Menu

Galo XXI: qual é o maior zagueiro do Atlético no século?

27/05/2020 às 19:00
Tempo de leitura
6 min

Um dos times mais vitoriosos da América no século, o Atlético foi e ainda é casa de grandes jogadores e times históricos, que marcaram época no alvinegro mineiro. Conhecido pelo futebol ofensivo, força da torcida e raça em campo, o Galo é um dos adversários mais temíveis no país.

E pensando na gama de grandes nome que passaram pelo clube, pergunto a você, torcedor, se já parou para pensar em quais são os maiores jogadores do Atlético no século XXI? Bom, vide o número craques que vestiram a camisa alvingera, essa pergunta não é a mais fácil de responder. Mas, com sua ajuda, nós do Mais Minas tentaremos desvendá-la.

Nos próximos dias realizaremos enquetes com os maiores e melhores jogadores do Atlético em cada posição, falando um pouco de suas trajetórias com a camisa alvinegra e você, torcedor, irá votar em seus favoritos. Ao final das matérias, que serão divididas em goleiros, laterais-direitos, zagueiros, laterais-esquerdos, volantes, meias, atacantes e técnicos, iremos analisar os mais votados e montar a seleção do Galo no século XXI.

E após começar com as eleições do dono da meta atleticana e do maior lateral direito, que ainda estão em aberto, iremos iniciar hoje a votação do maior zagueiro do Atlético no século XXI. Como faremos somente uma eleição por posição, os dois jogadores mais votados formarão a dupla de zaga na seleção atleticana. Vamos aos candidatos:

Marcos (2006-2009)

Apesar de não ter atuado num período de grande êxito do Atlético, Marcos é lembrado pelo torcedor por suas quatro temporadas no clube, sendo o capitão da equipe no acesso a série A do Brasileirão, em 2006, além de conquistar o Mineiro de 2007, com direito a goleada no rival Cruzeiro na final. Apesar de viver alguns altos e baixos, o jogador sempre teve sua vaga nas escalações atleticanas. Em 2009 foi diagnosticada uma grave lesão em sua coluna, que o obrigou a se aposentar ao final de seu contrato com o clube.

Réver (2010-2014 e 2019-atualmente)

Ídolo do Atlético, Réver formou por muito tempo, ao lado de Leonardo Silva, a dupla de zaga conhecida com “Torres Gêmeas”, pela altura e qualidade dos jogadores que a compunham. Muito vitorioso, o jogador foi um dos grandes destaques da campanha do título da Copa Libertadores de 2013, quando apresentou um grande futebol que o credenciou, inclusive, para a Seleção Brasileira.

Pelo Galo, Réver ganhou cinco títulos, os Campeonatos Mineiros de 2012 e 2013, a Copa Libertadores da América de 2013, a Recopa Sul-Americana de 2014 e a Copa do Brasil de 2014. Após deixar o clube em 2015, o jogador retornou em 2019 para alegria dos atleticanos. O zagueiro também é um dos defensores com mais gols marcados na história do clube, 26 no total, 10 a menos que Léo Silva, que lidera a lista.

Galo XXI: qual é o maior zagueiro do Atlético no século?

Réver levantou a taça da Copa Libertadores de 2013 – Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético

Leonardo Silva (2011-2019)

Considerado um dos maiores jogadores da história do Atlético, Leonardo Silva jogou no Atlético por nove temporadas, muitas vezes ostentando a braçadeira de capitão do clube. Ao lado de Réver, formou a dupla de zaga conhecida com “Torres Gêmeas”, pela altura e qualidade dos jogadores.

Pelo Galo, Léo Silva marcou um dos mais importantes gols da história atleticana, que levou a decisão da Libertadores de 2013 para os pênaltis, na qual o Atlético se sagrou campeão. E por falar em gols, essa é uma especialidade de Leonardo. O zagueiro é o maior defensor artilheiro da história do clube, com 36 gols. Sua qualidade na bola aérea fez dele um terror para as defesas adversárias.

Leonardo Silva disputou sua última temporada pelo Galo em 2019, se aposentando ao final do ano e ganhando um cargo na diretoria do clube. Léo deixou o clube com nada menos que sete títulos conquistados, sendo eles quatro estaduais, a Copa Libertadores de 2013, a Recopa Sul-Americana de 2014 e a Copa do Brasil de 2014.

Galo XXI: qual é o maior zagueiro do Atlético no século?

Leonardo Silva tinha na bola aérea seu principal atributo – Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético

Jemerson (2013-2015)

Cria da base atleticana, Jemerson fez sua estreia profissional com a camisa alvinegra em 2013 e logo se viu que se tratava de um jogador diferenciado. Aos poucos o jogador foi cavando seu espaço no clube, e se aproveitando das seguidas lesões do titular Réver, foi ganhando minutos no time principal.

Seu auge no clube foi em 2014, quando assumiu de vez o posto de titular do time e ajudou o Atlético a conquistar a Copa do Brasil de 2014, contra o rival Cruzeiro. Com Jemerson e Léo Silva na zaga, o Galo não sofreu gols em nenhum dos dois jogos da final. O zagueiro também foi titular no jogo de ida conquista da Recopa Sul-Americana de 2014. Ainda no Galo, o jogador obteve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, em 2015.

Além dos títulos já citados, Jemerson fazia parte dos elencos campeões Mineiro e Libertadores de 2013, além de ter levantado também o estadual de 2015.

Otamendi (2014)

Apesar de ter jogado muito pouco tempo no Atlético, num empréstimo de apenas cinco meses, em 2014, Nicolás Otamendi ficou marcado na memória da torcida atleticana por sua qualidade técnica, força e raça em campo. Acabou deixando o clube sem títulos conquistados, mas muitos dos atleticanos sonham com sua volta.

Otamendi Atlético

Otamendi teve excelente desempenho pelo Atlético – Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético

[mpp id=”12″]

Caso não consiga votar, clique aqui.

Vote também: Qual é o maior lateral-direito do Atlético no século?