Menu

Com direito a viradas históricas, seleções surpreendem na primeira rodada da Copa

Início da Copa do Mundo FIFA 2022 reservou surpresas para os fãs de futebol.
26/11/2022 às 14:32
Tempo de leitura
3 min
Foto: Fifa
Foto: Fifa

O início da Copa do Mundo FIFA 2022 reservou surpresas para os fãs de futebol. Argentina e Alemanha, seleções campeãs mundiais e consideradas favoritas ao título, foram surpreendidas por asiáticos e perderam de virada. Com isso, se complicaram bastante em seus grupos e correm o risco de eliminação precoce já na segunda rodada.

Outras partidas também contaram com surpresas, até mesmo aquelas que terminaram em empate, como o embate entre Dinamarca e Tunísia. Os nórdicos eram favoritos, mas não jogaram bem, foram facilmente neutralizados pelos africanos e tiveram que se contentar com um empate sem gols.

‘Hermanos’ sofrem duro golpe em virada histórica e agora vivem drama

Na última terça-feira (22), a Argentina entrou em campo para iniciar a campanha em busca de seu terceiro título mundial. Considerada quase que de maneira unânime como uma das grandes favoritas para conquistar essa edição, iniciaram bem a partida, com Lionel Messi, em cobrança de pênalti, abrindo o placar e marcando seu sétimo gol na história do torneio.

+ Grandes seleções podem ser eliminadas já na fase de grupos da Copa do Mundo

Entretanto, sofreram uma virada avassaladora no início do segundo tempo e saíram do Estádio de Lusail derrotados por 2 a 1. Os comandados de Lionel Scaloni voltam a campo nesse sábado e em caso de derrota, estarão eliminados com uma rodada de antecedência.

Virada à japonesa

Já no dia seguinte, quem viveu roteiro praticamente idêntico foram os alemães, também contra uma nação asiática. Iniciaram jogando bem contra o Japão, abriram o placar em gol de pênalti de İlkay Gündoğan, mas foram displicentes e não conseguiram ampliar o placar para matar o jogo.

No segundo tempo, o treinador Hajime Moriyasu mudou o jogo com suas alterações. Em um espaço de oito minutos, os japoneses viraram a partida com gols de Ritsu Doan e Takuma Asano, que curiosamente atuam em clubes alemães. Com o péssimo resultado, a Alemanha pode ser eliminada em caso de derrota para a Espanha no próximo domingo – contando com que o Japão pontue contra a Costa Rica.

Em placares menos surpreendentes, favoritas passam aperto

Sim, é verdade que as duas viradas asiáticas foram as grandes surpresas da primeira rodada. Duas enormes zebras. Mas outros jogos também fugiram do script esperado. Foi o caso do empate sem gols entre Dinamarca e Tunísia.

Após a excelente campanha na última Eurocopa, na qual foi semifinalista, esperava-se que os dinamarqueses fossem estrear com vitória, já que é favorita a avançar de fase no grupo. Mas não foi o que aconteceu. Os dinamarqueses viveram tarde pouca inspirada e o zero não saiu do placar. Excelente resultado para os africanos.

Pode-se citar ainda a vitória belga pelo placar mínimo contra o Canadá. Sim, a vitória. Porque apesar de vencerem, os belgas foram totalmente dominados e contaram com a sorte para não tomar gol. Teve até pênalti defendido pelo gigante Thibaut Courtois, em cobrança de Alphonso Davies.