Menu

Chaves opostas e jogaços: os confrontos das quartas da Liga dos Campeões

A edição de 2022/23 da Liga dos Campeões da UEFA segue afunilando semana após semana. Com oito times remanescentes, os duelos das quartas de final já foram definidos
30/03/2023 às 08:49
Tempo de leitura
7 min
Real Madrid e Chelsea se enfrentarão pela terceira edição seguida de Champions League - Foto: Champions League
Real Madrid e Chelsea se enfrentarão pela terceira edição seguida de Champions League - Foto: Champions League

A edição de 2022/23 da Liga dos Campeões da UEFA segue afunilando semana após semana. Com oito times remanescentes, os duelos das quartas de final já foram definidos, assim como o chaveamento para a sequência do principal torneio de clubes do planeta. Em um confronto pesadíssimo, os favoritos Bayern de Munique e Manchester City medirão forças. Outro confronto com pesos-pesados será Chelsea contra Real Madrid. Do outro lado da chave, a sensação Napoli enfrenta o conterrâneo Milan. Por fim, o surpreendente Benfica terá pela frente a tradicional Internazionale.

Guardiola reencontra o Bayern pela primeira vez em jogos oficiais

E sua sétima temporada à frente do Manchester City, o treinador Pep Guardiola segue buscando o tão sonhado título europeu, que seria o primeiro da história do clube inglês e encerraria um jejum pessoal de doze anos. Nas quartas, ele irá enfrentar o Bayern de Munique, seu ex-clube. O espanhol comandou os bávaros entre julho de 2013 e junho de 2016. Por lá, teve o melhor aproveitamento da carreira, mas falhou nas três tentativas que teve na Liga dos Campeões, caindo na semifinal em todos aqueles anos. Para eliminar os alemães e seguir em frente, Pep conta com um Erling Haaland inspirado. Em seis jogos nessa edição da UCL, o jovem norueguês marcou dez gols. No duelo de volta contra o Leipzig, pelas oitavas, foram cinco tentos em 63 minutos. Uma noite histórica.

Se o Leipzig não foi páreo para o City, a coisa tende a ser muito, mas muito diferente com o também alemão Bayern de Munique. O time de Julian Nagelsmann tem a melhor campanha da Liga dos Campeos até aqui, com nada mais nada menos que oito vitórias em oito jogos – sofrendo gols em apenas um jogo. Detalhe: enfrentou Barcelona e Internazionale na fase de grupos, além do PSG nas oitavas. O Bayern não tem um grande destaque individual como o gladiador Haaland, mas conta com um elenco repleto de jogadores em boa fase. Os três gols na eliminatória contra os parisienses, por exemplo, foram marcados por jogadores que sequer são titulares absolutos: Kingsley Coman, Eric Maxim Choupo-Moting e Serge Gnabry. Aliás, nesse confronto chamou a atenção a disparidade entre os bancos de reservas, algo que não deve se repetir contra os Citizens.

Chelsea e Real Madrid se encontram pelo terceiro ano consecutivo

Em 2020/21, o Chelsea eliminou o Real Madrid nas semifinais após 3-1 no agregado e rumou ao bicampeonato europeu. Na temporada passada, pelas quartas, a revanche madridista veio de maneira épica: o Madrid venceu a ida em Londres por 3-1, perdia por 3-0 em casa e conseguiu levar pra prorrogação após gol salvador de Rodrygo. No tempo extra, um inspirado Karim Benzema selou a classificação merengue. Dessa vez, com ambos clubes não vivendo lá seus melhores dias, o confronto será decidido em solo inglês mais uma vez. Os Blues fazem um 2023 muito abaixo do esperado, ainda mais depois de tanto dinheiro investido. De janeiro a março, foram apenas quatro vitórias em 15 jogos. Porém, um desses triunfos foi contra o Borussia Dortmund na fase passada, para virar o confronto, conseguir a vaga e encher o time de Graham Potter de moral.

Se o Chelsea corre risco de não conseguir vaga para as competições europeias via campeonato, a situação do Real Madrid não é delicada. Porém, também não é lá o que os torcedores queriam, já que o conjunto merengue perdeu mais um clássico contra o Barcelona e viu os culés abrirem 12 pontos, praticamente sentenciando o título de La Liga. Na Copa do Rei, situação também delicada, já que perdeu o duelo de ida em casa pelo placar mínimo contra o mesmo Barça. O Real Madrid corre sérios riscos de chegar para o confronto contra o Chelsea vivo apenas na Liga dos Campeões. O que definitivamente não seria lá um problema, mas a paciência da torcida com o treinador Carlo Ancelotti parece estar esgotando. O time parece cada vez mais dependente de Karim Benzema e, principalmente, Vinícius Júnior.

Estreante nas quartas, Napoli duela contra o heptacampeão Milan

Dos oito quadrifinalistas, apenas City e Napoli nunca venceram o torneio. No caso dos italianos, eles nunca sequer haviam se classificado para essa fase do torneio anteriormente. Aconteça o que acontecer, essa já é a melhor campanha do Napoli na história da Liga dos Campeões. Porém, com o título da Série A Tim praticamente assegurado, essa equipe que talvez seja a grande sensação da temporada pode muito bem sonhar com coisas maiores. O Milan é um gigante, mas o Napoli é franco favorito para o confronto. Na liga nacional, a efeito de comparação, a equipe de Khvicha Kvaratskhelia tem 71 pontos, enquanto os Rossoneri ocupam a quarta colocação com 48, ou seja, 23 a menos.

Porém, se existe uma equipe que não pode ser subestimada, essa equipe é o Milan. Segundo maior vencedor da história do torneio, o clube acumula sete títulos em onze finais disputadas. A efeito de comparação, o Napoli disputa apenas a sua décima edição de UCL na história. O Milan pode não fazer uma temporada tão boa quanto a passada, quando se sagrou campeão nacional, mas é bom não vacilar com Rafael Leão e companhia. O atacante português conta com onze gols e nove assistências na atual temporada. O Milan vai tentar aumentar a sua sequência sem tomar gols no torneio. Nos últimos quatro jogos pela UCL, a equipe de Stefano Pioli limitou os adversários a zero gols.

De volta às quartas após 12 anos, Inter não terá vida fácil contra o Benfica

A Internazionale retorna às quartas de finais da Liga dos Campeões pela primeira vez desde a temporada 2010/11. Naquela oportunidade, na condição de atual campeã, a Inter defendia seu título até cair para o Schalke nas quartas. Demorou doze longos anos para que o Nerazzurri retornasse para o seleto grupo de quadrifinalistas. Para chegar até aqui, a Inter deixou para trás o Barcelona na fase de grupos e o Porto nas oitavas. Nas quartas, volta a enfrentar um português, mas dessa vez decidindo a vaga no Giuseppe Meazza. É verdade que Lukaku vive má fase e faz uma temporada para esquecer até o momento, mas o único gol do confronto contra o Porto foi marcado por ele. Após uma Copa do Mundo pessoalmente ruim, mas coletivamente histórica, o campeão mundial Lautaro Martínez faz um bom 2023, tendo marcado nove vezes até o momento.

Se o Porto complicou para a Inter de Milão, promovendo um verdadeiro bombardeio na reta final do duelo de volta no Dragão, com direito a bolas na trave e tudo mais, o Benfica tende a endurecer ainda mais para os comandados de Simone Inzaghi. Líder e com o título encaminhado na Primeira Liga, a equipe de Roger Schmidt marcou a incrível marca de 16 gols na fase de grupos da UCL, liderando um grupo que contava com PSG e Juventus. Nas oitavas, o Club Brugge não foi páreo e os portugueses marcaram mais sete vezes. No top 8 da artilharia, o Benfica conta com dois nomes: João Mário (em 4° com seis tentos) e Rafa Silva (em 6° com cinco). Além disso, Gonçalo Ramos e David Neres marcaram três gols cada.

COMENTÁRIOS