Menu

Resumo: Veja o que aconteceu na primeira rodada do Brasileirão

29/04/2019 às 17:20
Tempo de leitura
6 min

A edição 2019 do Brasileirão começou nesse fim de semana. Dez jogos foram disputados e todas as equipes que participam da atual edição do campeonato entraram em campo. E a rodada foi cheia de novidades! Teve estreia do Árbitro de Vídeo (VAR) no torneio. Teve Mano Menezes sendo o primeiro treinador da história a receber cartão amarelo. Teve os times mandantes aproveitando o fator casa (apenas dois visitantes venceram na rodada). E tiveram muitos gols. Uma média 3,3 bolas na rede por partida e nenhum 0 a 0. Bom, vamos ver o que de melhor rolou nas partidas.

São Paulo 2 x 0 Botafogo

A partida entre o tricolor paulista e o alvinegro carioca abriu a atual edição do Brasileirão. E, jogando em casa, o São Paulo foi quem se deu melhor. Com gols do atacante Everton e do volante Hudson, o time do Morumbi fez 2 a 0 e estreou com o pé direito na competição. A partida também marcou a reestreia do atacante Alexandre Pato com a camisa são-paulina.

Atlético-MG 2 x 1 Avaí

O Galo, a exemplo do São Paulo, soube aproveitar o mando de campo para já garantir os primeiros três pontos no Brasileirão. O time mineiro recebeu o Avaí e venceu por 2 a 1. O lateral Fábio Santos abriu o placar para o alvinegro, de pênalti, o atacante Brizuela empatou, com interferência do VAR, para o Avaí e Ricardo Oliveira colocou o Atlético mais uma vez na frente. O Árbitro de Vídeo ainda anulou um gol do Avaí.

Resumo: Veja o que aconteceu na primeira rodada do Brasileirão

Crédito da foto: Bruno Cantini / Atlético

Chapecoense 2 x 0 Internacional

Um resultado que surpreendeu nessa primeira rodada foi a vitória da Chapecoense sobre o Internacional. O time alviverde, já conhecido como carrasco do Inter, contou com dois gols do atacante Everaldo para despachar os gaúchos. O primeiro dos tentos foi de pênalti, marcado após consulta ao VAR. Foi a primeira utilização do Árbitro de Vídeo da história do Campeonato Brasileiro.

Flamengo 3 x 1 Cruzeiro

Encontro recorrente nas competições de mata-mata nos últimos anos, Flamengo e Cruzeiro estrearam no Brasileirão se enfrentando no Maracanã e os donos da casa levaram a melhor. De virada, os cariocas bateram os mineiros por 3 a 1. Os gols do Fla foram marcados pelos atacantes Bruno Henrique, duas vezes, e Gabigol. O time celeste descontou com o atacante Pedro Rocha, que marcou pela primeira vez com a camisa azul. A partida marcou também o reencontro do meia De Arrascaeta, do rubro-negro, com seu ex-clube, do qual o uruguaio saiu de forma polêmica.

Resumo: Veja o que aconteceu na primeira rodada do Brasileirão

Crédito da Foto: Divulgação / Flamengo

Grêmio 1 x 2 Santos

Primeiro visitante a vencer na rodada, o Santos bateu o Grêmio em plena Arena por 2 a 1. O atacante Eduardo Sasha e o ala Felipe Jonatan fizeram os gols do Santos, enquanto Everton descontou para os gaúchos. O goleiro santista, Vanderlei, foi um dos destaques da partida com grandes defesas.

Ceará 4 x 0 CSA

E quem começou o Brasileirão realmente bem foi o Ceará. A equipe nordestina goleou o CSA, que acabou de subir da Série B por 4 a 0. Os gols da partida foram marcados pelos atacantes Ricardo Bueno, duas vezes, e Leandro Carvalho, e pelo lateral João Lucas.

Bahia 3 x 2 Corinthians

Na partida entre o Tricolor Baiano e o Timão, não faltaram gols e nem golaços. O jovem meia Pedrinho abriu o placar para o Corinthians, mas o atacante Arthur Caíke logo empatou, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, os atacantes Artur e Rogério, este com um golaço por cobertura, assinaram a virada tricolor. O meia Clayson, com outro golaço, ainda chegou a descontar, mas a partida acabou com o placar marcando 3 a 2 para os baianos.

Resumo: Veja o que aconteceu na primeira rodada do Brasileirão

Crédito da foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Athletico Paranaense 4 x 1 Vasco

E a má fase do Vasco da Gama parece que nunca irá acabar. O cruz-maltino fez sua estreia no Brasileirão contra o Athletico Paranaense, fora de casa, e levou uma senhora goleada. Logo aos dois minutos de jogo, o volante Bruno Guimarães abriu o placar. O jovem jogador faz grande temporada em 2019 e vem sendo cotado em grandes times europeus. O Vasco buscava o empate e quase conseguiu, mas o argentino Maxi López perdeu um gol em cima da linha. E no contra-ataque, o atacante Marco Ruben fez o segundo do Furacão e freou qualquer possibilidade de reação vascaína. Depois daí, foi só ladeira abaixo. Na segunda etapa o zagueiro Werley, dos cariocas, fez gol contra e o atacante Nikão aumentou o placar. O meia Bruno César ainda fez o gol de honra dos vascaínos, mas nada que diminuísse o vexame. 4 a 1 Furacão.

Palmeiras 4 x 0 Fortaleza

Outro time que se saiu bem na estreia do Brasileirão foi o Palmeiras. Jogando diante de sua torcida, o Porco aplicou uma sonora goleada no Fortaleza, de Rogério Ceni. O time paulista chegou a abrir o placar no início da partida, com o atacante Dudu, mas o VAR assinalou impedimento e anulou o lance. Mas o alviverde não se abateu e abriu o placar com o meia Zé Rafael, que havia entrado no lugar do segundo atacante Ricardo Goulart, que saiu lesionado. No segundo tempo, Zé Rafael deu assistência para o lateral Marcos Rocha ampliar. Inspirado, Zé Rafael também fez o terceiro e o volante Bruno Henrique deu números finais à partida. 4 a 0 e podia ter sido mais, se não fosse a, pasmem, atuação inspirada de Felipe Alves, goleiro do Fortaleza, que apesar da goleada, ainda salvou o Leão inúmeras vezes.

Fluminense 0 x 1 Goiás

No jogo mais polêmico da rodada, Fluminense e Goiás fizeram uma partida fraca tecnicamente, que mais chamou a atenção pela atuação do VAR. O Árbitro de Vídeo agiu, primeiro, para anular um pênalti no volante tricolor Bruno Silva e depois para marcar outro para o time carioca, que o atacante Luciano bateu, para a defesa do goleiro Tadeu. Na segunda etapa o VAR voltou ao ser protagonista ao anular um gol do atacante Everaldo, onde o árbitro interpretou que Luciano, impedido, participou da jogada mesmo sem encostar na bola. Decisão polêmica que revoltou os torcedores do Flu. No fim da segunda etapa, mais polêmicas. Everaldo desarmou jogador adversário, na bola, mas o juiz assinalou falta. O zagueiro Rafael Vaz foi para a bola e marcou aquele que seria o gol da vitória do Esmeraldino. Além de tudo, as fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro no fim de semana também prejudicaram a partida, que ficou parada por mais de 20 minutos devido a um apagão.

Resumo: Veja o que aconteceu na primeira rodada do Brasileirão

Crédito da foto: Mailson Santana

Última atualização em 19/08/2022 às 08:25