qual a escalação do século envolvendo os dois gigantes do estado.
Para dar início, claro, uma enquete acirrada já logo de cara, para escolher qual o maior goleiro do Século XXI em Minas, envolvendo dois que são colocados, por muitos, os maiores da história de Atlético e Cruzeiro. Um campeão da América, canonizado pela torcida, e outro o jogador que mais vestiu a camisa do time e ‘Rei das Copas’.

Fábio (2000 e 2005-atualmente)

Seleção de Minas XXI: qual o maior goleiro do século?

Crédito da foto: Cruzeiro / Divulgação


Se a enquete de maiores goleiros da história do Cruzeiro contou só com dois nomes, muito se deve a Fábio Deivson Lopes Maciel, um dos grandes nomes da história do clube. Recordista de partidas com a camisa do time, tendo atuado em 883 partidas (sendo 862 oficiais) e símbolo de longevidade com uma mesma camisa no futebol brasileiro, o goleiro está em sua 16ª temporada seguida defendendo o emblema da Raposa.
Fábio chegou ao Cruzeiro no ano de 2005, anteriormente havia tido breve passagem pelo clube em 2000, mas ainda muito jovem e reserva fez somente quatro jogos. De lá para cá, o goleiro dominou a meta celeste e não saiu mais.
Com a camisa do Cruzeiro, contando as duas passagens, foram nada mais nada menos que 12 títulos, se tornando um dos maiores vencedores da história da Raposa. Os títulos conquistados por Fábio defendendo o time celeste foram: a Copas do Brasil — em 2000, 2017 e 2018, o Campeonatos Mineiro — em 2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019, e o Campeonato Brasileiro — em 2013 e 2014.

Victor (2012 – atualmente)

Seleção de Minas XXI: qual o maior goleiro do século?

Crédito da foto: Bruno Cantini / Atletico


A discussão em relação ao nome de Victor é um pouco mais além do que a de goleiro do século. Há quem aposte que o arqueiro seja o maior jogador da história do Atlético. Um dos grandes ídolos da torcida, o goleiro tem seu nome marcado nas maiores conquistas  alvinegras e é amado pelos atleticanos.
Victor chegou ao Atlético em 2012, contratado junto ao Grêmio, para assumir a carente posição de goleiro do Galo e logo se tornou intocável na meta do clube. Após um excelente ano de estreia, Victor viveria em 2013 seu grande ano como jogador. Após ganhar o Campeonato Mineiro, o camisa 1 ajudou o Galo na caminhada ao inédito título da Copa Libertadores.
Durante a campanha, o jogador fez aquela que é uma das defesas mais icônicas da história do futebol brasileiro. Na ocasião, Victor defendeu pênalti que eliminaria o Galo da Libertadores, no fim da partida, nas quartas de final da competição. Na semifinal e final, mais defesas de pênaltis e o goleiro se consagrou como o principal nome daquela conquista.
Pelo Galo, o goleiro ainda viria a ganhar a Copa do Brasil de 2014 sobre o grande rival, Cruzeiro, a Recopa Sul-Americana naquele mesmo ano, além de mais dois estaduais, em 2015 e 2017. Santificado, “São Victor” continua no time e atualmente é reserva, mas ainda é um dos jogadores mais aclamados pelo torcedor.

[mpp id=”18″]