Menu

Reforçado, Atlético enfrenta o Fortaleza pela Copa do Brasil

O duelo terá transmissão da TV Globo, SporTV e Premiere. Nesse confronto, o Galo pode ter alguns retornos importantes.
19/10/2021 às 09:13
Tempo de leitura
5 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético enfrenta o Fortaleza na noite desta quarta-feira, 19 de outubro, às 21h30, no Mineirão, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O duelo terá transmissão da TV Globo, SporTV e Premiere. Nesse confronto, o Galo pode ter alguns retornos importantes.

Nas imagens divulgadas do treino dessa segunda-feira, 18 de outubro, pela assessoria de comunicação do Atlético, foi possível ver a presença de alguns jogadores que estavam lesionados ou foram poupados no Campeonato Brasileiro realizando atividades com bola no gramado da Cidade do Galo. São eles: Diego Costa, Jefferson Savarino, Eduardo Vargas, Mariano, Jair e Alan Franco.

Diego Costa havia se recuperado de lesão e foi titular contra o Santos, mas foi substituído no intervalo por conta de um desgaste físico. Com isso, o atacante não foi nem relacionado contra o Atlético-GO no final de semana. O camisa 19 pode pintar no time titular para esta quarta-feira, após ter sido poupado.

O atacante Jefferson Savarino é outro que já havia deixado o Departamento Médico, mas não participou dos últimos quatro jogos do Atlético (Chapecoense, Ceará, Santos e Atlético-GO), por desgaste físico. Ele havia se lesionado em um jogo pela Venezuela, retornou ao Galo, ficou algumas semanas fora e foi jogou “no sacrifício” contra Palmeiras (Libertadores) e Internacional (Brasileiro).

Eduardo Vargas sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e ainda não jogou em outubro. A lesão o tirou das três últimas rodadas das Eliminatórias da Copa, pela seleção chilena. A chances do jogador ser relacionado contra o Fortaleza existem, mas a situação física do atacante ainda é complicada.

Mariano, que também teve contusão recente na perna, foi titular contra o Santos, mas poupado no final de semana. Nessa segunda-feira, ele não apareceu na atividade de campo. O Atlético informou que o jogador fez trabalhos internos. Em uma das fotos do treino, é possível ver o lateral-direito no prédio do Centro de Treinamento onde há academia, DM, sala de fisiologia e fisioterapia.

Além desses, o volante Jair deve voltar à equipe titular, após ser poupado em Goiânia e quem apareceu no treino com bola nessa segunda foi Alan Franco, que estava na seleção do Equador e demorou mais tempo para retornar à Belo Horizonte do que outros convocados.

No entanto, uma baixa no time do técnico Cuca já é certa. O zagueiro Nathan Silva, que já disputou a Copa do Brasil pelo Atlético-GO, não pode entrar em campo pelo Galo na competição. Portanto, Réver deve ficar com a vaga na equipe titular.

Reencontro pela Copa do Brasil

Atlético e Fortaleza se enfrentam pela Copa do Brasil após 15 anos. Em 2006, ambos se enfrentaram nas oitavas de final da competição. O Galo vinha de uma série de mudanças no elenco pensando na disputa da Série B daquele ano, mas acabou perdendo o primeiro jogo para o Leão do Pici, por 2 a 0, no Mineirão. Os gols do time cearense foram marcados por Alan e Preto, ambos no primeiro tempo.  

Aquela partida marcou a estreia de dois nomes importantes do Atlético em 2006: Danilinho e Marinho. A dupla teve papel fundamental na campanha de acesso do Galo à elite do futebol brasileiro. No segundo confronto contra o Fortaleza, eles também também foram decisivos. Ao lado do meia Marcinho, a dupla comandou a vitória por 3 a 1 no Castelão. 

Danilinho marcou o primeiro gol após receber passe de Marcinho. O meia também sofreu o pênalti para o segundo gol, marcado por Marinho. Na etapa final, o Fortaleza diminuiu com Finazzi. No fim do jogo, Zé Antônio cobrou falta, a bola desviou na barreira e morreu no fundo das redes do tricolor cearense. Com a vitória por 3 a 1, o Galo avançou às quartas de final da Copa do Brasil por conta do critério do gol marcado como visitante, que atualmente não existe mais no torneio. O Alvinegro acabou eliminado na fase seguinte para o Flamengo: derrota por 4 a 1 no Maracanã e empate sem gols no Mineirão. 

A semifinal entre Atlético e Fortaleza poderá desempatar o histórico de confrontos nesta temporada. Cada time venceu um confronto como visitante no Campeonato Brasileiro. No Mineirão, o Leão do Pici venceu por 2 a 1 de virada, e o Galo ganhou no Castelão por 2 a 0.

O retrospecto geral do confronto também está empatado. Cada time venceu seis vezes e houve dois empates. O Atlético marcou 28 gols na história do duelo e o Fortaleza estufou as redes atleticanas 20 vezes.

Prováveis escalações

Atlético: Everson, Guga (Mariano), Réver, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho (Savarino) e Nacho Fernández; Keno (Diego Costa) e Hulk. Técnico: Cuca.

Fortaleza: Felipe Alves, Titi, Benevenuto, Tinga; Pikachu, Felipe, Ederson, Mateus Vargas, Lucas Crispim; David e Wellington Paulista. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Arbitragem

  • Árbitro: Braulio da Silva Machado/SC
  • Assistentes: Kleber Lucio Gil/SC e Henrique Neu Ribeiro/SC
  • VAR: Wagner Reway/PB
Última atualização em 19/08/2022 às 06:58