Menu

Cruzeiro arranca empate no fim mas perde chance de escapar da queda

Cruzeiro teve a chance de eliminar os riscos matemáticos de descenso, mas ficou no empate com o Athletico Paranaense
01/12/2023 às 11:21
Tempo de leitura
4 min
Foto: Staff Imagens / Cruzeiro / Flickr
Foto: Staff Imagens / Cruzeiro / Flickr

Com todos os times que brigam contra o Z-4 perdendo na rodada, o Cruzeiro precisava somente de uma vitória para garantir a sua permanência na primeira divisão em 2024. No entanto, a equipe de Autuori enfrentou uma equipe qualificada, que mesmo em partida abaixo, proporcionou dificuldades ao Cruzeiro em alguns momentos da partida.

A raposa ocupa a décima quarta posição na tabela, a frente de Santos, Vasco e Bahia, principais candidatos à queda. Com a derrota do Goiás diante do Grêmio, o esmeraldino também foi rebaixado matemáticamente ao lado de Coritiba e América. Agora resta somente uma vaga. Quem será o rebaixado?

O jogo

Sob comando de Paulo Autuori e Fernando Seabra, o Cruzeiro evoluiu. Desde a partida diante do Fortaleza, a equipe vem se mostrando mais organizada e consegue propor o jogo com mais facilidade, pecando apenas na finalização das jogadas. Contra o Athletico, não foi diferente.

Com a comissão técnica interina, Cruzeiro conquistou 8 de 12 pontos possíveis. Foto: Staff Imagens / Cruzeiro / Flickr

Com a marcação alta e pressão pós-perda, o Cruzeiro começou incessante diante do Furacão, proporcionando muito perigo à meta de Bento. Entretanto, apesar de levar perigo, a equipe não conseguia abrir o placar por conta do seu principal carência na temporada, um finalizador de qualidade.

Em dado momento da partida, o Cruzeiro chegou a ter 10 finalizações contra 0 do Athletico e mesmo assim, o placar continuava zerado.

A chance de maior perigo do Athletico foi apenas aos 43 do segundo tempo. Marlon falhou no sistema defensivo e foi desarmado por Willian Bigode que saiu cara a cara com Rafael Cabral, que fez uma defesa espetacular para salvar o Cruzeiro.

YouTube video
Confira os melhores momentos da partida

Na segunda etapa, Wesley Carvalho colocou Vitor Roque em campo. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Roque foi muito vaiado pelo torcedor durante todo o tempo em que esteve em campo.

Aos 19 minutos, após erro de passe de Fernando Henrique no meio-campo, o Athletico se lançou pro ataque e após bela trama ofensiva de Vitor Bueno, Fernandinho e Erick, a bola sobrou livre para o camisa 9 athleticano fazer valer a “Lei do Ex”.

Mesmo com o resultado negativo, a torcida não deixou de apoiar a equipe em nenhum momento.

No retorno da torcida ao Mineirão, mais de 35 mil torcedores empurraram o Cruzeiro rumo à vitória. Foto: Staff Imagens / Cruzeiro / Flickr

O Cruzeiro tentou, a todo instante, o gol de empate e aos 27 minutos, Matheus Pereira sofreu pênalti ao tentar finalizar. Bruno Rodrigues foi pra bola mas Bento fez uma bela defesa no chute rasteiro do camisa 9.

Registro da defesa do goleiro Bento, no pênalti cobrado por Bruno Rodrigues.

Ao ser substituído, Bruno Rodrigues foi criticado por alguns torcedores e bateu boca com alguns cruzeirenses que estavam atrás do banco de reservas: “Só erra quem bate”, falou o artilheiro da equipe na temporada.

Bruno Rodrigues postou um texto nas redes sociais pedindo respeito aos torcedores

Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não desistiu de buscar o empate, e com a força da torcida, Matheus Pereira marcou um belo gol que deixou tudo igual no Mineirão.

Após tentativa de cruzamento na área, a bola parou na linha de fundo com Fernando Henrique, o volante passou para Nikão, que aberto no lado direito projetou o corpo buscando um passe no meio. Matheus Pereira recebeu na meia-lua da área e, com muito talento, acertou um lindo chute no canto de Bento para deixar tudo igual no placar.

Matheus Pereira marcou o gol de empate no fim da partida. Foto: Staff Imagens / Cruzeiro / Flickr

O que esperar do Cruzeiro nessa reta final?

Apesar do empate, o Cruzeiro conseguiu somar pontos importantes com a nova comissão técnica. Ao todo, a raposa conquistou 8 pontos de 12 possíveis.

Agora, a tendência é que os próximos jogos sejam os mais difíceis do campeonato, já que a raposa enfrenta dois candidatos ao título: Botafogo e Palmeiras.

Mas pelo momento do Glorioso de General Severiano, o Cruzeiro pode arrancar pontos no Estádio Nilton Santos no próximo domingo (3) e, a depender dos resultados da rodada, já se livrar de qualquer risco de queda.

COMENTÁRIOS