Menu

Atlético tem queda de rendimento na reta final do Brasileirão

Nas últimas seis rodadas o Atlético teve um aproveitamento de apenas 55% e um aumento no número de gols sofridos, com uma média de 1,22 por jogo.
01/11/2021 às 11:52
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético perdeu para o Flamengo pelo placar mínimo no último sábado, 30 de outubro, no Maracanã, em um jogo que era encarado como uma “final”, já que se trata das duas equipes postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. Apesar da derrota, o Galo mantém uma diferença de 10 pontos para a equipe carioca, que tem dois jogos a menos.

Em uma temporada muito intensa, com Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores, o Atlético começa a ter uma queda de rendimento na reta final da temporada. Apesar de ter conquistado o estadual e chegado à final do torneio mata-mata nacional, o Galo foi eliminado nas semifinais da maior competição continental e começa a tropeçar no Brasileirão, principal objetivo atleticano na temporada no momento.

Nas últimas seis rodadas o Atlético teve um aproveitamento de apenas 55% e um aumento no número de gols sofridos, com uma média de 1,22 por jogo. Além disso, o Galo perdeu duas partidas e foi vazado em todos os últimos seis confrontos.

O Atlético ainda tem a melhor campanha do returno, com 20 pontos conquistados em 10 jogos e um rendimento de 66,67%. Porém, em comparação com a primeira metade do Campeonato Brasileiro, o aproveitamento caiu. Até a 19ª rodada, o Galo teve um rendimento de 72,22%.

Queda de rendimento como visitante

A derrota para o Flamengo foi a segunda consecutiva do Atlético como visitante no Brasileirão. Nos últimos sete jogos longe de Belo Horizonte na competição, o Galo venceu apenas um.

Desde a 17ª rodada do Brasileirão, no confronto contra o Fluminense, o Atlético passou a ter dificuldades nos jogos como visitante. Exceto no empate sem gols com o São Paulo e na vitória sobre o Fortaleza, em todos os jogos o Galo ficou atrás no placar, inclusive no 2 a 2 com a lanterna Chapecoense. O aproveitamento da equipe alvinegra nessa sequência foi de apenas 33,3%. Veja:

  • 17ª rodada: Fluminense 1 x 1 Atlético
  • 18ª rodada: Bragantino 1 x 1 Atlético
  • 20ª rodada: Fortaleza 0 x 2 Atlético
  • 22ª rodada: São Paulo 0 x 0 Atlético
  • 24ª rodada: Chapecoense 2 x 2 Atlético
  • 27ª rodada: Atlético-GO 2 x 1 Atlético
  • 29ª rodada: Flamengo 1 x 0 Atlético

Volta por cima

A boa notícia para os atleticanos é que neste mês de novembro o Atlético terá cinco jogos em casa e apenas dois fora, pelo Campeonato Brasileiro. O Galo é o melhor mandante da competição, com 87% de aproveitamento e poderá usufruir deste bom rendimento como mandante para dar a volta por cima e seguir firma na briga pelo título que não conquista há 50 anos.

Os próximos três jogos do Atlético serão no Mineirão, contra Grêmio, América e Corinthians. Essa é a chance do Galo demonstrar força e manter a distância dos rivais na tabela de classificação. O Alvinegro está com 59 pontos, 10 a mais do Flamengo. Caso o time carioca vença os dois jogos que tem a menos, a diferença cai para quatro pontos.

Restam 10 jogos para o final do Campeonato Brasileiro. É a dezena mais decisiva na competição em 50 anos para o Atlético. Caso o Galo conquiste a metade dos pontos que disputar, ele atinge a pontuação estipulada para ser campeão, 74 pontos.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:46