Menu

Cruzeiro XXI: qual o maior zagueiro do Cruzeiro no século?

08/05/2020 às 12:12
Tempo de leitura
5 min

Que o Cruzeiro é um dos maiores clubes do mundo, respeitado dentro e fora do Brasil, não restam dúvidas. O time celeste sempre foi referência de conquistas, bom futebol e grandes jogadores. Mas torcedor, você já parou para pensar quais são os maiores jogadores da Raposa no século XXI? Bom, vide a gama de craques que vestiram a camisa estrelada, essa pergunta não é a mais fácil de responder. Mas, com sua ajuda, nós do Mais Minas tentaremos respondê-la.

Nos próximos dias realizaremos enquetes com os maiores e melhores jogadores do Cruzeiro em cada posição, falando um pouco de suas trajetórias com a camisa celeste e você, torcedor, irá votar em seus favoritos. Ao final das matérias, que serão divididas em goleiros, laterais-direitos, zagueiros, laterais-esquerdos, volantes, meias, atacantes e técnicos, iremos analisar os mais votados e montar uma seleção da Raposa no século XXI.

após votarmos no melhor lateral-direito, teremos agora a eleição que decidirá a maior dupla de zaga do Cruzeiro no século XXI. A votação para as duas vagas acontecerá na mesma enquete, portanto os dois mais votados ganharão.

Cris (1999-2004)

Um dos jogadores mais vitoriosos da história do Cruzeiro, Cris levantou incríveis nove troféus com o clube, participando da conquista da Tríplice Coroa em 2003 e levando dois títulos da Copa do Brasil, em 2000 e 2003. O zagueiro se destacava pela raça e força em campo, sendo um dos xodós da torcida azul. Além disso, o defensor ostenta o posto de segundo maior zagueiro com mais gols da história do Cruzeiro, 25 em 260 jogos.

Cris zagueiro briga

Cris ficou marcado por sua raça e por situações como a briga contra o goleiro Eduardo, num clássico contra o rival Atlético – Crédito das fotos: Reprodução/Internet

Luisão (2000-2003)

O gigante de 1,93 é um dos jogadores mais lembrados pela torcida celeste, principalmente por sua raça, qualidade técnica e faro de gols. Um fato curioso é que apesar de ser zagueiro, Luisão chegou a ser vice-artilheiro do clube no ano de 2002, com oito gols. No Cruzeiro, o zagueiro levantou sete troféus em quatro anos, tendo participado da conquista da Tríplice Coroa, no ano de 2003.

Cruzeiro XXI: qual o maior zagueiro do Cruzeiro no século?

Além de ídolo no Cruzeiro, Luisão fez grande carreira na Europa – Crédito da foto: Marcos Michelin/Estado de Minas

Edu Dracena (2003-2006)

Outro jogador que participou da conquista da Tríplice Coroa, o zagueiro Edu Dracena tem muito prestígio em meio aos cruzeirenses. Pelo Cruzeiro, conquistou cinco títulos e se destacou pela capacidade técnica. O defensor é considerado um “papa-títulos” e é um dos jogadores mais vitoriosos na história do futebol brasileiro.

Cruzeiro XXI: qual o maior zagueiro do Cruzeiro no século?

Edu Dracena atuou por quatro temporadas no Cruzeiro – Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Edu Dracena

Léo (2010-atualmente)

Léo é um dos jogadores mais longevos do futebol brasileiro, na atualidade, e também um dos mais vencedores. Ídolo do Cruzeiro, o jogador é muito respeitado pela sua postura profissional e entrega pelo clube. Em 2020, Léo chega a sua 11ª temporada seguida pelo clube e ostenta a braçadeira de capitão. O jogador é o terceiro zagueiro com mais gols pelo clube, tendo anotado 21 tentos.

Léo conquistou oito títulos com a camisa do Cruzeiro, incluindo os dois bicampeonatos do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Cruzeiro XXI: qual o maior zagueiro do Cruzeiro no século?

Atualmente, Léo é o capitão do Cruzeiro – Crédito da foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Bruno Rodrigo (2013-2016)

Outro jogador muito lembrado pela torcida celeste, Bruno Rodrigo foi um dos principais nomes do Cruzeiro na conquista do bicampeonato Brasileiro, em 2013 e 2014. Chamado de “Cabeça de Míssil”, pela força e precisão nos cabeceamentos, o defensor se destacava atrás e na frente, tendo anotado diversos gols com a camisa do clube.

Mesmo sendo defensor e não tendo tanto tempo de clube, apenas quatro temporadas, Bruno Rodrigo anotou 17 gols com a camisa do Cruzeiro, incluindo alguns muito importantes. Atualmente é o quarto maior zagueiro artilheiro da história da Raposa.

Bruno Rodrigo

Bruno Rodrigo se destacou pela letalidade nas bolas aéreas – Crédito da foto: Gazeta Press

Dedé (2013-atualmente)

Considerado um dos melhores zagueiros da história do Cruzeiro no quesito qualidade técnica, Dedé também é extremamente vitorioso, tendo conquistado sete títulos com a camisa do time. O camisa 26, inclusive, teve papel muito importante no bicampeonato brasileiro de 2013 e 14, e também na Copa do Brasil de 2018.

Apesar do sucesso, Dedé viveu dramas no Cruzeiro no quesito lesões, tendo ficado fora de três temporadas seguidas. Apesar do cenário trágico, a situação aproximou o zagueiro da torcida e o fez virar xodó. Mas, com o rebaixamento do clube em 2019, o defensor ficou estigmatizado por declarações polêmicas e supostas “panelinhas” e falta de comprometimento no dia a dia do clube, o estigmatizando como um dos rostos da queda celeste. Após tentar deixar a Raposa no início de 2020, o camisa 26 viu suas recentes lesões esfriarem o interesse externo, e hoje o atleta se recupera, ainda vinculado ao clube.

Cruzeiro XXI: qual o maior zagueiro do Cruzeiro no século?

Dedé segue no clube atualmente, mas com futuro indefinido – Crédito da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

[mpp id=”3″]

Caso não consiga votar, clique aqui.

Veja também: Qual o maior lateral-direito do Cruzeiro no século?

COMENTÁRIOS