Menu

Fantasias criativas chamam a atenção no carnaval de Ouro Preto

26/02/2020 às 17:00
Tempo de leitura
4 min

Uma das coisas mais divertidas do carnaval é, sem dúvidas, as fantasias escolhidas pelos foliões para participarem da festa. Em qualquer lugar do Brasil sempre é possível ver um show de criatividade do público e em Ouro Preto não foi diferente.

Super-heróis

Por isso conversamos com os donos de algumas das mais criativas e bem feitas fantasias do carnaval ouro-pretano. E quem passava pela praça Tiradentes no início da noite de segunda-feira (24), se sentia protegido. Isso porque três dos mais famosos heróis dos quadrinhos e cinema patrulhavam o local: o Batman, o Capitão América e o Superman.

E a identidade secreta dos heróis logo foi descoberta. Se tratavam dos belo-horizontinos André, Malton e Paulo. Os foliões afirmaram que a paixão pelos heróis os inspiraram a escolhê-los como fantasia.

“A gente gosta muito de super-heróis, eu sou apaixonado com o Superman, ele com o Batman, tem tatuagem, bonecos. A gente sempre quis vir e esse ano acabou que deu certo”, disse o homem de aço.

Fantasias criativas chamam a atenção no carnaval de Ouro Preto

Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Questionados sobre serem de Belo Horizonte, outro carnaval muito famoso de Minas Gerais, e estarem em Ouro Preto, os heróis explicaram que estão entre uma e outra folia.

“A gente veio aqui na sexta-feira (21) e voltou hoje. Os outros dias a gente ficou lá (em Belo Horizonte) mesmo. É o terceiro ano consecutivo que passamos pelo menos um dia aqui”,  contou o folião.

Kiss

Além dos heróis, outros famosos que marcaram presença foram os membros da banda Kiss, presentes nas fantasias do ouro-pretano Jimmy Simon e sua turma. Donos de uma empresa de fantasias, as estrelas do rock afirmaram se fantasiar todos os anos.

“A gente tem uma empresa de produção de fantasias e aí sempre fazemos umas fantasias assim para poder vir. Um ano atrás a gente fez uma homenagem ao Jimmy Hendrix e agora homenageamos essa turma do Kiss”, contou Jimmy.

Fantasias criativas chamam a atenção no carnaval de Ouro Preto

Crédito da foto: Carla Cruz/Mais Minas

Perguntado se a escolha de fantasia vem de seu gosto musical, Jimmy Simon afirmou que gostam de diversos estilos mas que resolveram homenagear o Kiss.

“Nós somos bem ecléticos, gostamos de tudo, não só rock. Mas no rock nós homenageamos uns caras desses que é uma coisa inesquecível né? A gente usa o carnaval para homenagear o que a gente gosta e também para fazer uma propaganda do trabalho, das fantasias da gente. Somos nós que as produzimos, fazemos toda a criação”, disse o homem.

Terra plana e “zebra gorda”

Outras duas fantasias que chamaram a atenção foram as dos professores Rodrigo Júnior e Márcia. Os foliões explicaram suas fantasias, ambas com direcionamento político.

“Minha fantasia é de ‘terra plana’ e, portanto, é contra qualquer autoritarismo”, disse o homem, que carregava em seu corpo um grande isopor em forma de terra plana, teoria defendida por conspiradores sobre o formato do nosso planeta. Colado no material podiam se ver diversas manifestações políticas como “Quem matou Marielle?”, “Laranjal do Queiroz”, entre outras.

Fantasias criativas chamam a atenção no carnaval de Ouro Preto

Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

“A minha é de ‘zebra gorda’, porque eu fiquei muito ofendida com o comentário do meu chefe, o ministro da educação, que me chamou de ‘zebra gorda’. Algo descabido e inadmissível, chamar os professores de ‘zebras gordas’. Ele disse que nós professores somos ‘zebras gordas’ porque ganhamos mais de R$ 20 mil por mês e só trabalhamos oito horas por semana. E isso é tão fora da realidade. Os professores trabalham muito. Os que ganham bem são professores já com seus 70 anos de idade, que já trabalharam muitos anos, décadas e décadas para chegar lá, e hoje a situação nem é mais essa para quem é jovem. Então é uma propaganda enganosa”, falou a professora.

Falando sobre as motivações sua fantasia, Rodrigo comentou que são críticas ao governo de Jair Bolsonaro.

“É sobre a grande incompreensão que o governo Bolsonaro possui sobre a universidade. A universidade produz muito mais coisas do que maconha, como ele disse que produz. Isso é um grande engodo. A universidade brasileira produz conhecimento para mim, para você e para todas as pessoas”, completou.

Veja também: Apesar do clima frio, blocos de rua animaram a Praça Tiradentes durante a segunda-feira de carnaval

COMENTÁRIOS