Menu

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Prêmio Sesc de Literatura

23/01/2020 às 08:27
Tempo de leitura
2 min

Escrever um livro é um projeto de longo prazo, leva tempo e algumas vezes pode parecer uma missão impossível. Mas não é tão complicado quanto você imagina. Escrever é como qualquer outro talento. Se você quer começar a jogar futebol, vai a um campo de futebol. Se você quiser aprender a tocar um instrumento, deve praticar. Se você quer algo – você tem que ousar.

Desde 2003, o SESC (Serviço Social do Comércio) realiza um concurso que tem como missão identificar escritores iniciantes, cujas obras inéditas possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Trata-se do Prêmio Sesc de Literatura.

O Prêmio abre uma porta do mercado editorial aos estreantes, uma vez que os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record.

A edição 2020 do Prêmio já está com inscrições abertas e os autores estreantes podem inscrever as suas obras nas categorias Romance ou Conto. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2020 no endereço: http://www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc

Após a inscrição, a obra passa por quatro fases:

1 – As obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país;

2 – As obras pré-selecionadas são enviadas para a Comissão Final;

3 – As Comissões Finais são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pessoas pela categoria Romance;

4 – O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado final.

De acordo com o edital, o resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2020 será divulgado em junho de 2020. O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. Cada vencedor assinará contrato de publicação com a editora, que ficará responsável pelos termos de edição.