Menu

TBT #1: Flamengo 0x2 Cruzeiro – Oitavas de final da Copa Libertadores 2018

25/10/2019 às 02:51
Tempo de leitura
4 min

Você sabe o que significa TBT? Não? TBT é a abreviação de throwback thursday, e é uma hashtag constantemente usada no Instagram. Às quintas, os usuários da rede social costumam postar fotos antigas usando #TBT, com o objetivo de recordar essas lembranças. Agora, o TBT estará presente no Mais Cruzeiro. Toda quinta-feira, iremos relembrar um jogo marcante da gloriosa história da Raposa.

Iniciando a série, traremos à tona um jogo que, para muitos, é considerado a melhor exibição de toda Era Mano Menezes.

Após ficar em primeiro no grupo, o Cruzeiro não teve muita sorte no sorteio das oitavas de final da Libertadores de 2018. As famigeradas bolinhas resultaram num confronto caseiro contra o Flamengo, clube que o Cruzeiro havia batido na final da Copa do Brasil do ano anterior. Um embate que, inicialmente, causava sensação de equilíbrio, mas que no jogo de ida já foi praticamente aniquilado.

YouTube video

O jogo

A partida foi Manismo em estado puro. Se você quer mostrar a alguém o que foi o Cruzeiro de Mano Menezes no auge, mostre esse jogo. A Raposa deu a bola ao Flamengo, mas os cariocas tinham uma posse nula, que não machucava ninguém. Por outro lado, o Cruzeiro contra-atacava de forma perigosa e conseguia ser letal, marcando duas vezes e ainda quase fez mais dois gols no final do jogo, com Raniel e Rafinha.

O primeiro gol

Logo no início, a Raposa abriu o placar. Em boa jogada do meio-campo, Robinho deixou Arrascaeta na cara do gol. Com sua frieza de sempre, o uruguaio não perdoou aquele que, pouco tempo depois, seria seu futuro clube. 1-0 para o time de Mano Menezes.

E aí, torcedor, saudades do antigo camisa 10?

Jogo controlado e placar ampliado

Aos 32 minutos do segundo tempo, em jogada construída por Raniel, Rafinha e Arrascaeta, o Cruzeiro chegou mais em uma vez. Em pancada de Lucas Silva, Thiago Neves desviou com o pé e marcou o segundo da Raposa. A vantagem estava construída.

Solidez defensiva

O Flamengo tinha a bola, mas não conseguia criar muito, e quando criava, lá estava Fábio. Nas poucas vezes que o rubro-negro chegava com grande perigo, o ídolo da Raposa fez das suas e salvou o time. Além disso, o Flamengo, por não conseguir infiltrar na defesa azul, acabou forçando o jogo aéreo, com cruzamentos desesperados. Entretanto, o Cruzeiro tinha uma dupla de zaga vivendo seu auge. Léo e Dedé eram praticamente intransponíveis pelo alto, então, dessa forma era difícil de bater o time celeste.

A sequência

Com a boa vantagem, o clube mineiro não conseguiu repetir a excelente atuação na volta e perdeu por 2-1. Todavia, no agregado o placar ainda era favorável ao time de Mano. Após a classificação, o Cruzeiro foi eliminado da competição pelo Boca Juniors, na fase seguinte, em um confronto marcado por polêmicas da arbitragem.

YouTube video

Ficha técnica

Flamengo 0-2 Cruzeiro

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de agosto de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana (Argentina) e Gustavo Rossi (Argentina)
Cartão Amarelo: Cuellar (Fla); Thiago Neves, Robinho (Cru)

Gols: De Arrascaeta, aos nove minutos do primeiro tempo e Thiago Neves, aos 33 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei (Pará), Léo Duarte, Réver e Renê; Gustavo Cuéllar, Jean Lucas (Vitinho), Diego, Éverton Ribeiro e Marlos Moreno (Lincoln); Uribe.
Técnico: Mauricio Barbieri.

CRUZEIRO: Fábio, Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho (Rafinha), Thiago Neves (Ariel Cabral) e De Arrascaeta; Hernán Barcos (Raniel).
Técnico: Mano Menezes.

COMENTÁRIOS