Menu

TBT #2: Cruzeiro 3×0 Botafogo – 22ª rodada do Brasileirão de 2013

25/12/2019 às 16:00
Tempo de leitura
4 min

Você sabe o que significa TBT? Não? TBT é a abreviação de throwback thursday, e é uma hashtag constantemente usada no Instagram. Às quintas, os usuários da rede social costumam postar fotos antigas usando #TBT, com o objetivo de recordar essas lembranças. Agora, o TBT estará presente no Mais Cruzeiro. Toda quinta-feira, iremos relembrar um jogo marcante da gloriosa história da Raposa.

Campeão Brasileiro de 2013, o Cruzeiro protagonizou diversos grandes jogos nessa edição do campeonato nacional. Então, no segundo episódio da série, o Mais Cruzeiro vai abordar essa inesquecível vitória contra o Botafogo.

O contexto

Após bater, uma rodada antes, o Athletico Parananese, por 1 a 0, o time celeste chegou para enfrentar o Botafogo com a possibilidade de, em caso de vitória, abrir uma enorme vantagem na liderança do torneio. Afinal, o Cruzeiro era líder com 46 pontos, e time carioca era o segundo colocado, com 40. A imprensa e as torcidas tratavam a partida como uma final antecipada

O jogo

Apesar do placar elástico, não foi um duelo fácil. O Cruzeiro, como de praxe na temporada, criou muito volume de jogo e tentou encurralar o adversário. Contudo, não conseguia finalizar com qualidade e sofria alguns ataques do bom time botafoguense, liderado pelo craque mundial Clarence Seedorf.

YouTube video

O primeiro gol… e que golaço!

No final do primeiro tempo, o 0 a 0 ainda perdurava e, aparentemente, esse resultado se arrastaria para o intervalo. Entretanto, o volante Nilton tinha um plano.

Em escanteio cobrado por Willian Bigode, o camisa 19 do Cruzeiro aplicou um movimento acrobático e lindo. Um verdadeiro golaço de Nilton, de chaleira. Assim, a Raposa estava na frente.

YouTube video

Sorte de campeão?

Quando o time está bem, tudo conspira a favor. Logo no início do segundo tempo, o zagueiro Bruno Rodrigo cometeu penâlti em Rafael Marques. A tensão tomou conta do Mineirão. Na bola, Seedorf, craque ex-Milan, Internazionale e Real Madrid. No gol, Fábio, ídolo celeste. Porém, o holandês errou a cobrança e mandou pra fora. Ufa!

Júlio Baptista ao resgate

Aos 17 minutos do segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira decidiu trocar o atacante Borges pelo renomado Júlio Baptista. O camisa 10 celeste, por sua vez, não decepcionou.

No minuto 35 da último etapa, Éverton Ribeiro foi derrubado por Bolívar na área e o juiz assinalou a penalidade. Diferentemente de Seedorf,  Júlio Baptista não desperdiçou e marcou o segundo gol do Cruzeiro.

Seis minutos depois, em contra-ataque, Dagoberto e JB tabelaram, e o camisa 11 deixou o ex-jogador do Brasil na cara do gol. Mais uma vez, ele não perdoou e fuzilou pro gol. 3 a 0 e vitória celeste.

TBT #6: Cruzeiro 3x0 Botafogo – 22ª rodada do Brasileirão de 2013

O camisa 10 foi decisivo no título azul – Créditos da foto: Superesportes

A sequência do Cruzeiro

Apesar de que ainda restassem mais de 15 jogos, foi ali que o Cruzeiro começou a resgatar a taça do Brasileirão. Dez anos depois, o time de Marcelo Oliveira encantava e voltava o colocar a Raposa no topo do cenário do futebol nacional.

TBT #6: Cruzeiro 3x0 Botafogo – 22ª rodada do Brasileirão de 2013

Elenco campeão de 2013 – Créditos da foto: Cruzeiro

Ficha Técnica

Cruzeiro 3×0 Botafogo

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 18 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Marcelo Bertanha
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Júlio Baptista
Gols: Cruzeiro: Nilton, aos 45 do primeiro tempo, Júlio Baptista, aos 35 e 41 minutos do segundo tempo

Cruzeiro: Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva (Henrique), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Dagoberto); Willian e Borges (Júlio Baptista). Técnico: Marcelo Oliveira.

Botafogo: Jefferson, Lucas, André Bahia, Bolívar e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato (Hyuri), Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques (Henrique) e Elias (Alex). Técnico: Oswaldo de Oliveira.