Menu

Série C? Chances de rebaixamento crescem para o Cruzeiro

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de rebaixamento do Cruzeiro é de 7,1%.
02/11/2021 às 13:50
Tempo de leitura
3 min
Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

O Cruzeiro ficou apenas no empate em 1 a 1 contra o Vila Nova na noite dessa segunda-feira, 1º de novembro, na Arena Independência, em jogo válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambos os gols foram marcados em cobranças de pênalti, Clayton abriu o placar para o time visitante e Giovanni empatou para a Raposa.

A partida foi marcada por vários acontecimentos. Primeiro, houve um atraso de quase 10 minutos devido a uma queda de energia na Arena Independência. Depois, por conta do temporal em Belo Horizonte, o estado do gramado ficou precário e, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, o árbitro decidiu interromper o jogo. Depois de 38 minutos de paralisação, com a chuva diminuindo de intensidade e a drenagem do gramado funcionando, a partida enfim foi retomada.

Aos 31 minutos, Nonoca fez falta em Alesson dentro da área e, depois de revisão no VAR, o árbitro marcou penalidade máxima a favor dos visitantes, que foi convertido por Clayton.

Na sequência, Rafael Donato derrubou Wellington Nem dentro da área, e o árbitro marcou pênalti para o Cruzeiro, que foi convertido aos 38 minutos por Giovanni.

Fantasma da Série C

Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 40 pontos e ocupa a 14ª posição na tabela de classificação. Como o confronto diante do Vila Nova foi o primeiro da rodada, todos os outros 18 times da Série B estão com um jogo a menos que a Raposa. A Ponte Preta, que ocupa a 15ª colocação, pode ultrapassar o time celeste, já que tem apenas dois pontos a menos que a equipe mineira.

Portanto, caso a Macaca vença, o Cruzeiro descerá uma posição, ficando a duas posições da zona de rebaixamento. Nenhuma equipe do Z-4 pode ultrapassar a Raposa nesta rodada, mas o Londrina, que abre a zona da degola, ficará a apenas dois pontos do time celeste.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de rebaixamento do Cruzeiro é de 7,1%.

Novembro decisivo

Restam cinco jogos para o fim da temporada, todos acontecerão neste mês, e o Cruzeiro terá um confronto direto contra o Londrina, fora de casa, na próxima rodada. É a grande oportunidade da Raposa vencer e se afastar da zona de rebaixamento para a Série C. Depois, o time celeste enfrenta o Brusque em casa, Vitória e Sampaio Corrêa fora, e encerra a temporada diante do Náutico em BH.

O Brusque e o Vitória estão abaixo do Cruzeiro na tabela de classificação, portanto serão mais duas decisões para a Raposa fugir do rebaixamento para a Terceira Divisão. Na temporada passada, o Náutico fugiu da Série C fazendo 44 pontos. Os matemáticos apontam que a pontuação de segurança necessária para fugir da zona da degola é 45 pontos. Sendo assim, o time celeste precisaria de uma vitória e dois empates em cinco jogos para se manter na Segundona no ano que vem.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:45