Menu

Edu volta a fazer a diferença e se prova como única referência do Cruzeiro

Atacante saiu do banco para colaborar com a vitória azul
27/04/2022 às 10:38
Tempo de leitura
2 min
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A Série B é uma competição de peculiaridades, e uma delas é a importância exacerbada de ter um bom e decisivo centroavante. O Cruzeiro, pela primeira vez em três anos de competição, pode bater no peito e dizer que tem um atacante nesses moldes: Edu.

O camisa 99 é um dos principais responsáveis pelas duas vitórias da Raposa na segunda divisão até o momento. Diante do Brusque, foi Edu quem marcou o gol do triunfo, por 1 a 0. Agora, diante do Londrina, na última terça-feira(26), ao roubar a bola na saída de bola do adversário e deixar Luvannor livre para balançar as redes.

Sem Edu, contra o Tombense, no último sábado (23), o Cruzeiro passou apuros para conseguir balançar as redes, já que sentiu falta de uma referência na área e a qualidade do jogador nas finalizações.

Anos de jejum

Em 2020 e 2021, muito do insucesso da Raposa se deu pela falta de poder decisivo dos atacantes. Marcelo Moreno e Thiago, donos da posição fizeram, ao todo nas duas temporadas, apenas oito e quatro gols, respectivamente.

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

No período, o Cruzeiro teve inúmeros empates, que impediram que a equipe subisse na tabela e brigasse pelo acesso. Na Série B de 2020, foram 13 igualdades em 38 rodadas, e 18 em 2021.

Currículo de peso

O próprio Edu já deu demonstrações em sua carreira de ser um dos grandes centroavantes da Série B. Na temporada passada, o jogador foi o artilheiro da competição, ao marcar 17 gols com a camisa do Brusque. O time catarinense, por exemplo, fez 44 tentos na segundona. Ou seja, Edu marcou quase a metade dos gols da equipe no torneio.

Com a vitória diante do Londrina, o Cruzeiro chegou pela primeira vez em três anos ao G4 da Série B, com sete pontos. A Raposa, agora, tem de torcer contra o Grêmio, para fechar a rodada no grupo dos quatro primeiros.