Menu

Famílias Políticas

18/10/2017 às 08:08
Tempo de leitura
3 min

Nesta semana deve ser lido na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados o parecer da segunda denúncia criminal contra Michel Temer, o texto foi escrito pelo deputado mineiro Bonifácio de Andrada (PSDB). Não vamos tratar aqui sobre os trâmites da denúncia, o foco de hoje são os parentescos políticos.

Bonifácio de Andrada é o deputado mais velho do Congresso Nacional. Aos 87 anos, ele também lidera em números de mandatos, são dez, quarenta anos só na Câmara dos Deputados (a reeleição para o legislativo é tema para outro texto). Mineiro lá dos lados de Barbacena, Bonifácio é descendente do Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva, que além de participar do processo de independência do Brasil, também contribuiu para a construção da primeira constituição do país. Segundo a Revista Congresso em foco, a família Andrada está no poder por pelo menos 194 anos. Desde 1821 os Andradas têm representantes no legislativo brasileiro.

A revista Congresso em Foco fez um levantamento sobre o grau de parentesco dos políticos no Congresso Nacional e constatou que dos 564 deputados, 271 são parentes de outros políticos. Já no senado, dos 85 parlamentares, 57 são parentes de estadistas. Aqui mesmo em Ouro Preto, nas últimas eleições municipais o vereador Maurílio Zacarias se aposentou e cedeu espaço para seu filho Mercinho na Câmara Municipal.

O problema dessa perpetuação de famílias no legislativo é a falta de renovação no cenário político, não há muito espaço para os candidatos desconhecidos. Os membros de famílias tradicionais na política herdam os eleitores, as ideologias e até os doadores de campanha de seus familiares. Sempre há uma sensação com a política de que as coisas nunca mudam. Será que esse não é um dos motivos da falta de mudança?

Toda vez que nos aproximamos das eleições existe aquela procura por uma salvador da pátria, alguém que vai fazer a diferença, mas não fazemos a mesma busca para o legislativo. Será que em 2014 você voltou para deputado, no filho de um deputado, que era filho de outro deputado? Rapaz de boa família?

Busquemos renovação.

Leia Também:

Última atualização em 19/08/2022 às 12:09