Menu

Por onde anda: Jesus Dátolo, ex-jogador do Atlético

30/03/2020 às 20:00
Tempo de leitura
3 min

Sabe aquele jogador que passou pelo seu time e deixou saudades (ou não)? Que protagonizou ou pelo menos participou de momentos importantes da história de seu clube, sejam eles bons ou ruins? Pois bem. O Mais Mais irá relembrar alguns desses atletas que passaram por Galo e Raposa. Iremos falar da trajetória do jogador no clube, fatos interessantes em sua carreira e por onde ele anda, atualmente.

Nesta segunda-feira (30), traremos à tona o paradeiro de Jesus Dátolo, ex-camisa 10 do Atlético, e que se destacou muito pelo alvinegro.

Carreira

Nascido em 19 de maio de 1984, em Carlos Spegazzini, na Argentina, Jesus Alberto Dátolo iniciou sua caminhada no futebol pelo Banfield. Pelo clube, ganhou a primeira oportunidade em 2004 e se destacou, chamando assim a atenção do Boca Juniors. No time xeneize, o meia esteve por três temporadas, conquistou títulos como a Copa Libertadores de 2007. Após desempenho pelo clube azul y oro, o jogador foi contratado pelo Napoli.

Europa e Internacional

No velho continente, Dátolo não correspondeu à expectativa que foi gerada em torno de seu futebol. Vestindo a camisa napolitana, jogou apenas uma temporada e foi emprestado ao Olympiakos, da Grécia. Por lá, também não engrenou e fez apenas 10 jogos. Em seguida, rumou ao Espanyol, onde permaneceu por pouco tempo. Depois de um período no futebol europeu, desembarcou no Brasil, para jogar no Internacional, clube em que teve bons momentos, apesar de oscilações.

Atlético

Após a conquista da Copa Libertadores de 2013, o Galo foi ao mercado para reforçar sua equipe para as disputas do Brasileirão e do Mundial de Clubes. Fernandinho e Dátolo foram os escolhidos. O argentino, por sua vez, não conseguiu emplacar um bom rendimento em 2013. No ano seguinte, contudo, se tornou protagonista da equipe, sendo um dos melhores jogadores do Atlético. Ao lado de Tardelli e companhia, o argentino guiou o alvinegro rumo ao título inédito da Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil de 2014.

Por onde anda: Jesus Dátolo, ex-jogador do Atlético

Dátolo na final da Copa do Brasil de 2014 – Créditos da foto: Bruno Cantini/Cruzeiro

Dátolo seguiu sua caminhada no Atlético. Assumiu a camisa 10 e caiu de vez nas graças da Massa. Ao fim de 2016, encerrou seu ciclo no Galo e seguiu para o Vitória. Fez 127 jogos e 18 gols com a camisa do clube mineiro. Além disso, conquistou uma Copa do Brasil, um Campeonato Mineiro e uma Recopa Sul-Americana.

Banfield e dias atuais

Com 35 anos, Jesus Dátolo ainda joga profissionalmente. Desde 2017, o jogador veste a camisa do Banfield, clube que o revelou para o futebol.

Veja mais: TBT: Atlético 1×1 Tijuana – O surgimento de São Victor do Horto