Menu

Saiba quais são as contas para o Atlético ser campeão brasileiro

O Atlético tem 75 pontos e é líder do campeonato, o Flamengo é o segundo, com 67 e o Palmeiras é o terceiro com 59.
24/11/2021 às 08:51
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético ficou apenas no empate em 2 a 2 com o Palmeiras (reserva) na noite dessa terça-feira, 23 de novembro, no Allianz Parque. Wesley abriu o placar no primeiro tempo, Zaracho empatou. Na segunda etapa, Everson defendeu um pênalti, mas falhou logo em seguida e Deyverson fez o segundo do Porco. Hulk empatou a partida em um golaço de fora da área.

Mesmo com o Flamengo (reserva) também empatando em 2 a 2 contra o Grêmio, fora de casa, com um jogador a mais, o Atlético não conseguiu sair com a vitória e, portanto, não poderá ser campeão brasileiro neste final de semana.

Recalculando a rota, o Atlético tem 75 pontos e é líder do campeonato, o Flamengo é o segundo, com 67 e o Palmeiras é o terceiro com 59. Portanto, o Galo manteve a distância de oito pontos do rubro-negro, com uma rodada a menos. Agora, o Alvinegro e o Urubu podem somar, no máximo, 12 pontos até o fim da competição.

Portanto, mais cinco pontos nas próximas quatro rodadas e o Atlético é campeão sem depender dos resultados do Flamengo. Assim, o título pode ser conquistado no confronto contra o Bahia no dia 2 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para isso, o Galo precisa vencer o Fluminense neste domingo, 28 de novembro, no Mineirão, e o tricolor baiano no fim de semana.

No entanto, ainda há um outro cenário em que o Atlético pode ser campeão na próxima terça-feira, 30 de novembro, sem entrar em campo. Caso vença o Fluminense, o Galo abrirá 11 pontos em relação ao Flamengo. O rubro-negro, então, seria obrigado a vencer o Ceará na terça, no Maracanã, três dias depois da final da Copa Libertadores.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 99,01% de chance de ser campeão brasileiro e o Flamengo tem 0,99%. Segundo o estudo, só o rival carioca conseguiria tirar o título do Galo, mas ainda assim com chances muito remotas.

Se for campeão sem jogar, o Atlético igualará a marca do Fluminense em 2012 e Corinthians em 2015 e 2017, que foram campeões com três rodadas de antecedência. Apenas o São Paulo em 2007, Cruzeiro em 2013 e Flamengo em 2019 conseguiram o feito de conquistar o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:29