Menu

Análise de perfil: Lateral Orejuela do Cruzeiro

19/01/2019 às 10:00
Tempo de leitura
3 min

Orejuela foi o segundo reforço anunciado pelo Cruzeiro e chegou para ser opção ao lateral Edilson na ala direita celeste, que foi problema em 2018 e obrigou o treinador Mano Menezes a improvisar por diversas vezes o volante argentino Lucas Romero na posição, já que o reserva originário da função, Ezequiel, não vivia boa fase com a camisa celeste.

Análise perfil: Lateral Orejuela do Cruzeiro

Luis Orejuela de 23 anos, veio por empréstimo de um ano com passe fixado em 1,5 milhão de euros (Foto: Divulgação Oficial / Cruzeiro)

Orejuela vem por empréstimo junto ao Ajax, da Holanda, após duas temporadas sem sucesso no clube europeu, e seu contrato traz opção de compra ao fim do empréstimo por 1,5 milhão de euros. A equipe holandesa contratou o lateral após ele se destacar pelo Deportivo Cali, da Colômbia, equipe que o revelou e o fez chegar às seleções de base colombianas, mas problemas de adaptação ao futebol europeu fizeram o jovem ala não apresentar o que se esperava dele.

É um recomeço. Fui para a Europa, joguei muito pouco, penso que fui para aprender. E retornar à América do Sul e chegar a este grande clube é uma motivação a mais para fazer tudo bem. E espero novamente, em algum momento, voltar bem para a Europa depois.

– Luis Orejuela, lateral direito do Cruzeiro

Agora no Cruzeiro Orejuela tem tudo para reencontrar seu futebol e ajudar o time na difícil temporada que está por vir.

O que esperar?

Orejuela chega como opção a Edílson que tem grande histórico de lesões e ficou fora de boa parte dos jogos do Cruzeiro na temporada passada. Com isso se espera que a era de improvisações na lateral direita celeste acabe em 2019 e que o experiente elenco azul ganhe em juventude e disposição.

É interessante também a variação de características que Orejuela traz à equipe. Edilson é um jogador bem equilibrado e, talvez por não ser tão rápido e ser muito técnico, se destaca defensivamente e na construção de jogadas. Já o colombiano é um atleta veloz e agressivo, de boa chegada ao ataque. Com ele, Mano Menezes ganha uma opção de velocidade e chegada ao ataque para quando algum jogo pedir essa situação.

Ficha técnica

Nome: Luis Manuel Orejuela García

Data de nascimento: 20 de agosto de 1995 (23 anos)

País: Colômbia

Posição: Lateral Direito

Altura: 1,80 m

Peso: 71 kg

Pé: Destro

Clubes anteriores: Deportivo Cali (2014-2017); Ajax e Ajax B (2017-2018); Cruzeiro (2019 por empréstimo)

Títulos: Deportivo Cali (Superliga da Colômbia 2014, Campeonato Colombiano de Futebol 2015 Apertura); Ajax B (Eerste Divisie 2017/18)

Valor de mercado: € 1,5 milhão (R$ 6,35 milhões)

Tempo de contrato: Empréstimo de 1 ano (31/12/2019 – com opção de compra ao término do contrato)

Por: Maic Costa

Última atualização em 19/08/2022 às 09:24