O que você procura?


Estudo aponta chances maiores de empate entre São Paulo e Atlético

Rômulo Soares 24 de setembro de 2021 às 16:07
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza/Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

O Atlético visita o São Paulo neste sábado, 25 de setembro, às 21h, no Morumbi, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo busca manter a invencibilidade 13 partidas no Brasileirão para continuar se isolando cada vez mais na liderança da competição.

Atualmente, o Atlético tem 45 pontos, sete a mais que o vice-líder Palmeiras. O Flamengo, terceiro colocado, tem 34 pontos, mas tem dois jogos a menos que o Galo no Campeonato Brasileiro.

Na última década, o dono da melhor campanha como visitante acabou levando o título de campeão brasileiro. Assim, o Atlético busca, diante do São Paulo, igualar o seu recorde de vitórias fora de casa na era dos pontos corridos.

O Atlético já venceu sete jogos fora de casa no Campeonato Brasileiro deste ano, tendo a sua quarta melhor campanha fora de casa na história na era de pontos corridos com 20 times em disputa.

Em 2015, o Atlético foi vice-campeão e o segundo melhor visitante do Campeonato Brasileiro, com oito vitórias e 28 pontos somados. Em 2017, foi a melhor campanha fora de casa do clube, conquistando 29 pontos.

Portanto, um resultado positivo no Morumbi neste sábado dará ao Atlético a oportunidade de seguir em busca da melhor campanha como visitante de sua história, chegando a 24 pontos conquistados fora de seus domínios. O Galo tem dois empates e duas derrotas longe de Minas Gerais no Brasileirão, além de um aproveitamento de 69,7%.

Estuda aponta empate

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estudou a probabilidade do Atlético vencer, empatar ou perder o duelo contra o São Paulo e a maior porcentagem é de empate.

Com 43% de chance, a maior probabilidade de resultado entre São Paulo e Atlético é de empate, seguido de vitória atleticana (31%) e triunfo paulista (25,6%).

Com o empate, o Atlético perderia a oportunidade de manter uma considerável distância para o segundo e terceiro colocado, mas conquistaria um ponto fora de casa diante do São Paulo, o que ainda não se trata de um mau resultado considerando a força do adversário.

Um empate também não seria um resultado ruim visto que o técnico Cuca, além de perder os atacantes Diego Costa de Savarino por lesão e o meia Tchê Tchê por suspensão, deve poupar alguns titulares do Atlético pensando no jogo da volta das semifinais da Copa Libertadores na próxima terça-feira, 28 de setembro, contra o Palmeiras.

Prováveis escalações

São Paulo: Tiago Volpi; Miranda, Arboleda e Léo; Igor Vinicius (Galeano), Reinaldo, Luan, Gabriel Sara e Rodrigo Nestor; Rigoni e Luciano (Pablo). Técnico: Hernán Crespo.

Atlético: Everson; Mariano, Júnior Alonso (Igor Rabello), Nathan Silva e Guilherme Arana; Jair, Allan (Nathan), Zaracho e Nacho Fernández; Hulk e Vargas. Técnico: Cuca.

A partida terá transmissão pelo canal de pay per view Premiere.