Menu

Com seu maior público no ano, Cruzeiro busca eliminar chance de rebaixamento contra o Brusque

A última vez que o Cruzeiro teve a presença de mais de 20 mil torcedores no estádio foi na partida contra o América, no Campeonato Mineiro do ano passado.
08/11/2021 às 14:03
Tempo de leitura
3 min
Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro
Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro

Mesmo com uma temporada ruim, o Cruzeiro teve uma boa notícia nos últimos dias. O time celeste poderá rever o seu torcedor em maior número nesta terça-feira, 9 de novembro, no Mineirão, quando enfrentará o Brusque pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Pampulha deve receber 35 mil cruzeirenses para acompanhar a partida.

A última vez que o Cruzeiro teve a presença de mais de 20 mil torcedores no estádio foi na partida contra o América, no Campeonato Mineiro do ano passado, antes da paralisação e também restrição de público em partidas por conta da pandemia. Na ocasião, o público total foi de 21.902.

Porém, a decisão de não autorizarem a capacidade máxima no Mineirão causou polêmica nos últimos dias. Mesmo com a Prefeitura de Belo Horizonte liberando o Mineirão para jogos em sua capacidade máxima, 62 mil torcedores, a partida entre Cruzeiro e Brusque, só poderá contar com 35 mil presentes. A decisão deixou a China Azul na bronca. 

Em nota, a prefeitura da capital explicou que a decisão de reduzir a capacidade do público a pouco mais da metade não é do poder Executivo municipal. A volta da capacidade total do Mineirão é assegurado em portaria, que está em vigor desde o dia 2 de novembro.

A decisão de contar com o público total é o responsável pelo evento, no caso o Cruzeiro. Porém, o clube alega que o problema não foi financeiro e que mesmo propondo pagar a Minas Arena, administradora do estádio, para contar com a capacidade máxima, um acordo entre as partes definiu que só 35 mil pessoas poderiam estar no estádio para a partida.

Confronto direto

Cruzeiro e Brusque será um confronto direto na luta contra o rebaixamento para a Série C. Apesar das chances de queda da Raposa serem pequenas, uma vitória no Mineirão pode decretar de vez a sua permanência na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 0,78% de chance de queda e o Brusque 43,4%. A Raposa é a atual 12ª colocada, com 43 pontos, e o time catarinense é o primeiro acima da zona de rebaixamento, 16º, com 38 pontos.

A primeira vez que ambas as equipes se enfrentaram foi neste ano, no turno da Série B. O Cruzeiro venceu fora de casa por 2 a 1, de virada. O Brusque abriu o placar com Eduardo, em cobrança de pênalti, e a Raposa virou com gols de Felipe Augusto e Giovanni Piccolomo, aos 36 e 44 minutos do segundo tempo, respectivamente. O duelo desta terça-feira terá transmissão do canal Premiere.

Prováveis escalações

Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Eduardo Brock, Ramon e Felipe Augusto; Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Bruno José, Vitor Leque e Thiago.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Brusque: Ruan Carneiro; Toty, Ianson, Éverton Alemão e Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Fellipe Soutto e Jhon Cley; Maurício Garcez e Edu. Técnico: Waguinho Dias.

Arbitragem

  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
  • Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcio Bezerra Lopes Caetano (RO)
  • Quarto Árbitro: Ronei Cândido Alves (MG)
  • Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Última atualização em 19/08/2022 às 06:40