Menu

Matheus Abreu, ator de Ouro Branco-MG, protagoniza filme ‘Pureza’, exibido na Tela Quente; longa é baseado em caso real que exprime escravidão no Brasil

20/06/2023 às 00:31
Tempo de leitura
3 min
Matheus Abreu nas gravações do filme 'Pureza' - Foto: Divulgação
Matheus Abreu nas gravações do filme 'Pureza' - Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado nesta segunda-feira (19), a TV Globo fez uma edição especial da Tela Quente exibindo um dos grandes filmes da recente cinematografia nacional: Pureza. Sob a direção de Renato Barbieri, o longa conta com os talentosos Dira Paes e Matheus Abreu, de Ouro Branco (MG), nos papeis principais.

A história de Pureza se desenrola em uma região desfavorecida do Maranhão, onde a protagonista, interpretada brilhantemente por Dira Paes, enfrenta as dificuldades da vida como mãe solteira ao lado de seu filho, Abel, interpretado por Matheus Abreu. Insatisfeito com a realidade em que vivem, Abel toma a decisão de deixar sua cidade em busca de trabalho em um conhecido garimpo, com a esperança de proporcionar uma vida melhor para sua mãe. À medida que os meses passam sem notícias do filho, Pureza sente-se impelida a partir em sua busca incansável.

Na sua jornada, ela se depara com uma fazenda que perpetua um sistema de aliciamento e aprisionamento de trabalhadores rurais, conhecido como escravidão moderna. Determinada a encontrar seu filho, ela decide trabalhar nesse local, onde testemunha a brutalidade sofrida pelos funcionários e o desmatamento ilegal de florestas. Enfrentando um sistema cruel e poderoso, essa mulher valente enfrentará todos os obstáculos com uma fé religiosa inabalável e a esperança de reencontrar seu filho perdido.

Baseado em uma história real

O filme é inspirado na história verídica de Pureza Lopes Loyola, uma mulher corajosa que enfrentou uma grande propriedade rural em busca de seu filho. Seus atos tiveram um impacto significativo na vida de dezenas de trabalhadores que viviam sob a opressão de um sistema desumano.

No papel de Abel, Matheus Abreu emagreceu nove quilos para retratar o personagem, que vive em condições precárias.

Matheus Abreu

Matheus Abreu nasceu em Ouro Branco, Minas Gerais, em 30 de março de 1997. Filho da psicóloga e professora Cirley Anicio de Brito e do economista Adely Pires de Abreu Júnior, o ator tem se destacado em sua carreira artística.

Em 2012, Matheus participou do filme “O Segredo dos Diamantes”, e no ano seguinte, ganhou reconhecimento com sua atuação no aclamado “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. Em 2014, foi escalado para interpretar o personagem Cauã Reymond na fase jovem da minissérie “Dois Irmãos”, da Rede Globo, que estreou em janeiro de 2017.

No mesmo ano, Matheus Abreu assumiu o papel de Tato, o protagonista masculino, na vigésima-quinta temporada de “Malhação”, intitulada “Malhação: Viva a Diferença”. Sua atuação na trama conquistou o público e consolidou sua presença na televisão.

Em 2018, o ator esteve presente na novela de Agnaldo Silva, “O Sétimo Guardião”, demonstrando sua versatilidade ao interpretar diferentes personagens ao longo de sua carreira. Mais recentemente, em 2021, Matheus participou da novela “Quanto Mais Vida, Melhor”, escrita por Mauro Wilson.

Com seu talento e dedicação, Matheus Abreu tem conquistado cada vez mais espaço no cenário artístico nacional, demonstrando sua capacidade de se adaptar a diferentes papéis e desafios. Sua trajetória promissora indica que podemos esperar grandes realizações e novos projetos emocionantes no futuro.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 20/06/2023 às 00:46