O que você procura?


Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item

Relembre os melhores momentos de Rafael Sobis no Cruzeiro

O atacante se despediu dos gramados ao final da vitória diante do Brusque no Mineirão, com mais de 34 mil torcedores.

Rômulo Soares 10 de novembro de 2021 às 11:03
Tempo de leitura
6 min
Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

No reencontro com o Mineirão, o Cruzeiro venceu o Brusque por 2 a 0 na noite dessa terça-feira, 9 de novembro, em jogo válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Vitor Leque e Giovanni Piccolomo. A vitória sacramentou a permanência do clube celeste na Segunda Divisão, eliminando qualquer chance de rebaixamento. Porém, esse não foi o único acontecimento que chamou a atenção no triunfo de ontem. O atacante Rafael Sobis se despediu dos gramados ao final da partida e anunciou a sua aposentadoria.

O dia chegou. A vida é assim. O tempo passa. Uns tem que sair para outros chegarem. Uma noite especial. Avisei que, se a gente vencesse, seria meu último jogo. Acabou. Vou nascer para outra vida. Espero que o Cruzeiro volte o mais rápido possível para o seu lugar“, disse o jogador ao Premiere, na saída de campo.

Ao fim do jogo, aos prantos, o atacante foi abraçado pelos companheiros de clube e também por jogadores do Brusque. O árbitro da partida deu de presente para o atleta os cartões do jogo. Sóbis, inclusive, foi amarelado durante a partida.

Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

Aos 36 anos, o atacante teve uma carreira muito vitoriosa. Pelo Internacional, clube que o criou, conquistou a Copa Libertadores da América duas vezes (2006 e 2010) e foi campeão gaúcho em três anos (2004, 2005 e 2011). Com a camisa do Fluminense, Rafael Sobis foi campeão brasileiro e carioca em 2012.


No Tigres, do México, Rafael Sobis foi campeão mexicano em 2015. Pelo Ceará, o atacante conquistou a Copa do Nordeste em 2020. O agora ex-jogador teve, ainda, passagem pela Seleção Brasileira, conquistando a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China.

Contando os prêmios individuais, Rafael Sobis conquistou três troféus em 2005: Prêmio Craque do Brasileirão, Bola de Prata e Troféu Mesa Redonda. Em 2015, foi líder de assistências do Campeonato Mexicano e em 2017 teve a Chuteira de Ouro da Copa do Brasil de 2017.

Momentos com o Cruzeiro

No início de julho de 2016, Rafael Sobis foi apresentado como jogador do Cruzeiro em pleno Mineirão, junto do também atacante Ábila. “Estou vestindo uma camisa de um grande clube, que sempre tive dificuldades quando enfrentei. Sempre tive o sonho de vestir essa camisa”, disse Sóbis na época.

Justamente contra o Internacional, em jogo válido pela 18º rodada do Brasileirão daquele ano, Sóbis fez seus primeiros três gols pelo time celeste na vitória por 4 a 2, em pleno Mineirão.

Mas apenas a partir do ano seguinte que Rafael Sobis viveria seus melhores momentos como jogador do Cruzeiro. O atacante participou da campanha campeã da Copa do Brasil de 2017, disputando 11 jogos e marcando cinco gols. Em 2018, ele também fez parte do time campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. No estadual, o ex-jogador disputou 11 jogos, marcou três gols e deu duas assistências. Já pela copa, ele fez apenas quatro partidas.

Relembre os melhores momentos de Rafael Sóbis no Cruzeiro
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Em 2019, Rafael Sobis retornou ao Internacional, mas teve uma passagem modesta dessa vez. No ano seguinte, então, foi para o Ceará, onde conquistou a Copa do Nordeste, mas variava entre a titularidade e o banco de reservas. Em novembro do ano passado, ele voltou ao Cruzeiro, já na Série B, a pedido do técnico Felipão.

O momento mais marcante de Rafael Sobis nessa volta ao Cruzeiro em 2020 foi o gol de placa que ele marcou, do meio de campo, contra o Brasil de Pelotas. Ele já havia marcado um de pênalti. A partida terminou em uma goleada por 4 a 1 para a Raposa. Veja o gol:

Ao todo, Rafael Sobis fez 157 jogos pelo Cruzeiro, marcou 27 gols e deu 12 assistências.

Provocações ao Atlético

Além dos gols, assistências, jogadas e títulos, Rafael Sobis também ficou conhecido como um grande provocador em relação ao Atlético. Foram várias declarações provocando o rival do Cruzeiro em momentos distintos. Veja:

Final do Campeonato Mineiro de 2018

Em 2018, na final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro conseguiu reverter um placar de 3 a 1 no jogo de ida, fazendo 2 a 0 na volta e, pelo regulamento se sagrar campeão estadual. Ao final da partida, Rafael Sobis lançou uma provocação que ficou muito marcada na memória do torcedor, dizendo:

“A gente simplesmente botou a ordem na casa. Como eu falei algumas vezes agora, por isso que a traseira de nosso ônibus é cheia de títulos, cheia de troféus e a traseira de outro ônibus tem dois, três, porque um comemora jogo e outro comemora título”.

Campeonato Brasileiro de 2019

Já como jogador do Internacional, Rafael Sobis provocou o Atlético, após vencer o Galo no Independência por 3 a 1, em jogo do Campeonato Brasileiro de 2019. O atacante deu uma assistência para um gol do Neilton na vitória colorada e, ao final da partida, disse:

Que boa forma de matar a saudade, não é? Fui feliz aqui (em Belo Horizonte). Contente pela nossa vitória. Foi um jogo super difícil. Time fez uma partida maravilhosa. Que bom dar alegria para a maior parte de BH, que eu estava com tanta saudade. É uma vitória importante. Estou torcendo para que tudo melhore aqui (no Cruzeiro)”, disse, em entrevista ao canal Premiere.

Porém, antes mesmo de começar a responder perguntas, Sobis gritou: “Zêro!”, em menção ao então ex-clube.

Relembre os melhores momentos de Rafael Sóbis no Cruzeiro
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Em 2021

Neste ano, Rafael Sobis voltou a provocar o Atlético. Em entrevista ao canal Camisa 21, do youtuber Bolívia, ele falou da situação complicada que vive o Cruzeiro, porém não perdeu a oportunidade de cutucar o Galo.

Tem que arrumar um adversário para nós. Por mais que o Cruzeiro esteja passando por esses problemas, eu até falo com o torcedor quando ele vem meio triste: ‘Quer trocar de time? Tu quer ficar três anos sofrendo ou quer ficar 98?’ Se brincar, eu tenho mais títulos que o suposto rival. Eu só não tenho mais mineiros, porque não joguei mais mineiros”, brincou.

Em toda a sua carreira, Rafael Sobis disputou 506 jogos, marcou 105 gols e deu 60 assistências. Ele ainda recebeu 67 cartões amarelos, em apenas três jogos ele foi amarelado duas vezes e foi expulso, e em quatro oportunidades o atacante recebeu o cartão vermelho direto.

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.

Última atualização em 12 de novembro de 2021 às 08:06