Menu

Estudantes mineiros irão representar o Brasil em evento internacional de empreendedorismo

14/10/2019 às 15:30
Tempo de leitura
3 min

Um grupo de estudantes mineiros da Escola Estadual Mauricio Murgel, em Belo Horizonte, irão representar o Brasil na 11ª Company Of the Year Competition (COY) 2019, que acontecerá na República Dominicana, nos dias 25 e 26 de novembro. A feira é organizada pela Junior Achievement, uma fundação educativa sem fins lucrativos que desenvolve o programa Miniempresas com escolas de Minas Gerais, desde 2003.

Gabriel Brian, Gabriela Pereira e Ana Luzia Oliveira, todos cursando o 2º ano do ensino médio, são os alunos que irão representar o Brasil no evento. Os três faziam parte de um grupo de 23 estudantes que criaram a Econudos, uma miniempresa que desenvolve canudos sustentáveis feitos de bambu com fibras naturais resistentes a bactérias. Os jovens passaram por uma seleção através de uma avaliação de inglês, idioma essencial para viajar e apresentar a empresa no evento internacional.

Até agora não consigo acreditar que fui selecionada para representar a Econudos. Estou muito feliz por a Econudos ter chegado tão longe, isso era inimaginável, e mostra que fizemos da maneira certa e que nossos esforços foram reconhecidos. Sem dúvidas é uma das maiores responsabilidades da minha vida e vou fazer de tudo para cumpri-la com sucesso, e vou levar toda a equipe Econudos comigo, no coração”, disse a estudante Ana Flávia, que faz do grupo de alunos que ficará no Brasil.

A diretora da escola, Sônia Marinho, disse estar orgulhosa do empenho e da conquista dos alunos. “Toda a escola está admirada com a dedicação e empenho da equipe Econudos, que estudou e trabalhou muito, e ainda no contraturno de suas aulas, para levar a sério a ideia de sustentabilidade. É um grande mérito deles e também algo que eles vão levar para vida toda”, disse.

Em 2019, 280 estudantes participaram do Programa Miniempresas

O Miniempresas é um programa da Junior Achievement que estimula e orienta o empreendedorismo em escolas públicas e privadas. Em 2019, o programa contou com a participação de 280 alunos de 10 instituições de ensino de Belo Horizonte.

O programa é desenvolvido, sobretudo, com estudantes de ensino médio e tem como objetivo proporcionar experiências práticas em negócios, através da organização e administração de uma empresa. Durante o programa, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e participam de todas as etapas de produção. Os encontros são semanais e acontecem no contraturno escolar, em uma jornada de 15 semanas.

*Com informações da SEE/MG.

COMENTÁRIOS