Menu

Daniel Alves ou Danilo, quem será o titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo?

16/11/2022 às 20:15
Tempo de leitura
4 min
Daniel Alves - Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Daniel Alves - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Faltando oito dias para a estreia da Copa do Mundo 2022, a Seleção brasileira segue se preparando para o seu primeiro jogo e ainda não se sabe quais serão os jogadores titulares no jogo contra a Sérvia, no dia 24. Muito se discute acerca do ataque recheado de craques, mas também, sobre o sistema defensivo no que se refere às laterais. Daniel Alves ou Danilo; qual dos dois jogadores serão reesposáveis pela posição almejada de muitos brasileiros no Catar em 2022?

Apesar de não ter aparecido muito nesse último ano defendendo a Seleção Brasileira, devido a motivos de lesão, o multe campeão Daniel Alves pode ser uma boa para a equipe titular brasileira. Isso porque o jogador já participou de duas Copas do Mundo pelo Brasil, além de ter carregado títulos importantes pelo nosso país, como a Copa América, a Copa das Confederações e as Olímpiadas. Fato que garante a Daniel uma enorme maturidade diante dos jovens jogadores que irão participar pela primeira vez de uma Copa do Mundo. Uma enorme chuva de críticas, tanto construtivas como também destrutivas, foram disseminadas na mídia e nas redes sociais mediante a Daniel Alves, pois muitas pessoas não concordaram com a sua convocação. No entanto, o que se espera é que o jogador surpreenda, sendo titular ou não, o que logicamente tem feito em toda a sua carreira como jogador. O principal aspecto positivo para que ele fique entre os 11 jogadores é a sua experiência, mas não pode ser somente tal análise, mostrar a sua capacidade física indubitável pode fazer total diferença no campo e no ritmo dos outros jogadores.

Por outro lado, temos Danilo, que atua em um dos maiores clubes da Itália, a Juventus, conhecida como a “velha senhora”. Danilo já foi jogador de dois times brasileiros, o Santos do Rei Pelé, e o Coelho mineiro, onde estreou em 2009 como profissional. Após sua passagem por esse times, foi à Europa para o clube do Porto, passou também pelo Real Madrid, Manchester City e agora está na Juventus. Já são mais de dez anos disputando campeonatos importantes na Europa e também garantindo títulos, como a Liga dos Campeões da Europa. Hoje ele tem 31 anos, oito anos a menos do que Daniel Alves, seu concorrente de posição. Nos últimos amistosos pela camisa verde e amarela Danilo foi titular e apresentou bons desempenhos, mas não a certeza de que permaneça entre os 11 jogadores titulares durante toda a Copa, ou na estreia. Mesmo que haja essa discussão à tona, Danilo diz respeitar muito Daniel Alves e que, com toda a certeza, ele é uma de suas grandes inspirações, e não um problema.

+ Na “última dança” de Messi, Argentina é favorita na Copa do Mundo do Catar

A equipe titular é dúvida, não se sabe ainda quem serão os jogadores, ou mesmo se Tite manterá uma linha de mudanças durante todos jogos e as suas fases. A verdade é que o caráter “retranqueiro”, o qual o técnico brasileiro já foi apelidado, parece não fazer parte nesse ano do sua estratégia. A ofensividade vem com tudo, seja no ataque e pelos cantos, com os excelentes laterais convocados apoiando os sistema tático da equipe.

O Brasil e a sua história com brilhantes laterais

A seleção Brasileira sempre foi brilhante com os Laterais, sejam eles esquerdos ou direitos, a história sempre trouxe grandes magos da bola em ambas as posições . Como poderia não se lembrar dos grandes craques como Cafú e Robertos Carlos, protagonistas de clubes magníficos e campeões do mundo pelo Brasil. A opinião dos dois jogadores é que esse ano a confiança está em alto nível e que o possível hexa esta bem perto.

O que se espera durante as fases da Copa são belas jogadas e gols que possam garantir a vitória, um encaixe perfeito, entre o sistema defensivo e o ataque. Tanto os possíveis laterais reservas quanto os titulares têm características ofensivas que podem remeter aos dois ex-campeões. Relembre abaixo alguns dos lances de Roberto Carlos e de Cafú, gênios da bola;

YouTube video
YouTube video
COMENTÁRIOS