Menu

Seis times entram na última rodada do Brasileirão brigando pelas últimas três vagas na Libertadores

Athletico, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo entram em campo com chances matemáticas de disputarem o maior campeonato de clubes da América.
11/11/2022 às 11:57
Tempo de leitura
7 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

Se a decisão do título do Campeonato Brasileiro 2022 já foi feita há algumas rodadas, o que restou de mais importante no campeonato nacional é a disputa pelas últimas três vagas na Libertadores. Na última rodada do Brasileirão, que acontece neste fim de semana, Athletico, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo entram em campo com chances matemáticas de disputarem o maior campeonato de clubes da América.

Três desses seis times só dependem de si para conquistar a sonhada vaga à Libertadores. Athletico, que atualmente ocupa a 6ª colocação, joga em casa contra o Botafogo e só precisa de um empate para garantir, ao menos, uma vaga na fase preliminar, a popularmente chamada pré-libertadores. Se ganhar, a vaga na fase de grupos está garantida. Agora, se a equipe paranaense perder, o G-8 ficará ameaçado, já que a equipe será ultrapassado pelo próprio Botafogo, que é seu concorrente direto, e ainda corre o risco de se ver atrás de Atlético, América e Fortaleza, dependendo do resultado dos jogos dessas equipes, terminando a competição em 10ª lugar, o que seria uma grande frustação para o clube, que se manteve no G-8 durante quase toda a competição e que se viu deixar escapar o título da Libertadores de 2022 para o Flamengo.

O empate para o Athletico coloca a equipe com 56 pontos, sendo impossível de ser ultrapassada pelos 9ª colocado América, e o 10ª colocado Fortaleza, ambos com 52 pontos. Ou seja, a igualdade no jogo contra o Botafogo garante matematicamente a vaga na Libertadores de 2022, restando o resultado do jogo entre Atlético e Corinthians para saber se essa classificação será na fase de grupos ou na preliminar.

O Atlético, campeão brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, assim como o Athletico, só depende de si para disputar novamente a competição continental. Para isso, a equipe alvinegra precisa, no mínimo, empatar com o Corinthians. O jogo acontece em São Paulo, com mando de campo da equipe paulista. Assim como o Athletico, se conquistar um ponto com o empate, o Atlético chega a 56 pontos e não pode mais ser ultrapassado por América ou Fortaleza, conquistando ao menos a vaga na fase preliminar.

Se vencer, a equipe mineira dependerá de um empate entre Athletico e Botafogo ou derrota do time parananse para garantir uma vaga direta na fase de grupos. Se Athletico perder e o Atlético empatar seu jogo com o Corinthians, o Galo perde a vaga direta na fase de grupos considerando que a equipe teria menos vitórias que o Botafogo, 14 e 16, respectivamente, apesar de ambas as equipes conquistarem o menos número de pontos, que seria 56.

Resumindo, o Galo garante vaga na Libertadores se ao menos empatar com o Corinthians e vaga direta na fase de grupos se vencer seu jogo. Se perder, a equipe dependerá de outros resultados e se empatar dependerá do resultado do jogo entre Athletico e Botafogo para saber em qual fase da Libertadores conseguirá sua vaga.

Outro clube que apenas precisa fazer o seu próprio “dever de casa” é o Botafogo. Surpreendentemente, a equipe comanda por Luís Castro teve uma campanha regular no 2º turno do Campeonato Brasileiro e chega na última rodada com reais chances de angariar uma vaga no torneio internacional. Para isso, a equipe carioca, que jogará fora de casa contra o Athletico, precisa garantir os 3 pontos. Caso só empate, a vaga estará muito ameaçada, pois dependerá de um tropeço do América, que terá o mando de campo contra o Atlético Goianiense, que luta contra o rebaixamento. Ainda sim, se o América perder, e o Botafogo somente empatar, o Fortaleza pode ultrapassar as duas equipes se vencer o seu jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, tirando o Botafogo do G-8 e empurrando o América para a 10ª colocação.

Resumindo, tanto o empate quanto a derrota colocam o Botafogo em grande ameaça de perder a vaga na Libertadores. Para garantir a vaga sem depender de outros resultados, a equipe precisa vencer o seu jogo. O Botafogo ainda tem chances de conquistar uma vaga na fase de grupos, necessitando de, além de ganhar, contar com um tropeço do Atlético. Um empate da equipe mineira já basta para a vaga ser assegurada pela Estrela Solitária.

Em situação mais delicada, o América ainda sonha em fazer história e poder disputar pela primeira vez a Libertadores em dois anos seguidos. Para isso, a equipe já não depende mais só de si. Se perder, o América já estará automaticamente fora da competição. Se empatar, dependerá do jogo entre Athletico e Botafogo e Santos e Fortaleza, torcendo para que a equipe carioca perca e que a equipe de Juan Pablo Vojvoda não vença a sua partida. Se vencer, a equipe mineira se classifica para a Libertadores, já que conseguirá ultrapassar Athletico ou Botafogo, já que essas duas equipes fazem o último jogo entre si. Uma vantagem do América em relação ao Botafogo e Atlético é que a equipe terá o mando de campo nesta última rodada.

A situação do Fortaleza é muito parecida com a do América. A equipe cearense, que disputou a Libertadores de 2022, sonha novamente em viajar pela América. Para isso, precisa vencer o seu jogo e contar com empate ou derrota de Botafogo e América ou derrota de Atlético e algum desses outros dois times. Se Atlético-MG empatar o seu jogo, o Fortaleza, com 55 pontos caso vença, já não alcança a equipe mineira, mas ainda pode ultrapassar o Athletico Paranaense se o Botafogo vencer, ou o próprio Botafogo, se a equipe carioca não conquistar os 3 pontos diante da equipe paranaense. Ainda sim, a vaga na pré-libertadores estará condicionada ao jogo do América, já que o Coelho, com os mesmos pontos atuais, está na frente pelo critério de número de vitórias.

Se empatar, o Fortaleza já se coloca automaticamente fora da Libertadores e restará para a equipe nordestina a Copa Sul-americana.

Em situação delicadíssima para conquistar a vaga, o São Paulo depende do resultado de três jogos para alcançar a 8ª colocação na tabela e ir à Libertadores. A equipe enfrenta o Goiás em Goiânia e só a vitória interessa ao time de Rogério Ceni. O empate ou derrota já tira o São Paulo matematicamente da disputa. Mesmo com a vitória, o São Paulo ainda perde a vaga se o Botafogo ao menos empatar com o Athletico. Se o Botafogo perder, a equipe paulista necessita, ainda, que América e Fortaleza não façam mais que 1 ponto nos seus jogos.

O tricolor paulista precisa de “um milagre” para conquistar uma vaga na fase preliminar da Libertadores, o que, apesar de muito difícil, ainda não é impossível matematicamente.

Confira a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro após a 37ª rodada:

Standings provided by Sofascore
COMENTÁRIOS
Última atualização em 20/03/2023 às 18:03