Menu

Com novidades, Atlético vive expectativa do retorno da temporada

03/07/2019 às 17:20
Tempo de leitura
5 min

Com a parada para a Copa América, o Atlético iniciou sua intertemporada no dia 24 de junho. Com ela, surgiram algumas novidades no plantel da equipe. Como o retorno do já conhecido Rómulo Otero que estava emprestado ao futebol árabe, a chegada do lateral esquerdo uruguaio Lucas Hernández que atuava no Peñarol-URU, e do volante paraguaio Ramón Martínez que veio do Guarani-PAR. Outro que desembarcou na Cidade do Galo foi o atacante Bruno Silva que veio de empréstimo da Chapecoense até janeiro de 2020.
E ainda, outra novidade surgiu na comissão técnica do Galo: Rodrigo Santana foi efetivado como novo treinador do clube. Portanto, o novo professor deixa o cargo de interino que exercia até então. Rodrigo passou por quatro meses ainda sem saber se era o nome que ocuparia o cargo, mas desempenhou um bom papel. O time alvinegro ocupa, atualmente, a quinta colocação no Campeonato Brasileiro com 16 pontos, está nas quartas de final da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Com novidades, Atlético vive expectativa do retorno da temporada

Rómulo Otero já voltou aos treinamentos com o elenco atleticano – Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético

O que esperar do Atlético?

Mas o que esperar do retorno da temporada do Atlético? O time irá ter queda de rendimento assim como ano passado, quando houve a parada para a Copa do Mundo? Os reforços terão vaga na equipe titular? Bom, nós do Mais Minas fizemos um balanço para você, com os prós e os contras da parada para a Copa América e o que pode se esperar desse retorno.

Prós

O time alvinegro conta com quatro novos reforços, além da efetivação do treinador Rodrigo Santana. E ainda, o descanso para os jogadores, já que disputam três competições e o calendário é apertado. Outro fator positivo é a manutenção de seus jogadores titulares, bem entrosados, até então.
Fora isso, o tempo para adaptação dos novos jogadores, sendo que três deles são estrangeiros, pode render bons frutos ao time. Portanto, a preparação em geral, com mais tempo, é interessante para o Galo, que tem seu retorno marcado já para o dia 11 de julho. O alvinegro fará clássico contra o Cruzeiro, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Contras

O Atlético já viveu situação parecida no ano passado, quando vinha de boa fase na temporada, estando em terceiro lugar e tendo o então artilheiro do Campeonato Brasileiro, Roger Guedes. Entretanto, o próprio atacante foi vendido, assim como importantes peças do time titular na época. E ainda houve a lesão do volante Gustavo Blanco, revelação no período.
Outra coincidência é que a situação de efetivar um treinador interino não é novidade. Thiago Larghi ganhou o cargo de técnico efetivo após meses como interino, mas o bom desempenho na primeira metade do ano acabou causando uma pressão muito grande em cima do novato, o que acarretou na sua demissão em outubro daquela temporada. O Galo terminou o Campeonato Brasileiro de 2018 na sexta colocação.

Retorno da Temporada

O Galo terá, já de início, o primeiro confronto com o rival Cruzeiro, pela Copa do Brasil, valendo vaga para as semifinais da competição. É a partida mais importante da temporada, até então, para o Atlético. Por isso, a preocupação maior é em manter boas atuações que o clube vinha apresentando, já que seu adversário vive uma situação muito diferente. O Cruzeiro está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na décima oitava colocação, e vem de más atuações.


O time do Atlético, apesar de ter finalmente encontrado um padrão de jogo e dado sequência com a mesma formação, teve mudanças. Alerrandro parece ter ganhado a posição de Ricardo Oliveira. Os dois tem 13 gols e lideram a artilharia do Galo na temporada. Já no meio de campo, a disputa ficou acirrada com a chegada de Otero. Luan, Cazares e Chará estavam fazendo bons jogos, encaixados no padrão de Rodrigo Santana.
Provavelmente, de início, o trio será mantido, mas o banco ganha mais credibilidade, pois Maicon Bolt e Vinícius “Vina” não vem agradando os atleticanos. Já na lateral esquerda, Fábio Santos ganha concorrência, sendo este um pedido da torcida, pela falta instabilidade do titular dentro de campo. Portanto, a chegada de Lucas Hernández agrada o torcedor.

Com novidades, Atlético vive expectativa do retorno da temporada

Fábio Santos passa a ter um concorrente de peso no segundo semestre – Crédito da foto: Agência Galo/Clube Atlético Mineiro

Quem pode sair

Alguns jogadores que não renderam muito na temporada podem estar de saída do time mineiro. Entre eles estão o zagueiro Matheus Mancini, que foi liberado para acertar detalhes de contrato com o Académica de Portugal, e o meia Nathan, que ainda não teve seu contrato de empréstimo renovado e, por isso, não participa da intertemporada.