Menu

Experiência coreana e acesso: Waguininho é o primeiro reforço cruzeirense da era Ronaldo

O atacante é o segundo reforço acertado pelo Cruzeiro para o setor ofensivo.
04/01/2022 às 10:58
Tempo de leitura
3 min
Foto: Twitter / Cruzeiro
Foto: Twitter / Cruzeiro

O Cruzeiro oficializou o seu primeiro jogador contratado, desde que a gestão de Ronaldo assumiu o clube. Trata-se do atacante Waguininho, de 31 anos, que estava livre no mercado desde a virada do ano, pois não renovou seu vínculo com o Coritiba.

Waguininho se apresenta com o restante do grupo no Toca da Raposa, na manhã desta terça-feira, 4 de janeiro, para o início da pré-temporada do Cruzeiro. Hoje também começa o trabalho do técnico uruguaio Paulo Pezzolano, novo comandante do time celeste, anunciado na noite dessa segunda-feira.

O novo reforço já deu suas primeiras palavras como jogador do Cruzeiro: “Agradeço a oportunidade de estar aqui nesse grande clube e, se Deus quiser, vamos dar muitas alegrias para o torcedor neste ano“.

Nascido e criado em Cubatão, São Paulo, Waguininho começou no futsal do Aymoré aos 8 anos. Depois defendeu o Gremetal, Portuários e o Santos. No campo, começou pela Portuguesa Santista em 2003, começando a sua carreira jogando como zagueiro. Ele também passou pelo São Vicente e teve um empréstimo curto pela Portuguesa Londrinense em 2008.

Waguininho chegou a abandonar o futebol em 2009 para trabalhar em uma empresa na sua cidade natal, mas retornou ao São Vicente, onde se profissionalizou em 2010.

Em 2012, o atacante foi vice-artilheiro da Segunda Divisão do Paulista com 14 gols, e liderou a campanha que conduziu o São Vicente ao vice-campeonato paulista na divisão. O bom desempenho com a camisa alvinegra fez com que o cubatense se tornasse conhecido na cidade em que nasceu e chamou a atenção de outros clubes.

No final de 2012, ele foi anunciado no Mogi Mirim e logo em sua estreia marcou o seu primeiro gol, saindo do banco, em uma vitória por 3 a 0 sobre o Penapolense. Pelo clube, o atacante participou de 29 jogos, marcou cinco gols, sendo a maioria entrando no decorrer da partida.

Ao final de 2013, Waguininho se acertou com o Oeste, onde jogou 61 jogos, marcou 10 gols e deu 10 assistências. Em janeiro de 2016, o atacante foi anunciado pelo Bucheon 1995 da Coreia do Sul. Por lá, marcou 12 gols em 28 partidas, vivendo o seu grande momento na carreira, sendo um dos principais goleadores do time.

Em 2018, ele foi transferido a outro clube sul-coreano, o Suwon Samsung Bluwings, onde fez 45 jogos, marcou 11 gols e deu seis assistências.

Após rescindir seu contrato com o Suwon Samsung Bluewings em maio, Waguininho retornou ao futebol brasileiro em julho acertando com o Guarani até o final da temporada. Pelo time campinense, foram 28 jogos e seis gols. No início de fevereiro do ano passado, o atacante foi anunciado pelo Coritiba, onde fez 48 partidas, marcou 11 gols, deus duas assistências e garantiu o acesso à Série A, tudo o que o torcedor do Cruzeiro quer para 2022.

Waguininho é o segundo reforço acertado pelo Cruzeiro para o ataque. O outro é Edu, centroavante que estava no Brusque e foi artilheiro da última edição da Série B, com 17 gols. Ele e o volante Filipe Machado já embarcaram rumo à capital mineira para se apresentarem na Toca da Raposa II.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:58