Menu

Pesquisa do IBOPE mostra quais times mineiros têm mais “simpatizantes”

19/05/2020 às 09:05
Tempo de leitura
2 min

Discussões sobre torcida são muito comuns no futebol. “Qual é maior?”, “qual a mais apaixonada?”, e “a mais presente?”. E uma pesquisa do IBOPE Repucom promete colocar mais lenha nessa fogueira com pesquisa divulgada ontem, na qual aponta quais são os times brasileiros com mais “torcedores mistos”, aqueles que torcem para mais de um equipe, e “simpatizantes”, que escolhem determinada equipe como segunda opção.

E, de acordo com a pesquisa, entre três maiores times mineiros, aquele com maior número de simpatizantes é o América. Dentre a torcida americana, somente 7% afirma torcer pelo clube em primeiro lugar, sendo o restante, 93% de simpatizantes.

Em seguida vem o Atlético. Dentre a torcida do clube alvinegro, 26% são de simpatizantes, enquanto 74% têm o Galo como “time principal”.

Mesmo tendo, segundo o IBOPE e o Datafolha, a maior torcida dentre os clubes mineiros, com 4% da população brasileira contra 3% do rival Atlético, o Cruzeiro é o time mineiro com menos simpatizantes, levando-se em conta que, de acordo com a pesquisa, 24% dos torcedores celestes são simpatizantes. 76% dos cruzeirenses são chamados “torcedores assumidos”.

A pesquisa

Chamada de “DNA Torcedor 2017”, a pesquisa ouviu 6 mil torcedores ao vivo e outros 2 mil torcedores online em todo o Brasil. Com as informações em mãos, o levantamento comparou os perfis demográficos dos torcedores de futebol em geral (110,4 milhões de brasileiros) com o grupo que simpatiza com uma equipe extra (41,4 milhões).

Para entender melhor a pesquisa, peguemos como base os dados da torcida do América: do total dos 100% de seus torcedores, 7% são de “torcedores assumidos”, e 93% de “simpatizantes”. Ou seja, o clube possui mais simpatizantes do que chamado “torcedor assumido”, que são aqueles que tem um clube como seu primeiro time de coração.

Veja os gráficos de torcedores “simpatizantes” e “assumidos”:

Pesquisa do IBOPE mostra que times mineiros tem mais "simpatizantes"

Crédito da foto: IBOPE Repucom/Divulgação

Pesquisa do IBOPE mostra que times mineiros tem mais "simpatizantes"

Crédito da foto: IBOPE Repucom/Divulgação

Veja também: Confira 10 séries documentais que mostram os bastidores de times de futebol

COMENTÁRIOS