Menu

Raniel ou Fred? Quem deve ser o titular do Cruzeiro?

19/03/2018 às 13:36
Tempo de leitura
4 min

Um tem 34 anos, duas copas e diversos títulos no currículo. O outro tem apenas 21 e ainda tenta se firmar no cenário nacional pelo Cruzeiro. Um foi contratado a peso de ouro. O outro veio ainda para a base e desconhecido. Olhando assim, fica claro que Fred tem mais credenciais para ser o comandante do ataque azul. Mas futebol não é só isso, é resultado, e os resultados de Raniel tem sido melhores até aqui.

Na sua última partida, a sétima no ano e apenas a quarta como titular, Raniel foi decisivo mais uma vez e, com dois gols, colocou o Cruzeiro nas semi-finais do campeonato mineiro. Até agora o jovem soma três gols, sendo o outro o que garantiu a vitória em cima do rival Atlético-MG na fase classificatória no estadual. Já Fred não vive a melhor de suas fases na carreira. O jogador, tratado como a principal contratação do Cruzeiro para o ano, não fez as pazes com as redes. Em oito jogos, todos como titular, o camisa nove fez apenas um gol, contra a Tombense, ainda pela quarta rodada do estadual.

Apesar das fases distintas, outros fatores podem influenciar na decisão do técnico Mano Menezes sobre qual dos dois assumiria a função de titular. São alguns desses fatores:

Experiência

O Cruzeiro após duas temporadas de fora voltou a disputar a Taça Libertadores da América, tendo caído num grupo tido por muitos como o “grupo da morte” da competição. Por ser uma competição internacional com adversários rodados e “catimbeiros” o fator experiência, que Fred traz consigo, pode ser visto com bons olhos pelo técnico. Lembrando que até aqui o Cruzeiro disputou apenas um jogo na competição, sendo Fred o titular. Nesse jogo o camisa nove se lesionou nos primeiros minutos e deu lugar a Rafael Sóbis.

Condição Física

Outro fator importante, mas que dessa vez pesa a favor de Raniel é o aspecto físico. Fred possui um histórico de lesões na carreira e no momento se encontra em recuperação da lesão sofrida na panturrilha direita, na estreia da Libertadores. Já Raniel se mostra totalmente recuperado das lesões sofridas nas duas pernas, durante a decisão da Copa do Brasil de 2017.

Estilo de jogo

A escolha do titular também passa pela forma com que Mano espera montar o time. São jogadores bem diferentes e que podem dar opções ao comandante. Fred apesar da falta de gols vinha se destacando pela contribuição coletiva, abrindo espaços, fazendo o pivô com maestria e com grande precisão nos passes. Já Raniel é um jogador, que apesar de alto, é bem leve e rápido e conta com um chute fortíssimo. Além de pressionar os defensores adversários o tempo todo, como foi visto no clássico contra o Atlético-MG. Vale ressaltar que Mano Menezes já mostrou apreciar um ataque rápido e com movimentação.

Valores

Um pouco mais controverso, mas também importante, o investimento feito pelo Cruzeiro na contratação de Fred pode causar uma insistência maior no seu futebol. O time celeste vive problemas financeiros e um jogador caro no banco pode acarretar críticas à administração dio clube.

Lembrando também que mais um jogador entrará nessa briga, Sassá que está voltando do DM após um longo período parado e promete acirrar a disputa pela titularidade. O jogador vinha sendo um dos melhores da equipe antes de se machucar, na reta final do Brasileirão passado. Rafael Sóbis também corre por fora na busca pelo lugar no onze principal.

No momento Raniel larga na frente na disputa pela posição, por se mostrar um jogador decisivo e pela situação física de seus concorrentes. Mas Mano Menezes já deixou claro: “Não existe briga de um jogador inteiro e outro no DM. Temos que esperar os dois ficarem bons, aí vamos estabelecer uma boa briga”. Então como diria outro treinador do Cruzeiro, vamos aguardar.

  • A necessidade de rodar o elenco em um grupo qualificado
  • Liderança garantida
COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:46